Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Repórter 70

Por Rita Soares

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Tomei escondido, mas vazou. Mas tomei mesmo, não tenho vergonha não', diz ministro

Repórter 70

Nova legislação estadual
Agora é lei. O consumidor poderá bloquear  ligações indesejadas de telemarketing após cadastro na plataforma do Procon.

Para garantir a renda
No meio da pandemia, os feirantes do bairro de São Brás, em Belém, decidiram driblar a crise com entregas em domicílio.

(J.Bosco)

"Tomei escondido, mas vazou. Mas tomei mesmo, não tenho vergonha não. Eu tomei e vou ser sincero porque eu, como qualquer ser humano, eu quero viver.”

O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Casa Civil, fez a afirmação, ontem, durante reunião do Conselho de Saúde Suplementar. Na mesma reunião, o ministro Paulo Guedes, da Economia, criticou a vacina chinesa, sem saber que havia transmissão por rede social. Ramos disse ainda que tenta convencer o presidente Jair Bolsonaro a se vacinar contra a covid-19.

CPI DA VALE

Alepa

Autor do requerimento que propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as atividades da mineradora Vale, o deputado estadual Ozório Juvenil (MDB) espera que o pedido, que foi apresentado ontem à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), seja lido na sessão da próxima terça-feira, 4. A leitura é o ato solene que antecede a instalação da CPI. Depois, os líderes partidários devem indicar os membros da comissão que será formada por 14 deputados estaduais, sendo sete titulares e sete suplentes. O autor do requerimento é membro nato, ou seja, independe da indicação partidária.

E ainda...

E o presidente da Alepa, deputado estadual Francisco Melo, o “Chicão” (MDB), anunciou que, até o próximo dia 11, os parlamentares vão manter apenas uma sessão por semana. Depois, será feita uma avaliação e poderão ser retomados os trabalhos em plenário também às quartas-feiras. A decisão vai depender da situação epidemiológica de Belém. Na Alepa, as sessões das terças-feiras continuam presenciais.

COVID-19

Vacinação

A Prefeitura de Belém anunciou que começará, amanhã, a campanha de imunização contra a covid-19 para pessoas com síndrome de down e doentes renais crônicos. Na sexta-feira, serão vacinadas pessoas em situação de rua. A meta é aplicar a primeira dose em 1,7 mil pessoas ainda nesta semana. O calendário de vacinação contra a covid-19 continua incerto em boa parte das cidades brasileiras porque faltam imunizantes. Enquanto isso, segue a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe causada pelo vírus H1N1. Nessa fase, o público-alvo são crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, mulheres que deram à luz há pouco tempo, povos indígenas e trabalhadores da saúde. A meta é vacinar 171 mil pessoas até o próximo dia 10.

TV LIBERAL

Aniversário

A TV Liberal, afiliada da Rede Globo no Pará, comemorou, ontem, seus 45 anos com uma programação especial. Ao longo dos telejornais, foram exibidos momentos marcantes da história do Pará que se confundem com o da própria emissora do Grupo Liberal. Foi uma oportunidade também para rever apresentadores e repórteres que deixaram saudades e para conhecer um pouco da engrenagem que permite levar notícias aos quatro cantos do Estado para as “telinhas” dos paraenses.

FERROGRÃO

Liberação

Em videoconferência, com representantes do setor de construção civil do Pará, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, defendeu a liberação das obras da Ferrogrão, ferrovia que vai interligar o município de Sinop (MT) ao porto de Miritituba, no oeste paraense. A obra foi suspensa por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em ação impetrada pelo PSol. A ação pede novas audiências públicas para ouvir indígenas da região.

Argumento

Tarcísio garante que a obra é ambientalmente sustentável. “A sua construção utilizará 4.066 hectares de parque, de um total de 862 mil hectares, o que significa o uso de 0,054% da área do parque. Vai ser um corredor verde, que irá tirar um milhão de toneladas de dióxido de carbono (CO²), eliminando material particulado e também diminuindo o número de acidentes. Ou seja, tem uma série de externalidades positivas. É um balanço ambiental extremamente positivo, sob todos os aspectos”, disse.

Sustentabilidade

Indígenas do povo Munduruku lançaram, na semana passada, o plano de gestão e uso do território, no oeste paraense. O documento faz um diagnóstico de quatro aldeias. Também sugere regras de uso sustentável dos bens naturais. A elaboração do documento atende decreto de 2012 que trata sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas.

ENERGIA

Desconto

A Companhia de Eletricidade do Amapá divulgou nota lamentando o veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que isentava a conta de energia de consumidores dos 13 municípios do Estado atingidos pelo apagão de novembro do ano passado. A medida beneficiava consumidores de baixa renda e os que consumiram até 280 quilowatts no mês de novembro. A isenção fazia parte da Medida Provisória 1.010/2020.

EM POUCAS LINHAS

► Estreia hoje, no portal OLiberal.com, dentro do LibPlay, e nos agregadores de áudio, o podcast “Respiraí”.

► Criado pelo servidor público Edney Martins e pela antropóloga e professora Izabela Jatene, o podcast traz dicas para quem deseja respirar melhor em tempos de pandemia.

► A ideia surgiu quando Martins e Izabela foram internados por causa de complicações da covid-19 e passaram a enviar exercícios de respiração para os amigos.

► Além das dicas, o podcast trará entrevistas com especialistas. O “Respiraí” será semanal e disponível sempre às quartas-feiras, às 7h.

► Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, Tribunal de Justiça do Pará, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará e Escola de Governança do Estado do Pará marcaram, para o próximo dia 6, o primeiro simpósio do projeto “Escrevendo e Reescrevendo a Nossa História de Vulnerabilidade Social, Socioeducação e Garantia de Direitos”.

► Começará hoje o prazo de inscrições para o 32º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. O prazo terminará em 2 de maio. A aplicação da primeira fase do exame está marcada para 13 de junho.  

► O Hospital “Galileu” voltou a receber, nesta semana, pacientes de traumatologia e ortopedia que passam por cirurgias no Metropolitano.

► O “Galileu” é unidade de retaguarda para internações, mas passou o mês de abril atendendo exclusivamente pacientes com covid-19.

► Pais e mães de alunos se dividem quando o assunto é a volta às aulas presenciais. Muitos já anunciaram que preferem manter as crianças em casa até que o programa de vacinação contra a covid-19 avance por aqui.

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!