Governador do Pará rebate críticas de chanceler da Alemanha: 'discurso preconceituoso'
Chanceler afirmou que sua comitiva ficou contente ao sair de Belém, após a Cúpula de Líderes
O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), respondeu às falas do chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que afirmou que sua comitiva de jornalistas "ficou contente" em sair de Belém. A delegação alemã esteve na capital paraense durante a Cúpula de Líderes, mas o pronunciamento ocorreu na última semana. Através das suas redes sociais, Helder descreveu a postura do chanceler como um "discurso preconceituoso" e criticou a atuação do país, cobrando "mais apoio concreto para quem protege as florestas".
Merz mencionou sua passagem por Belém em discurso no Congresso Alemão do Comércio, onde afirmou que os jornalistas que o acompanharam "ficaram contentes" ao irem embora da cidade. A atitude polêmica gerou reações de autoridades que se unem ao governador para reclamar mais respeito a capital.
VEJA MAIS
Na postagem em que responde à postura do chanceler alemão, Helder escreve que o estado foi acolhedor e aponta a contradição de um país que contribui para o aquecimento global, reclamar dos aspectos da cidade, como o calor. Nesse sentido, a resposta termina cobrando uma postura do país europeu que deve se manifestar sobre as suas contribuições para a proteção da biodiversidade em breve.
"O Pará abriu as portas e mostrou a força de um povo acolhedor. Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia. Um discurso preconceituoso revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado. O futuro pede menos promessas e mais apoio concreto para quem protege as florestas. Aproveito para fazer outra pergunta: quem aqui tem orgulho do Pará e do Brasil? Que levante a mão e comente contra toda forma de preconceito", afirma o governador.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA