CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Votei em branco e votaria em branco de novo', afirma Luciano Huck sobre as eleições de 2018

Repórter 70

Direito trabalhista
Acordo entre MPT-PA/AP e Prefeitura de Santarém viabiliza o pagamento de verbas rescisórias a 600 trabalhadores da saúde.

Direitos humanos
Vereadores de todo país denunciaram ameaças e agressões a mulheres, LGBTQIA+ e negros, e pediram apoio do Legislativo federal.

image (J.Bosco)

"Votei em branco e votaria em branco de novo”

LUCIANO HUCK, ao revelar, no programa Conversa com Bial, seu voto nas eleições de 2018, no segundo turno entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido). O apresentador também afirmou que não vai se lançar como candidato à Presidência da República em 2022. Em vez de disputar o Palácio do Planalto, ele confirmou que vai assumir os domingos da Rede Globo, substituindo Fausto Silva.

BOLSONARO

COMITIVA

O Palácio do Planalto começou a distribuir, ontem, os convites para as autoridades que farão parte da comitiva presidencial que desembarca, nesta sexta-feira, 18, no Pará. Um dos pontos altos da programação é o evento de comemoração pelos 110 anos da Assembleia de Deus, que foi fundada em Belém. O presidente Jair Bolsonaro vem a pedido de aliados e do pastor Samuel Câmara, presidente da igreja. O evento deverá reunir, lado a lado e de forma rara, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) e o governador do Estado, Helder Barbalho (MDB).

TRANSAMAZÔNICA

O primeiro compromisso de Bolsonaro no Pará será no Parque de Exposições José Francisco Diamantino, em Marabá, no sul do Pará. Depois, a comitiva segue para Novo Repartimento, onde será anunciada a pavimentação de 102 km da rodovia Transamazônica no trecho que liga os municípios de Itupiranga e Novo Repartimento. Também deve ser assinada ordem de serviço para início das obras da ponte sobre o Rio Xingu, entre Anapu e Altamira.

NORMAS

Prevendo que a comitiva presidencial promoverá aglomeração e desrespeito às normas sanitárias como tem sido registrado em outros pontos do País, o Ministério Público Federal no Pará decidiu se antecipar e enviou recomendação para que autoridades respeitem às determinações das autoridades de saúde, entre elas, o uso de máscaras.

DOCUMENTO

O documento do MPF foi enviado ao governador do Estado, Helder Barbalho, ao comandante da Polícia Militar, José Dilson Melo Soares Júnior, e ao chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), general Augusto Heleno Ribeiro Pereira.

VACINAÇÃO

MOVIMENTO

Sem vacinas para avançar na aplicação da primeira dose, o município de Ananindeua vai fazer hoje apenas o atendimento às pessoas com idade entre 60 e 62 anos que precisam tomar a segunda dose da Astrazeneca. Em Belém, depois da intensa procura registrada ontem em alguns pontos de atendimento, a expectativa é de que hoje o dia seja mais tranquilo. A prefeitura informou que parte do problema foi causada porque houve concentração de pessoas em alguns pontos enquanto outros, como a Estação das Docas, ficaram quase vazios. 

IMUNIDADE

TESTES

O Ministério da Saúde reforçou, junto aos Estados, nota técnica com recomendação para que todos os cidadãos que já receberam as duas doses, do Instituto Butantan ou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), evitem sobrecarregar os laboratórios com pedidos de testes para se certificarem sobre o desenvolvimento da imunidade. Enquanto o Brasil não ultrapassar a marca de mais de 75% da população vacinada, as recomendações de segurança continuam as mesmas: usar máscaras, lavar bem as mãos com sabão e/ou higienizá-las com álcool em gel, diz a nota do Ministério.

VERÃO

TRABALHO INFANTIL

Combate ao trabalho infantil e proteção de grupos vulneráveis serão as prioridades da “Operação Verão” definida ontem pela Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH) e Funpapa. Durante todo o mês de julho, equipes dos dois órgãos vão percorrer balneários para distribuir materiais informativos, fazer abordagens aos veranistas e orientar sobre os direitos da população.

BACIAS

ARAGUAIA

O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou, ontem, os primeiros projetos contemplados com investimentos para revitalização de bacias hidrográficas, patrocinados pelo Programa Águas Brasileiras. Entre as áreas atendidas está a Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia. As ações envolvem levantamento da biodiversidade, educação ambiental e apoio às comunidades em uma área de 700 quilômetros. O prazo de execução será de 36 meses e o investimento de cerca de R$ 4,3 milhões. Ao todo, 26 projetos que se estendem por 250 municípios em 10 estados foram selecionados para ações que, segundo o Ministério “visam o uso sustentável dos recursos naturais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os usos múltiplos”.

EM POUCAS LINHAS

► O prefeito Edmilson Rodrigues confirmou participação no evento “Plantio da Memória”, homenagem que a Prefeitura de Belém vai fazer às mais de 4 mil vítimas da covid-19, em Belém, no próximo dia 22. Vinte moradores do bairro do Jurunas, que perderam familiares para a doença, participarão da homenagem. Junto com o prefeito, vão plantar 20 espécies de árvores amazônicas na Pracinha da Osvaldo de Caldas Brito, no Portal da Amazônia. Cada árvore terá uma plaqueta com o nome da vítima e os familiares receberão um certificado.

► A Organização Social BioTec-Amazônia foi uma das participantes do Seminário Biomas Internacional “Os Desafios da Ciência em Novo Pacto Global do Alimento”, realizado pelo Instituto Fórum do Futuro. O evento é parte das ações do Projeto Biomas Tropicais, coordenado pela entidade independente de reflexão Think Thank.

► O Tribunal Regional Eleitoral do Pará promove amanhã palestra online com o tema “Consumo Sustentável”. As inscrições ainda podem ser feitas no site do Tribunal. A programação será via YouTube e terá a participação do presidente da Associação Portuguesa de Direito do Consumo, Mário Frota, da Universidade de Coimbra, Portugal.

► O mês de junho, no calendário de saúde, é de atenção ao ceratocone, doença que causa afinamento da córnea e afeta por ano mais de 150 mil brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. No Pará, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, referência no tratamento da doença na rede pública, aderiu à campanha “Junho Violeta”, e além das ações educativas está fazendo o procedimento de crosslinking, uma técnica recente de fortalecimento do tecido da córnea.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!