Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Tenho certeza de que haveremos de vencer, em breve, essa pandemia', afirma Marcelo Queiroga

Ministro da Saúde comemorou o fato de o Brasil ter ultrapassado a marca de 100 milhões de pessoas com o ciclo vacinal contra a covid-19 completo

Repórter 70

Medidas de proteção
O Senado aprovou o projeto que autoriza, em casos de violência doméstica, a prisão preventiva do agressor.

Economia sustentável
Startups investem em isolamento térmico de prédios para reduzir o uso de ar condicionado em tempos de crise hídrica.

(J.Bosco)

"Tenho certeza de que haveremos de vencer, em breve, essa pandemia”

MARCELO QUEIROGA, ao afirmar que toda a população brasileira estará imunizada contra a covid-19 até o final de 2021. O ministro da Saúde comemora o fato de o Brasil já ter ultrapassado a marca de 100 milhões de pessoas com o ciclo vacinal contra a covid-19 completo. 


PRÊMIO

VENCEDOR

O jornal O LIBERAL foi o único veículo da região Norte na final da 43a edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, entre todas as categorias. O jornal venceu na categoria Fotografia, com imagem do coordenador de Audiovisual de O LIBERAL, o fotógrafo Tarso Sarraf. A foto foi capa da edição que trouxe a reportagem “Paradoxo amazônico: 66% dos piores municípios do Brasil estão na Amazônia”, que inaugurou o Liberal Amazon, projeto bilíngue do Grupo Liberal que traz, semanalmente aos domingos, conteúdo multimídia sobre a região amazônica, incluindo vídeo e podcast em português e inglês.

PARADOXO

A fotografia foi feita em Melgaço e publicada em preto e branco, o que chamou a atenção dos jurados, que também elogiaram a síntese da pobreza na Amazônia que o registro demonstra. A reportagem foi escrita pela jornalista Cléo Soares e destaca a situação de municípios localizados em uma das regiões mais ricas do planeta, mas que concentra os piores Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil, sendo da Amazônia os 50 piores municípios do ranking, enquanto no topo da lista não aparece nenhuma cidade amazônica entre as 50 melhores. A reportagem que trouxe o prêmio para O LIBERAL teve diagramação de Renato Tavares e edição de Daniel Nardin, diretor de Conteúdo do Grupo Liberal.

ENERGIA

GREVE

Trabalhadores da Eletronorte em seis Estados, inclusive no Pará, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de hoje. As reivindicações dos funcionários da estatal são de participação nos lucros da empresa, reajuste salarial e melhores condições de trabalho, entre outras de uma extensa pauta.

SEGURANÇA

AUDIÊNCIA

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) vai realizar, no dia 27, uma audiência pública com a população de Ananindeua para abordar a ação da segurança pública e ter um indicador da atuação preventiva e repressiva às drogas; prevenção e repressão dos crimes contra vulneráveis e, ainda, a eficiência da própria Promotoria de Justiça Criminal em sua atuação no município. A participação do público se dará por meio de inscrições, que serão realizadas 15 minutos antes da abertura do evento, presencial, das 9h às 13h, no auditório da promotoria na BR-316, no Centro de Ananindeua. Mas a audiência também será transmitida ao vivo no portal do MPPA.

CONSTRUÇÃO

EVENTO

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) participa, de hoje até 21 deste mês, do 93° Encontro Nacional da Indústria da Construção, o Enic, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O evento é o maior do setor da construção em toda a América Latina e foi pensado para atender diversos públicos, com mais de 50 palestrantes e 20 painéis para abordar temas atuais e futuros em inovação, economia, gestão, jurídico e mercado imobiliário. Este ano o encontro é totalmente gratuito e on-line, no portal da CBIC.

CASTANHAL

FEIRA

Devido à pandemia de covid-19, a Exposição e Feira Agropecuária (Expofac) não foi realizada no ano passado e, agora, o Ministério Público de Castanhal propõe consulta pública para saber como a população se sente em relação à realização do evento este ano. O Sindicato dos Produtores Rurais de Castanhal, entidade que organiza anualmente a feira, garantiu à Coluna, que “grande parte do povo de Castanhal aprova” a realização do, segundo a entidade, maior evento do agronegócio do nordeste paraense.

COVID

ANIMAIS

Uma dúvida que, nesses tempos de pandemia, assombra quem gosta de animais, foi tirada com divulgação de pesquisa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), de que só 11% dos cães e gatos que habitam as casas de pessoas que tiveram a covid-19 apresentam o vírus. Esses animais, no entanto, não desenvolvem nem transmitem a doença. Isso significa que eles apresentam exames moleculares positivos para o vírus Sars-CoV-2, mas não têm sinais clínicos da doença, segundo o médico veterinário Marconi Rodrigues de Farias, professor da PUC-PR e um dos coordenadores do estudo, que avaliou 55 animais, sendo 45 cães e 10 gatos.

EM POUCAS LINHAS

► Hoje uma nova turma do programa de capacitação profissional da Prefeitura de Belém, Donas de Si, chega ao bairro do Jurunas, com para beneficiar 40 moradores do bairro, sendo 20 participantes em cada curso. O público atendido é de beneficiários do programa “Bora Belém” e do auxílio moradia do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). No Jurunas, as aulas dos dois cursos ocorrerão no Centro Comunitário Paulo Roberto, de hoje até 30 de outubro.

► Já está no ar hoje o Diário Oficial Eletrônico do Município de Parauapebas (E-DOMP). A publicação, lançada na última sexta-feira, utiliza a tecnologia e os serviços do sistema e-Diário, o mesmo adotado na produção do Diário do Estado do Pará (DOE). Trata-se do primeiro diário oficial 100% digital com tecnologia produzida pelos técnicos da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), que pretende ampliar a produção para outros municípios.

► Termina semana que vem o prazo para envio de sugestões de tema da campanha anual da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Adadep). No Pará, a entidade tem com temas mais cotados entre seus associados a defesa dos povos e comunidades tradicionais; a defesa do direito das pessoas com deficiência e o fortalecimento da própria Defensoria Pública, que ainda não está instalada em todas as comarcas.

► A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) prorrogou até amanhã o período de inscrições para o edital do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2021 – PSS, para a contratação temporária de 13 servidores. São vagas para cargos de nível médio e superior. As inscrições prosseguem abertas no site www.sipros.pa.gov.br.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!