Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Vamos chegar a 1 milhão de óbitos por todas as causas em julho', afirma Miguel Nicolelis

O neurocientista apontou para um total de vidas perdidas bem acima do esperado para 2021

Repórter 70

Procura aquecida
Com a chegada do verão amazônico, cresce a procura por reparos de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado em Belém.

Direito habitacional
O Senado aprovou a proibição de despejo e desocupação de imóveis até o fim deste ano, devido à pandemia do coronavírus.

 (J.Bosco)

"Vamos chegar a 1 milhão de óbitos por todas as causas em julho”

Miguel Nicolelis, neurocientista, ao apontar para um total de vidas perdidas bem acima do esperado para 2021, evidenciando as consequências globais do coronavírus. “Isso inclui o colapso hospitalar da covid-19”, atesta o médico brasileiro, professor titular da Universidade Duke (EUA), que previu 500 mil mortes pelo vírus até o final do primeiro semestre deste ano no país.

CONTAS

APROVAÇÃO

A aprovação, ontem, no plenário da Câmara do projeto de lei que muda as regras para inelegibilidade pode alterar o jogo político do ano que vem e por fim a uma das maiores dores de cabeça dos políticos, incluindo muitos do Pará. O projeto de lei, de autoria do deputado Lúcio Mosquini (MDB-RO) garante o direito de candidatura ao gestor público que tenha tido suas contas rejeitadas mesmo quando há indícios de irregularidade grave, considerada dolosa (quando há a intenção), desde que o gestor tenha recebido como punição apenas o pagamento de multa.

INELEGÍVEL

O Projeto de Lei Complementar segue, agora, para o Senado Federal. Pelas regras atuais, o gestor que tiver contas rejeitadas por improbidade administrativa fica inelegível por oito anos. Na votação de ontem, no plenário da Câmara, a mudança teve 345 votos favoráveis e apenas 98 contrários. Outras mudanças nas regras eleitorais devem ser aprovadas até outubro.

PSM

HEMODIÁLISE

Familiar de um paciente internado no Pronto Socorro Humberto Maradei, no Guamá, reclamou de ter presenciado procedimento de diálise feito sem seguir protocolos de segurança, inclusive com água que estaria saindo direto da torneira sem tratamento. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no entanto, garante que a diálise é realizada de acordo com o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, com equipamentos e insumos adequados para o procedimento.

PROTOCOLO

Segundo a Sesma, a empresa responsável pelo equipamento fornece ao hospital constantemente uma análise físico-química e biológica da água, e que entre os meses de abril e maio, 34 pacientes passaram por 168 sessões de hemodiálise, e nenhum deles teve efeitos adversos relacionados ao procedimento.

EGUCHI

OFICIAL

O delegado da Polícia Federal Everaldo Eguchi confirmou à coluna que entrega nesta sexta-feira carta de desfiliação ao PSL. Eguchi vai aguardar a decisão do presidente Jair Bolsonaro para definir qual será sua próxima legenda. O mais provável, no momento, é que o delegado retorne para o Patriota, partido que também deve abrigar Bolsonaro.

CONSTRUÇÃO

INFLAÇÃO

Os produtos da construção civil atingiram o maior nível de inflação acumulada em 12 meses dos últimos 28 anos, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), tendo por base o Índice Geral de Preços. Em média, materiais e equipamentos para construção, sem frete e sem impostos, alcançaram um percentual de inflação de 38,66% em um ano. No mesmo período, a inflação de materiais, equipamentos e serviços dentro do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-10) cresceu 30,86%, também chegando ao seu pico. Em análise, a FGV credita a alta à falta de muitos insumos na pandemia.

JUSTIÇA

A Justiça Federal abriu ontem o prazo de 30 dias para que ex-alunos de quatro cursos superiores que funcionavam ilegalmente no Pará peçam indenização de R$ 5 mil, além das despesas que tiveram com o pagamento de mensalidades. As empresas condenadas são o Instituto de Educação Teológica Ômega, que também funcionou com o nome de Faculdade de Educação Superior do Pará (Faespa), o colégio Evolução (LS Ltda.), a Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão do Espírito Santo (Unives) e a Academia de Educação Montenegro (Faculdade Montenegro).

SEM AUTORIZAÇÃO

Segundo o Ministério Público, essas empresas atuavam principalmente no nordeste paraense e ofereciam cursos superiores sem autorização do Ministério da Educação. Para solicitar a indenização, os ex-alunos devem procurar a Justiça Federal em Belém ou nos municípios onde vivem.

COMBU

FISCALIZAÇÃO

A prefeitura de Belém começa hoje, na Ilha do Combu, a operação Belém Organizada. O alvo são donos de bares e restaurantes do local que é cada dia mais procurado por turistas. Entre outras ações, a operação vai orientar os comerciantes sobre a proibição de entrada de menores de idade em festas.

EM POUCAS LINHAS

► A companhia aérea Azul avalia a possibilidade de abrir uma rota de voos comerciais para Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará. A decisão deve sair no segundo semestre.

 ► A Receita Federal anunciou que o segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, 2021 contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2020.

► No próximo dia 28, serão comemorados os 180 anos do tradicional Colégio Paes de Carvalho, por onde passaram importantes nomes da política, das artes e da História do Pará. Como parte da programação será lançado o livro “Como foi salvo o CEPC”. O evento prevê ainda depoimentos de ex-alunos.  

► O segmento das farmácias de manipulação registrou crescimento de 8% na venda de medicamentos, no primeiro trimestre de 2021, segundo pesquisa do pela Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). Os dados são comparados ao do mesmo período do ano passado e são associados à pandemia de covid 19, que também teve reflexos no ano passado, com um aumento de 60% de demanda em relação a 2019.

 ► A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) fez a alegria de 1.405 calouros com a divulgação, em pleno dia de São João, do listão dos aprovados no Processo Seletivo Regular 2021. Por causa da pandemia, a habilitação dos aprovados será feita exclusivamente de forma on-line já a partir de hoje, e segue até o dia 11 de julho.

 ► O Fórum Permanente de Participação Cidadã da Prefeitura de Belém, batizado de “Tá Selado!”, já reuniu, segundo dados oficiais divulgados ontem, mais de 11 mil pessoas dos 72 bairros de Belém. A participação se deu por meio de plenárias virtuais e presenciais realizadas desde o dia 24 de maio.  As sugestões vão ajudar a compor o Plano Plurianual do Município.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!