CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

RODOLFO MARQUES

RODOLFO MARQUES

Rodolfo Silva Marques é professor de Graduação (UNAMA e FEAPA) e de Pós-Graduação Lato Sensu (UNAMA), doutor em Ciência Política (UFRGS), mestre em Ciência Política (UFPA), MBA em Marketing (FGV) e servidor público.

Eleições 2022: campanhas desafiadoras e Helder favorito à reeleição, no Pará

Rodolfo Marques

As campanhas eleitorais de 2022, por mais curtas (apenas 45 dias antes do primeiro turno, em 02 de outubro), com modificações contínuas em relação ao financiamento comparativamente aos anos anteriores e com o reforço das estratégias nas plataformas digitais, trazem, em si, enormes desafios, principalmente nas 27 unidades federativas do Brasil.

Despertar o interesse do(a) eleitor(a), incentivá-lo(la) a votar e mostrar elementos que possam direcionar suas escolhas estão na “cartilha” de todas as candidaturas, principalmente as majoritárias. Manter apoio político-partidário e ter bons palanques eleitorais nos municípios também são caminhos importantes para atingir o sucesso no pleito.

No caso do Pará, que tem o maior eleitorado da região Norte, o atual governador e candidato à reeleição, Helder Barbalho (MDB), buscou trabalhar com essas premissas desde o primeiro mês de sua gestão, em janeiro de 2019. Helder montou um amplo arco de alianças políticas, com apoio de cerca de 120 dos 144 prefeitos e com uma base sólida entre os 41 deputados da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).

Na campanha de 2018, os estrategistas do MDB trabalharam com a imagem de um governador que estaria “presente” em todo o Pará – e que “cuidaria” da população. Muito bem integrado com as mídias e redes sociais, Helder exibiu o passo a passo de suas ações, inclusive em pautas relevantes como a defesa da Amazônia e o enfrentamento da pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2021. Para 2022, o mote é “Helder novamente”. 

Nestas eleições, o principal adversário de Helder é o senador Zequinha Marinho (PL). Ele possui importantes apoios junto a parcelas dos(das) eleitores(as) evangélicos(as) e em regiões como o sul e o sudeste do Pará. Todavia, o que se observa na mídia e nas cidades do Pará é uma grande supremacia da candidatura emedebista, que pode consolidar a vitória ainda em primeiro turno. 

Tal cenário se observou na pesquisa IPEC, que entrevistou 800 pessoas (registro PA-04424/2022 no Tribunal Regional Eleitoral do Pará), em 38 municípios paraenses, entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro – e foi divulgada em 03 de setembro: pelos dados, Helder tem 65% das intenções de voto, contra 13% de Marinho e 7% de outros candidatos, além de 16% entre brancos, nulos e indecisos.

Considerando a questão da eleição presidencial no Pará e um possível de grau de interferência, há clareza apenas dos apoios de Helder à candidatura do ex-presidente Lula (PT) e de Marinho ao atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Helder, aliás, também está ao lado da candidata se sua agremiação partidária – a senadora Simone Tebet (MDB). Nos números do IPEC, aliás, Lula tem cerca de 10 pontos percentuais em relação a Bolsonaro, em um estado em que, historicamente, o PT vence nas eleições presidenciais, com variações apenas nos percentuais de votos.

Assim, com tantas peculiaridades e com seu imenso grau de importância, as eleições para os governos estaduais de 2022 poderão ser lembradas, no futuro, como as que amplificaram a necessidade de manter uma comunicação permanente com o(a) cidadão(a)-eleitor(a) e a percepção cada vez mais imediata das principais demandas da sociedade. 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Rodolfo Marques
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM RODOLFO MARQUES