#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Tempos estranhos esses nossos!', afirma Dom Odilo Scherer

Cardeal e arcebispo metropolitano de SP falou sobre a "briga política" entre amigos e familiares

Repórter 70

Novo asfalto
As obras de pavimentação avançam em Mosqueiro e levam melhorias a moradores e visitantes do distrito.

Saúde dos militares
Nesta quarta-feira (19), a Polícia Militar receberá o prédio do Corpo Militar de Saúde, na Cidade Velha, em Belém.

 

image Dom Odilo Scherer (J.Bosco)

 

"Tempos estranhos esses nossos!”

DOM ODILO SCHERER, cardeal e arcebispo metropolitano de São Paulo, ao publicar, em uma rede social, uma reflexão sobre a “briga política” entre amigos e familiares no período das eleições. “A fé em Deus permanece depois das eleições; assim, os valores morais, a justiça, a fraternidade, a amizade, a família… vale a pena colocar tudo isso em risco no caldo da briga política?”, escreveu Dom Odilo.

TORTURA

COMBATE
 
O Poder Judiciário do Pará e o governo do Pará firmaram termo de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para desenharem juntos um Protocolo de Prevenção e Combate à Tortura de Pessoas Custodiadas em Situação de Privação ou Restrição de Liberdade no Estado do Pará. A cooperação entre os dois poderes prevê que sejam estabelecidas e desenvolvidas ações integradas de prevenção e combate à prática de tortura e maus-tratos nas casas penais do Estado.
 
APURAÇÃO
 
O acordo prevê a criação de uma Comissão Executiva para desenvolver as ações previstas no Protocolo. Essa comissão também será responsável pela implantação do Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, além de atuar na capacitação de servidores que atuam na área e ainda avaliar os casos em que haja necessidade de instauração da Comissão de Inquérito Especial para acompanhamento de casos de denúncia de prática de crime de tortura.

CONCURSO

PREVISÃO 

A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) começou ontem o processo de licitação para escolha da entidade que será responsável pelo concurso público para Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Duas empresas estão na disputa. Também está previsto para os próximos dias, o anúncio de concorrência de empresa que será responsável por um novo concurso para a Defensoria Pública. Ainda não há informações sobre o número de vagas.  

CADASTRO

ATUALIZAÇÃO
 
Prorrogada por mais 30 dias, a atualização de dados do cadastro único para famílias que recebem benefícios do governo federal e que entraram no sistema nos anos de 2016 e 2017 tem formado longas filas em Belém.

ESPERA
 
Muita gente tem chegado às centrais de atendimento ainda durante a noite. A estimativa é de que ainda há 11 mil famílias que precisam atualizar os dados no Cadúnico.
 
NOVO PRAZO
 
Responsável pela coleta dos dados em Belém, a Fundação Papa João XXI anunciou que vai reforçar as equipes de atendimento. O prazo, que terminaria no último dia 14, foi prorrogado e vai até 14 de novembro.

TRT8

MULHER
 
O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região aprovou na manhã de ontem, por unanimidade, a criação da Ouvidoria Regional da Mulher no âmbito da Justiça do Trabalho no Pará e Amapá.  A nova estrutura ficará vinculada à Ouvidoria Regional e será responsável pelo acompanhamento de todas as questões envolvendo as mulheres dentro e fora da instituição.  

TRANSPLANTE

CRIANÇAS
 
Vinte crianças estão à espera de um transporte de rins na Santa Casa de Misericórdia, em Belém. O Hospital que se tornou referência na área, já realizou, desde 2019, dez transplantes. Ontem, o hospital comemorou a alta de Leandro Valente, um menino de nove anos que, após quatro anos de terapia, passou pela cirurgia no último dia 24.  

ALTAMIRA

SANEAMENTO

 
Moradores de Altamira, oeste do Pará, têm denunciado que o município, sede da usina hidrelétrica de Belo Monte, está vivendo um “caos sanitário”.  Segundo as denúncias, moradores estão sem saneamento e dependem da água de poços contaminados. Outra denúncia é que moradores do entorno da usina que foram removidos compulsoriamente por causa das obras estariam sofrendo com a falta de água.
 
INSPEÇÃO
 
De posse das denúncias, o Ministério Público Federal anunciou que vai fazer, em novembro, inspeção no sistema de saneamento básico do município. A ação vai começar no próximo dia 7, com uma audiência pública para ouvir a população e representantes da empresa responsável pela usina. O MPF quer saber se a Norte Energia usina cumpriu a sentença da Justiça Federal que a obrigou a instalar o sistema de saneamento na cidade como parte das medidas para minimizar o impacto da obra.

Em Poucas Linhas

► O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) da Justiça Federal, que inclui o Pará e mais onze Estados e o Distrito Federal, transferiu o ponto facultativo pelo dia do servidor público de 28 para 31 de outubro. A portaria foi assinada ontem pelo presidente do TRF1, desembargador José Amilcar de Queiroz Machado.

► O advogado, professor e articulista de O LIBERAL Denis Farias teve o Instagram hackeado. Ao longo do dia, os golpistas pediram dinheiro em nome de Farias, que já registrou o caso na delegacia de crimes virtuais e, ontem, no final da tarde, conseguiu recuperar a conta.

► Podem ser feitas, até o próximo dia 20, as inscrições para o Prêmio Samuel Mac Dowell. Promovido pela Academia Paraense de Letras, o prêmio foi criado para incentivar jovens escritores. O premiado terá o romance publicado pela APL. As inscrições devem ser feitas na sede da Academia.

► Depois das capitais, o processo de troca das antenas analógicas por parabólicas digitais chega às cidades com 500 mil habitantes ou mais. No Pará, Ananindeua está na lista das cidades onde o agendamento poderá ser feito a partir de agora. A previsão da entidade Siga Antenado é de que no município da Região Metropolitana de Belém, haja duas mil famílias habilitadas a receber a nova antena gratuitamente. Para isso, é preciso ter uma antena em funcionamento e ser beneficiário de programas de assistência do governo federal. Criada por determinação da Anatel, a Siga Antenado é a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku), medida obrigatória para implantação do 5G.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!