Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Temos nomes extraordinários (de mulheres)', afirma Ciro Gomes sobre anúncio de vice-presidente

O candidato à presidência pelo PDT disse que o partido 'empodera mulheres' e vai anunciar nesta sexta-feira o nome da vice

Repórter 70

Em nome da cidadania
A Casa de Justiça e Cidadania promoverá, na segunda-feira, 8, uma campanha de reconhecimento de paternidade, em Belém.

Preços em alta
O preço do litro da farinha de mandioca não para de subir. Tem supermercado cobrando mais de R$ 13 pelo produto.
 

Ciro Gomes (J. Bosco)

 

"Temos nomes extraordinários (de mulheres). E eu poderia dizer aqui mais de 100 nomes porque nós, do PDT, empoderamos as mulheres.”

Foi o que disse, ontem, o candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), ao informar, em convenção do diretório estadual do partido em São Paulo, que ele irá anunciar, hoje, o nome de uma mulher para compor a sua chapa como vice-presidente na corrida ao Palácio do Planalto.

PALANQUE

ELETRÔNICO

A propaganda eleitoral começará nesta terça-feira, 16, mas os programas do horário eleitoral gratuito em emissoras de televisão e rádio só serão veiculados a partir do dia 26 deste mês. Os últimos programas deverão ir ao ar no dia 29 de setembro, três dias antes da votação em primeiro turno. Nas emissoras de rádio, as inserções serão divididas em dois blocos, das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25, sempre de segunda-feira a sábado.

DIVISÃO

Às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, os programas serão destinados aos candidatos ao Senado, governo do Estado e Assembleia Legislativa. Às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, o horário será reservado para os candidatos à Presidência da República e Câmara Federal. Na TV, as inserções vão ao ar às 13h e às 20h30, também de segunda-feira a sábado.

CONVENÇÕES

FINAL

Termina hoje o prazo legal para realização das convenções partidárias que sacramentam os nomes que vão disputar as eleições deste ano. No Pará, a principal convenção do dia será a do MDB que confirmará Helder Barbalho na disputa pela reeleição ao governo estadual, tendo como vice-governadora a auditora fiscal de Fazenda Hana Ghassan, também emedebista. O encontro marcado para a Arena “Guilherme Paraense”, o “Mangueirinho”, vai reunir, além dos emedebistas, militantes de partidos da base de apoio como o PSDB, o PT e o PP.

VERÃO

CHUVAS

Apesar de estarmos no auge do “verão amazônico”, a orientação para quem mora na Região Metropolitana de Belém é não descuidar do guarda-chuva. A previsão para este mês é de chuvas acima do normal nos municípios. O mesmo deve ocorrer no nordeste paraense, parte das cidades marajoaras e no leste da Calha Norte.

ESTIAGEM

Já para os municípios do sul do Estado, o clima fará jus ao verão na região com tempo seco e poucas chuvas. Nas regiões sudeste e sudoeste, as precipitações podem ficar em torno de zero. Ou seja, o mês inteiro sem chuvas. As informações são da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

DIGITAL

GOLPES

A Câmara dos Deputados aprovou punições mais severas para quem aplica golpes por meio das redes sociais contra os idosos ou quando a vítima é explorada dentro de uma relação amorosa. A lei tipifica crimes como estelionato emocional, fraude eletrônica e estelionato contra idoso ou vulnerável. As novas penas podem chegar a até oito anos nos casos de fraude eletrônica com uso de informações fornecidas pela vítima ou terceiros através de contatos nas redes sociais, telefones ou contas de e-mails. A proposta ainda passará pelo Senado.

MOTOS

RISCOS

As motocicletas são as principais causas de vítimas acidentadas que precisam de tratamento de lesões e traumas. No Pará, a estimativa é de que um terço das vítimas é formado por homens com idade entre 20 e 29 anos. Especialista ouvido pela coluna chamou a atenção para o fato de que muitos acidentes se tornam ainda mais graves pela falta de equipamentos de proteção como capacetes e sapatos fechados. É comum ver motociclistas de shorts e sandálias, aumentando a área do corpo que fica em atrito direto com o asfalto em caso de queda. Uma das consequências é que, muitas vezes, as vítimas precisam ser submetidas a enxertos de pele.  

SÍNDROME

ALTA

Novo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz coloca o Pará entre as Unidades da Federação com tendência de alta nos registros das síndromes agudas respiratórias graves. Além do Pará, a tendência de alta foi registrada no Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Roraima e Sergipe. Os demais Estados e o Distrito Federal mostram estabilidade ou queda a longo prazo. A Fiocruz levantou ainda a situação nas capitas brasileira. Belém aparece com tendência de alta ao lado de Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Alegre (RS) e Teresina (PI).

Em Poucas Linhas

▶ A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém anunciou que já enviou para o governo federal a primeira relação com os nomes dos taxistas que terão direto a receber o auxílio emergencial. Até a sexta-feira, 29, o órgão já havia cadastrado cerca de 2,4 mil motoristas de táxi.

▶ O Grupo de Pesquisa Gênero, Feminismo e Sexualidade, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), está arrecadando kits de higiene pessoal, como escovas de dente, cremes dentais, absorventes, desodorantes e sabonetes, para serem distribuídos a mulheres em situação de vulnerabilidade social da Ilha de Caratateua (no distrito de Outeiro). As doações devem ser feitas até o dia 24 deste mês na coordenação do curso de Ciências Sociais, no Centro de Ciências e Educação da Uepa (Campus I), situado no bairro do Telégrafo.

▶ A Unidade Social e Profissional “ParáPaz” abriu vagas para cursos voltados a pessoas em vulnerabilidade social, especialmente mulheres, jovens e crianças. Os cursos oferecidos são nas áreas de informática, administração e contabilidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na unidade situada à avenida José Bonifácio, no Guamá.

▶ A exposição “Caboclos da Amazônia – Arquitetura, Design, Música” desembarcou, ontem, em Marabá, onde poderá ser visitada até o próximo dia 18. O projeto tem apoio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura.

▶ Após parada de dois anos, o projeto “Ponto de Apoio” retoma as atividades e convoca voluntários. O projeto realiza passeio, em bicicletas adaptadas, para pessoas com deficiência e idosos. Os voluntários devem ser ciclistas para conduzir as bicicletas na trilha principal do Parque do Utinga, em Belém. O treinamento dos voluntários será feito amanhã e domingo, 7, no Parque do Utinga. Não precisa fazer cadastro prévio.  Os passeios são feitos a cada 15 dias.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!