‘Vão entender a Amazônia de dentro da Amazônia’, diz ministro Jader Filho sobre COP 30

Durante o programa “Bom Dia, Ministro”, do Governo Federal, o ministro das Cidades foi questionado sobre a infraestrutura de Belém do Pará para receber a 30ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU)

Lívia Ximenes
fonte

O ministro Jader Filho, das Cidades, participou do programa “Bom Dia, Ministro”, do Governo Federal, na manhã dessa terça-feira (21). Durante as entrevistas, ele falou a respeito do Programa Reforma Casa Brasil, direcionado a redução do déficit habitacional no país, e saneamento básico, além de outras temáticas, como o CEP nas favelas. Dentre as perguntas, Jader Filho foi questionado sobre a realização da 30ª Conferência das Partes (COP 30) da Organização das Nações Unidas (ONU) em Belém do Pará, em novembro de 2025.

VEJA MAIS

image Ministro Jader Filho explica funcionamento do Programa Reforma Casa Brasil
Durante o programa “Bom Dia, Ministro”, do Governo Federal, o ministro das Cidades afirmou que R$ 40 bilhões serão destinados a revitalizações de residências em todos os municípios brasileiros

[[(standard.Article) Combate ao déficit habitacional sempre foi bandeira do governo Lula, diz ministro Jader Filho]]

[[(standard.Article) Programa de reformas de casas será lançado na próxima semana, diz ministro Jader Filho]]

Quando questionado se a cidade tem infraestrutura para receber o evento mundial, o ministro convidou a todos para visitarem a capital paraense. Para ele, a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer a COP na Amazônia é importante para mostrar ao mundo que “as cidades amazônicas têm gente que vive lá e, a maioria dessas pessoas, não vive nas florestas, vive nas cidades.” Jader Filho, então, afirma: “Se por um lado a gente precisa cuidar do nosso meio ambiente, a gente precisa também cuidar das nossas cidades, levar recursos pra poder fazer o financiamento do saneamento, levar bons empregos, boas escolas.”

O ministro ressalta que mais de 30 milhões de brasileiros vivem na Amazônia e que todos querem ter direito à qualidade de vida. Por isso, realizar a COP na região é importante, visto que apresenta ao mundo a realidade cotidiana. Jader Filho ressalta que a Amazônia tem sido discutida em todas as Conferências das Partes por líderes mundiais e, dessa forma, não há oportunidade melhor do que promover o evento na capital do Pará. “Eles precisam ir lá pra entender o que é a Amazônia”, destaca.

“E a gente não tá fazendo maquiagem, não. Vamos mostrar que as cidades amazônicas têm problemas, mas têm soluções, um povo trabalhador, um povo que nos orgulha muito”, fala o ministro. Para Jader Filho, é fundamental que parem de falar sobre a Amazônia com visões de materiais e documentários e que, durante a COP, todos “vão entender a Amazônia de dentro da Amazônia”.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!