Belém celebra a culinária amazônica com fórum e final de concurso gastronômico
Evento promovido pelo Sebrae e Abrachefs reforça o protagonismo da capital paraense na cena gastronômica rumo à COP 30

Belém reafirmou neste último sábado (10) sua vocação como polo gastronômico da Amazônia com a realização do fórum e concurso culinário “Sabores de Belém na COP 30”. Organizado pelo Sebrae-PA, em parceria com a Associação Brasileira de Chefs de Cozinha – Abrachefs Pará, o evento reuniu mais de 300 pessoas no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.
Com foco na valorização da cultura alimentar local e no fortalecimento de pequenos negócios da gastronomia, a programação reuniu chefs renomados, empreendedores, estudantes e entusiastas da culinária amazônica. O evento também se alinha às discussões em torno da COP 30, que será sediada em Belém em 2025, ressaltando o potencial da gastronomia como vetor de sustentabilidade, inovação e desenvolvimento regional.
Empreendedorismo, produção sustentável e cadeia produtiva alimentar foram temas discutidos no evento. (Carlos Borges/ SEBRAE-PA)
Segundo o Sebrae, o fórum proporcionou uma rica troca de experiências sobre temas como empreendedorismo, produção sustentável e os desafios da cadeia produtiva alimentar na região. A final do concurso “Sabores de Belém na COP 30” coroou iniciativas que se destacaram pela criatividade, uso de ingredientes regionais e impacto positivo na cadeia produtiva local.
VEJA MAIS
A ação faz parte do programa “Sebrae na Mesa”, que visa incentivar o uso de produtos amazônicos e promover o fortalecimento dos empreendimentos da região. Durante o evento, especialistas e chefs como Saulo Jennings, Júnior Ayoub e Andressa Fonseca compartilharam suas trajetórias e discutiram caminhos para consolidar a gastronomia paraense no cenário nacional e internacional.
Para o Sebrae, o momento é estratégico: “Com a proximidade da COP 30, é essencial que os pequenos negócios estejam preparados para aproveitar as oportunidades que surgirão. E a gastronomia tem um papel central nesse processo”, destacou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA