Academia Brasileira de Letras inclui palavra 'dorama' no dicionário

O termo, de origem japonesa, designa séries de televisão de ficção produzidas no leste e sudeste da Ásia

Hannah Franco
fonte

Academia Brasileira de Letras (ABL) anunciou, na última terça-feira (24), a inclusão da palavra "dorama" no dicionário da língua portuguesa. O termo, de origem japonesa, designa séries de televisão de ficção produzidas no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral com elenco local e no idioma do país de origem.

De acordo com a ABL, os doramas "foram criados no Japão na década de 1950 e se expandiram para outros países asiáticos, adquirindo características e marcas culturais próprias de cada território". Para determinar o país de origem, podem ser usadas denominações específicas, como, por exemplo, J-drama para os doramas japoneses, K-drama para os coreanos e C-drama para os chineses.

VEJA MAIS

image Doramas são vistos por fãs como válvula de escape durante tempos difíceis na pandemia
Dramas coreanos servem como aprendizado na vida de adultos e jovens ao discutir temas importantes

image Qual dorama assistir na Netflix? Administradoras de página sobre gênero indicam as três produções
As paraenses Roberta Cardins e Márcia Bougavilly selecionaram as produções para a coluna Eu Recomendo da semana

No Brasil, o uso da palavra "dorama" aumentou consideravelmente nos últimos anos, acompanhando o crescimento da popularidade das produções asiáticas no país. No streaming, algumas doramas famosas são "Switched", "Love alarm", "Ombro amigo" e "Sorriso Real", todas disponíveis da Netflix.

A inclusão da palavra no dicionário da língua portuguesa foi comemorada por fãs brasileiros. No entanto, alguns comentários nas redes sociais questionaram a definição dada pela ABL. O motivo disso é que a separação de nomenclatura para produções japonesas e para títulos de outros países do leste e do sudeste asiático representa mais do que a identificação do lugar de origem das obras.

Para alguns usuários, a distinção entre J-drama, K-drama e C-drama é importante para destacar as diferenças culturais e estéticas entre as produções de cada país. Outros usuários comemoraram e defenderam que a definição dada pela ABL é mais abrangente.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA