RODOLFO MARQUES

RODOLFO MARQUES

Rodolfo Silva Marques é professor de Graduação (UNAMA e FEAPA) e de Pós-Graduação Lato Sensu (UNAMA), doutor em Ciência Política (UFRGS), mestre em Ciência Política (UFPA), MBA em Marketing (FGV) e servidor público.

Pará avança na discussão na agenda ambiental e nas pautas amazônicas

Rodolfo Marques

Participando de alguns encontros bilaterais e multilaterais em Nova York, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA) reforçou a sua posição como liderança nas discussões a respeito das pautas amazônicas e ambientais.

No dia 20 de setembro, em uma dessas reuniões, Helder destacou a estruturação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais do Pará (PSA), ação que deve atender cerca de mil produtores rurais em todas as regiões do estado. O programa será desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e com o The Nature Conservancy (TNC). 

Essa reunião integrou a Semana do Clima. Helder Barbalho também participou da Cúpula Anual da Concórdia, evento com chefes de Estado e líderes políticos, como o ex-presidente colombiano, Iván Duque. 

No sábado, 23, Helder participou da programação do Global Citizen Festival, no Central Park, na “capital do mundo”. No seu discurso, feito ao lado da ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, da Secretária Estadual dos Povos Indígenas do Pará, Puyr Tembé, o governador destacou o compromisso dos governos da Amazônia com a região e com o enfrentamento das causas e das consequências das mudanças climáticas. 

Essas agendas internacionais se inserem em mais um momento das estratégias geopolítica e de paradiplomacia para reforçar as posições do Pará e da Amazônia no contexto global. E antecedem, de certa forma, toda a infraestrutura que se desenvolverá para a recepção da COP-30, programada para ocorrer em novembro de 2025, em Belém.

Assim, é imperioso aportar que as temáticas ambiental e amazônica, que muitas vezes caminham lado a lado, ganham cada vez mais importância dentro das conexões internacionais. 

Com um alinhamento político fortalecido entre o governo federal, liderado por Luís Inácio Lula da Silva, e a gestão estadual, há boas perspectivas para o Pará ampliar e se consolidar com uma das principais unidades federativas do país, resgatando a questão das riquezas naturais e do grande potencial econômicos que já foram marcas de outrora. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Rodolfo Marques
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM RODOLFO MARQUES