'Prioridade é devolver pertences de quem tem voo', diz major na COP 30
Major Menezes afirma que a ONU fará vistoria para retomar controle da Blue Zone; negociações devem reiniciar nesta sexta-feira (21)
A força-tarefa que atua na segurança da COP 30 iniciou, no começo da noite desta quinta-feira (20/11), uma varredura na área afetada pelo princípio de incêndio na Blue Zone, em Belém. Em atualização repassada às 19h45, o Major Menezes, responsável pela interface entre a ONU e o Estado-Maior Conjunto Marajoara das Forças Armadas, informou que o foco imediato é recuperar os itens pessoais de participantes que precisam embarcar ainda hoje.
"Está sendo feita uma verificação, principalmente do material que ficou no interior, material particular, de forma que a gente tenha um controle adequado dos pertences de quem deixou aqui dentro. De forma que a gente possa devolver ou dar acesso a essas pessoas aqui no interior, principalmente àqueles que têm voo marcado para hoje ainda, que possam resgatar seus passaportes, suas bolsas e se dirigirem ao aeroporto", declarou o major.
VEJA MAIS
Segundo o militar, agentes federais estão no local realizando a vistoria e a limpeza. Embora todas as zonas permaneçam fechadas temporariamente, o ambiente já é considerado seguro. "Está bastante seguro. Está sendo feita a limpeza agora, a verificação dos materiais que foram comprometidos, de forma que o quanto antes volte à normalidade das atividades", garantiu.
Retomada das negociações
Uma comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU) deve realizar, ainda na noite desta quinta-feira, uma análise técnica para reassumir oficialmente o espaço. A expectativa é que uma revisão final ocorra até as 21h, permitindo a reabertura dos portões a partir das 8h de sexta-feira (21).
"A informação que eu tenho é que eles [comitiva da ONU] estão se reunindo para definir, a partir de agora, o momento que a ONU vai reassumir a área de forma que volte à normalidade o quanto antes", explicou Menezes.
Questionado sobre o reinício das plenárias e negociações diplomáticas, o major confirmou a previsão de retorno para a manhã seguinte. "Em princípio, sim [retornam amanhã]", disse, ressaltando que o horário oficial será comunicado em breve pelos canais oficiais da ONU. As causas do incidente, que teria envolvido questões elétricas, ainda estão sendo averiguadas pela perícia e não foram divulgadas oficialmente.
O trabalho de segurança do perímetro segue sob o comando da operação de inteligência, monitorando a situação para garantir o retorno das delegações.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA