CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Vou unir o país com ações', afirma Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido

Uma grave crise econômica deixou as finanças do Reino Unido em estado precário

Repórter 70

“Big band”
A Amazônia Jazz Band apresenta concerto inédito nesta quarta-feira no Theatro da Paz, a partir das 20h.

Pódio paraense
Quatro caratecas mirins do Pará conquistaram sete medalhas no Campeonato Mundial de Karatê, em Natal (RN).

 

image Rishi Sunak (J.Bosco)

 

"Vou unir o país com ações”

RISHI SUNAK, ao assumir formalmente como primeiro-ministro do Reino Unido, em um momento de grave crise econômica que deixou as finanças do país em estado precário. Terceiro premiê britânico neste ano, Sunak se reuniu nesta terça no Palácio de Buckingham com o rei Charles III, que havia acabado de aceitar a renúncia de Liz Truss do cargo.

POESIA

PRÊMIO
 
O livro Say it (over and over again): poemas inéditos, esparsos & fragmentos, de Max Martins, publicado pela Editora da Universidade Federal do Pará, está entre os dez finalistas da categoria Poesia do Prêmio Jabuti 2022, da Câmara Brasileira do Livro.
   
PARAENSE
 
O livro encerra os trabalhos de reedição da poesia completa do poeta paraense, planejada em onze volumes, com organização e projeto gráfico de Age de Carvalho. Na próxima etapa, dia 8 de novembro, serão conhecidos os cinco finalistas e, no dia 24 de novembro, serão anunciados os vencedores do Prêmio Jabuti 2022.

ELEIÇÕES

SEGURANÇA
 
Cumprindo recomendação do Ministério Público, os comandantes gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros devem publicar nas próximas horas ordem de serviço determinando que todo o efetivo das duas corporações fique de prontidão no próximo domingo, 30, data do segundo turno da eleição presidencial. As recomendações foram assinadas pelos promotores de Justiça José Edvaldo Pereira Sales e Armando Brasil Teixeira. No documento, eles ressaltam que é preciso reforçar a segurança em razão do “acirramento das disputas políticas”.

MULHERES

JUSTIÇA
 
O Poder Judiciário do Pará vai sediar a 14ª edição do Fórum Nacional de Juízes e Juízas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O evento, que será realizado entre 29 de novembro e 3 de dezembro, terá como tema “Sistema de Proteção às Pessoas de Gênero Feminino: Transversalidades e Interseccionalidades’’. O Fórum vai reunir pela primeira vez em Belém centenas de magistrados, magistradas e equipe multidisciplinar de atuação em Varas de Violência contra a Mulher do Brasil.

COMBATE

TORTURA
 
A Corregedoria Regional da Justiça da 1ª Região, que reúne o Pará, e mais onze Estados e o Distrito Federal, editou instrução normativa orientando juízes sobre como atuar quando se depararem com indícios de tortura de presos.

ORIENTAÇÕES

O documento foi assinado pelo corregedor regional, desembargador federal Néviton Guedes e, entre outras medidas, determina que, nas audiências de custódia ou durante a execução penal, o juiz adote “as providências cabíveis para garantia da segurança da pessoa custodiada, tomando as medidas necessárias para que ela não seja exposta aos agentes supostamente responsáveis”. A instrução normativa orienta ainda os magistrados a registrarem “o depoimento detalhado da pessoa custodiada em relação às práticas a que alega ter sido submetida, realizar registro fotográfico ou audiovisual, sempre que o custodiado apresentar relatos ou sinais de tortura, e aplicar, de ofício, medidas para a garantia da segurança e integridade do preso, de seus familiares e de eventuais testemunhas”.

CAMARÁ

MOVIMENTO
 
O diretor-presidente da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Arcon), Eurípedes Reis, marcou para hoje encontro com o titular da Secretaria de Estado de Transporte, Adler Silveira, para discutir mudanças nas empresas que fazem o transporte para o arquipélago do Marajó. A medida é uma das reivindicações do movimento do Porto da Foz do Rio Camará, criado após o naufrágio da lancha Dona Lourdes II. O acidente deixou 22 mortos.  
 
MUDANÇAS
 
O aceno para as mudanças foi feito ontem após reunião do grupo com a direção da Arcon. Após um início tenso, Agência e moradores do Marajó começaram a desenhar o que pode ser um acordo para resolver o impasse instalado desde setembro, mas que é resultado de anos de problemas na travessia de Belém para o Camará. Um dos itens da negociação é a emissão, por parte do Estado, de autorizações às empresas Transmarajó e Navegação Ferreira, para os serviços de lancha expresso. 

Em Poucas Linhas

► Ficam abertas até 30 de outubro as inscrições ao programa CNA Jovem, criado para desenvolver jovens  lideranças no agronegócio. O programa é voltado para pessoas com idade entre 22 e 30 anos. Essa é a quinta edição do programa que já formou mais de quatro mil pessoas.

► Mais um sinal de que os estragos à economia, provocados pela pandemia do coronavírus, estão ficando para trás. Estudo divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a proporção de micro e pequenas empresas inadimplentes, incluindo os microempreendedores individuais (MEI), alcançou o menor patamar registrado desde 2020, quando o estudo começou. Atualmente, o índice de endividamento alcança 24% dos empreendedores. No auge da pandemia, entre março e junho de 2022, o percentual chegou a 41%. O estudo foi feito entre 26 de agosto e 11 de setembro deste ano e mapeou empreendedores nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

► O Senado começou a discutir um projeto de lei que obriga a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a definir padrão único para os carregadores de telefone celular. De acordo com o projeto, a Anatel só poderia homologar aparelhos equipados com a interface universal de carregamento. O projeto é de autoria do senador Carlos Fávaro (PSD-MT).

► O parque estadual Camillo Vianna, o famoso parque do Utinga, ganhou ontem oito ararajubas. Desde 2019, o parque já ganhou 48 aves, introduzidas no local graças ao projeto.   

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!