CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Embaixadores do Golfo Pérsico visitam Belém e destacam expectativas para COP 30

Embaixadores do Golfo Pérsico reforçam parcerias com o Pará e demonstram otimismo com a realização da COP 30 em Belém

Thaline Silva*
fonte

O governador do Pará, Helder Barbalho, e a vice-governadora Hana Ghassan receberam nesta segunda-feira (11), no Palácio do Governo em Belém, uma comitiva diplomática composta por embaixadores dos países do Golfo Pérsico: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Kuwait, Omã e Bahrein. O encontro teve como objetivo fortalecer relações bilaterais, explorar oportunidades de parcerias e discutir a preparação da capital paraense para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), prevista para novembro.

imageO governador destacou a importância de fortalecer laços com os países do Golfo para financiar projetos na Amazônia, ressaltando o papel da biotecnologia (Marco Santos/Agência Pará)

Participaram da reunião o embaixador de Bahrein, Bader Abbas Hasan Ahmed Alhelaib; o embaixador do Kuwait, Talal Rashed Almansour; o embaixador de Omã, Abdulghaffar Abdulkarim Issa Al Bulushi; o embaixador do Qatar, Ahmad Mohammed Ali Mohamed Alshebani; o primeiro-secretário da Embaixada da Arábia Saudita, Meshal Alshalan; e a vice-embaixadora dos Emirados Árabes Unidos, Maysoun Aldah.

VEJA MAIS 

image Presidente da COP 30 convoca ação climática centrada nas pessoas
COP 30 deve colocar as pessoas no centro da ação climática global, diz presidente André Corrêa do Lago

image Em telefonema, Lula e Xi discutem 'parceria estratégica bilateral' entre o Brasil e a China
Líder chinês informou que enviará "uma delegação de alto nível" à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30)

COP30: oportunidade para Amazônia e economia verde

Durante o encontro, o governador Helder Barbalho ressaltou a importância da COP 30 para o mundo, destacando que o evento será uma oportunidade para imersão na Amazônia e compreensão dos desafios ambientais, climáticos e sociais da região. “Queremos fazer da COP de Belém uma COP de legado, com responsabilidade ambiental para todos nós”, afirmou. Ele também frisou que a conferência representa uma chance de fortalecer os laços e avançar na economia verde.

O governador enfatizou ainda a relevância de estreitar as relações com os países do Golfo para obter financiamento para projetos na Amazônia, destacando o papel da biotecnologia. “Acreditamos que a biotecnologia representa uma grande estratégia para viabilizar as transições econômicas e ecológicas necessárias para a humanidade, associando biodiversidade, conhecimento e tecnologia”, disse.

Expectativas positivas e hospitalidade paraense

Representando o Conselho de Embaixadores do Golfo Pérsico, o embaixador do Kuwait, Talal Rashed Almansour, expressou otimismo em relação à COP 30. “A expectativa é que a COP 30 supere as edições anteriores. É a primeira vez que visito o Pará, mas acompanho os preparativos da cidade para o evento. Agradeço os esforços dos governos federal, estadual e municipal para que a conferência seja um sucesso e supere todas as expectativas”, declarou.

A vice-governadora Hana Ghassan, que preside o Comitê Estadual da COP 30, destacou o diferencial cultural de Belém e a hospitalidade local. “Belém é uma cidade diferenciada. Vocês poderão conhecer nossa cultura, nossa culinária e o povo acolhedor que temos. Sentimo-nos felizes em receber essas visitas”, afirmou.

*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do núcleo de Política e Economia

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!