Governo anunciará pacote de mudanças na Educação Pública pensando na COP 30

A chamada ‘Política Pública de Educação para o Meio Ambiente’ prevê desde a inclusão da educação ambiental na grade curricular da rede estadual até a destinação de repasses financeiros nas escolas para práticas de sustentabilidade.

Igor Wilson

A menos de dois anos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o Governo do Pará começa a correr para deixar a casa à altura do principal evento climático do planeta. Embora a escolha de Belém como sede da próxima edição tenha sido anunciada há algumas semanas, a destinação de projetos e recursos - como dos R$ 5 bi anunciado pelo BNDES na última sexta-feira (2) - pensando na COP 30 começam a ser anunciados.

VEJA MAIS

image COP 30: Entenda o que é o evento internacional que Belém vai sediar em 2025
É a primeira vez que o Brasil recebe a principal conferência internacional sobre clima 

image COP 30 em Belém: povos indígenas querem ter voz para apresentar demandas
A intenção das lideranças é denunciar o racismo ambiental de que são vítimas cidadãos de várias etnias e buscar caminhos para a cidadania

image COP 30: veja o que significa, as datas da programação e como funciona
COP 30 - a "Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas" - será realizada em Belém em 2025

Uma das prioridades do governo paraense é conseguir, através de investimentos em Educação, implementar na sociedade civil práticas ambientais que a façam perceber a importância da mudança de comportamento que o tema exige. Sustentabilidade, educação ambiental, coleta seletiva. Palavras que há pelo menos dez anos são recorrentes no dia a dia de um estado que enfrenta graves problemas com seu lixo, mas que desta vez precisam sair do papel. 

A primeira medida no setor será anunciada esta segunda-feira (05). O Governo do Pará anunciará a criação de uma ferramenta para o desenvolvimento de práticas ambientais na educação pública. A chamada ‘Política Pública de Educação para o Meio Ambiente’, que será enviada em forma de Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) pelo governador Helder Barbalho (MDB), terá como base seis eixos temáticos, que preveem desde a inclusão da educação ambiental na grade curricular da rede estadual até a destinação de repasses financeiros nas escolas para práticas de sustentabilidade. 

O Programa será apresentado na manhã desta segunda-feira (5), pelo governador Helder Barbalho e pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, para cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, professores, e gestores das Diretorias Regionais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento contará ainda com exposição de boas práticas sustentáveis por alunos de escolas da rede estadual. 

Obras 

No evento também será anunciada a retomada de obras importantes para a educação, no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica no Pará. Ao lado do governador Helder Barbalho e do secretário Rossieli Soares, o ministro da Educação, Camilo Santana, vai repassar mais informações sobre as obras federais no Pará. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), atualmente 492 obras federais estão paradas ou inacabadas no Estado. Com a conclusão desse conjunto de obras, o Estado contará com 124 unidades de educação infantil. O saldo das obras será atualizado, o que significa um enorme avanço em relação às repactuações passadas, quando, mesmo defasado por anos, o valor originalmente pactuado era mantido. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!