Transatlânticos usados para hospedagem na COP 30 deixam Belém neste sábado (22)
Os navios MSC Seaview e Costa Diadema têm capacidade para mais de 6 mil pessoas, em cerca de 3,9 mil cabines
Os dois transatlânticos que serviram de hospedagem temporária durante a COP 30 ficam em Belém até este sábado (22). A informação foi confirmada pela Companhia Docas do Pará. Os navios de cruzeiro os navios MSC Seaview e Costa Diadema chegaram ao Porto de Outeiro no dia 4 deste mês. Conforme informações divulgadas anteriormente pelo governo federal, juntos, os dois transatlânticos terão capacidade para mais de 6 mil pessoas, em cerca de 3,9 mil cabines.
Naquele dia, o diretor-presidente da Companhia Docas do Pará, Para Jardel Silva, a data representa um marco na história da capital paraense. “É um dia de muita alegria, de muita festa, um dia histórico para a Companhia Docas, para o município de Belém, para o Estado do Pará”, disse. Segundo ele, a chegada dos transatlânticos simboliza a consolidação do Porto de Outeiro e de Belém como rota do turismo internacional na Amazônia.
Juntos, os dois navios oferecem mais de 6 mil leitos, com capacidade total para cerca de 5 a 6 mil hóspedes, entre negociadores, observadores e integrantes das delegações que participarão das discussões climáticas. De acordo com Gabriela Lima, gerente de projetos da Secretaria de Coordenação e Planejamento (Secop) e responsável pelo Porto de Outeiro, a chegada dos navios é resultado de um intenso trabalho de infraestrutura e logística.
“Os transatlânticos estão servindo como uma solução de hospedagem por conta do déficit que a gente tinha de hospedagens de alto padrão”, explicou. O porto passou por reformas para permitir a atracação dos gigantes marítimos e recebeu adaptações para funcionar como terminal de embarque e desembarque dos hóspedes. O esquema inclui check-in com raio-x, controle de bagagens e transporte até os navios em vans e micro-ônibus acessíveis. O trajeto entre o terminal e o navio levará cerca de quatro minutos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA