Secult esclarece chamada pública para apresentações culturais de órgãos públicos na COP 30

Secretaria reforça que iniciativa não é edital com repasse financeiro e que artistas da sociedade civil serão contratados por meio de credenciamento específico.

Jéssica Nascimento
fonte

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) esclareceu que a chamada para inscrição de apresentações culturais promovidas por órgãos públicos não se trata de um edital, mas de um procedimento administrativo voltado ao planejamento e à organização das propostas que irão compor a programação do Pavilhão Pará, localizado na Zona Verde da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

De acordo com a Secult, o edital de chamamento público é um instrumento jurídico utilizado para selecionar entidades da sociedade civil em parcerias que envolvem repasse financeiro. Já a chamada pública, como a que está em andamento, tem caráter administrativo e não prevê repasses, servindo apenas para estruturar a participação de instituições públicas nas atividades culturais do evento.

As apresentações de artistas da sociedade civil serão contratadas diretamente pela Secult, por meio de editais de credenciamento. Um deles é o Edital nº 10/2025 – Artistas, Profissionais, Fazedores e Fazedoras da Cultura, publicado no Diário Oficial nº 36.314, de 30 de julho de 2025, que prevê remuneração conforme valores definidos no próprio edital.

VEJA MAIS

image Secult abre inscrições culturais para o Pavilhão Pará na Green Zone durante a COP30 em Belém
Inscrições vão até o dia 29 de outubro e podem ser feitas por formulário eletrônico

A ordem das apresentações será definida por uma Comissão Curatorial, instituída pela Portaria nº 382, de 14 de outubro de 2025 (publicada no Diário Oficial nº 36.399), e composta por representantes da Secult, da Fundação Cultural do Pará e da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Ao final, a Secretaria reafirmou o compromisso com a valorização do fazer cultural, a transparência nos processos de seleção e o fortalecimento da presença da cultura amazônica na COP 30, por meio de ações institucionais e instrumentos de fomento à sociedade civil.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!