CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

“Zerei a vida. Bora pro Catar. É Copa do Mundo! Tá na hora do Hexa!”, disse Galvão Bueno

Foi o que disse, em postagem em rede social, o narrador Galvão Bueno após ter alta do Hospital “Albert Einstein”, em São Paulo, onde passou cinco dias internado

Repórter 70

Dinheiro extra

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, ontem, a lei que libera o empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil.

Benefício é extinto

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que extingue as saídas temporárias de presos. Texto segue agora para o Senado.

image Galvão Bueno (J. Bosco)

 

“Zerei a vida. Bora pro Catar. É Copa do Mundo! Tá na hora do Hexa!”

Foi o que disse, em postagem em rede social, o narrador Galvão Bueno após ter alta do Hospital “Albert Einstein”, em São Paulo, onde passou cinco dias internado, para reparar uma fissura em vértebra.

LICITAÇÃO

TRANSPORTES

A Prefeitura de Belém marcou para a próxima segunda-feira, 9, a publicação do edital para a concessão dos serviços de transporte público de passageiros. Técnicos da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão trabalham nos últimos detalhes do documento que é histórico, já que essa será a primeira licitação para a escolha das empresas ou consórcios que vão explorar as linhas de ônibus da capital paraense. Antes de preparar o edital, o município abriu consulta pública para coletar sugestões. Foram recebidas cerca de 20 mil contribuições. Contudo, ainda não foram divulgados os detalhes do edital, mas já se sabe que os contratos terão validade de seis anos, podendo ser renovados por mais seis.

REGULARIZAÇÃO

FUNDIÁRIA

A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém está bem perto de bater a meta de entrega de cinco mil títulos de propriedade do programa municipal de regularização fundiária denominado de “Terra da Gente”. O programa da Codem tem a cooperação do Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa do Pará. Segundo os dados oficiais, já foram entregues cerca de três mil certidões nos quatro eventos realizados no primeiro semestre deste ano. Já neste segundo semestre mais duas mil famílias devem ser beneficiadas.

“ACALANTO”

BALANÇO

Balanço divulgado ontem pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública revela que, durante a operação “Acalanto”, deflagrada para combater crimes contra crianças e adolescentes, foram presos 255 suspeitos nos Pará e em outros Estados da região Norte. Foram 30 dias de trabalho. No período, foram atendidas 2.310 vítimas de violência e aplicadas 330 medidas protetivas.

CRIMES

A operação “Acalento” começou no dia 13 de junho e foi encerrada no dia 13 de julho. As ações foram coordenadas pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e executadas pelas Polícias Civis de 25 Estados e do Distrito Federal. Os casos investigados tratam de violência física, abuso sexual, exploração, aliciamento, maus-tratos e até homicídios.

COVID-19

CRIANÇAS

As autoridades da saúde pública estão preocupadas com a baixa adesão de pais e mães à campanha de vacinação contra a covid-19 direcionada para as crianças com idade entre três e quatro anos. A estratégia do Ministério da Saúde em parceria com os municípios brasileiros é evitar o avanço da doença na primeira infância. Em Belém, por exemplo, a meta da Secretaria Municipal de Saúde era vacinar 33.280 crianças durante a nova etapa da campanha, mas, até a tarde de ontem, apenas 1.415 doses de imunizantes haviam sido aplicadas em crianças dentro da faixa etária estabelecida pelo governo federal.

ESPERANÇA

Até agora, o percentual de crianças vacinadas em Belém corresponde a apenas 4,3% da meta e a procura nos postos nos últimos dias não dava sinal de que esse percentual fosse crescer. A aposta é de que a partir de agora, com o fim das férias escolares, os pais e mães levem os filhos às unidades de saúde para que sejam imunizados. Mais do que nunca, com a volta às aulas presenciais, a vacina se torna essencial para a proteção dos infantes.

PLANEJAMENTO

AGENDA

Será lançado, amanhã, durante uma solenidade no Theatro da Paz, o “Pará 2050”, um planejamento de longo prazo que vai culminar com uma agenda para o desenvolvimento estratégico do Estado. O trabalho vai consumir 15 meses, com atividades previstas para as doze regiões de integração do Pará. Ao longo desse período, serão realizadas ações que incluem diagnóstico e pesquisa, elaboração de cenários, escuta social, encontros temáticos regionalizados e a institucionalização do plano. O “Pará 2050” é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração, mas envolverá outros 14 órgãos estaduais. Após a formação do comitê gestor, o grupo será ampliado e contará com representantes de organizações da sociedade civil.

Em Poucas Linhas

Diferentemente do que foi publicado ontem em matéria no caderno Política de O LIBERAL sobre a convenção estadual do PDT, Renilce Nicodemos é deputada estadual, filiada ao MDB e concorrerá a uma vaga na Câmara Federal.

A deputada do PDT que concorre à reeleição na Assembleia Legislativa do Pará é a professora Nilse Pinheiro.

PSol e Rede Sustentabilidade farão, hoje, as suas convenções estaduais na sede da escola de samba “Quem São Eles”, em Belém.

Reunidos em uma federação, os partidos vão oficializar a candidatura do professor Adolfo Oliveira Neto, do PSol, com postulante ao cargo de governador do Pará.

A Secretaria de Estado de Cultura lançará, na próxima terça-feira, a 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

Os homenageados desta edição são a cantora, compositora e poetisa Dona Onete e o escritor, jornalista e roteirista Edyr Augusto Proença.

Neste ano, a programação será realizada novamente no Hangar Centro de Convenções, que voltará a receber eventos, após ter abrigado por um ano e meio o hospital de campanha instalado no espaço para atender os pacientes graves da covid-19.

Belém comemora hoje o “Dia Municipal do Cerimonialista”. A data especial foi criada pela Lei n⁰ 8.886/ 2011.

A proposta foi apresentada pelo então vereador Raimundo Castro, à época presidente da Câmara Municipal de Belém.

A data é uma das raras homenagens feitas em vida a uma personalidade do Pará. O homenageado é o cerimonialista e professor Marcelo Pinheiro, autor do livro “Cerimonial Público para a Administração Pública”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!