Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Temos de acreditar na boa-fé de Bolsonaro'

GILMAR MENDES, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ao comentar a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à imprensa na qual o mandatário atribuiu ataques à Corte, no dia 7 de Setembro, ao 'calor do momento'

Repórter 70

Gás de cozinha
Um projeto de lei no Senado cria o Programa Gás para os Brasileiros para subsidiar famílias de baixa renda na compra de botijão.

Camisa da Santa
A menos de um mês para o Círio de Nazaré, vendedores de camisas com a estampa do cartaz deste ano reclamam das vendas fracas.

Gilmar Mendes (J. Bosco)

"Temos de acreditar na boa-fé de Bolsonaro”

GILMAR MENDES, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ao comentar a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à imprensa na qual o mandatário atribuiu ataques à Corte, no dia 7 de Setembro, ao “calor do momento”. O chefe do Executivo disse que nunca teve “nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes”.

MOVIMENTO

POLARIZAÇÃO

A exemplo do que ocorreu em outras capitais, o Movimento Brasil Livre em Belém contabilizou, ontem, baixa adesão à manifestação contra o governo Bolsonaro. O coordenador do MBL na capital paraense, Netto Marques, reconhece que o movimento foi abaixo do esperado, mas acredita que o movimento ainda vai crescer até as próximas eleições. O grupo aposta em um novo momento, em que, apesar de se posicionar contra o governo federal, defende a possibilidade de uma terceira via para a polarização atual, concentrada entre a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro e a do ex-presidente Lula.

PRÉVIA

CONFIANÇA

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), saiu animado do encontro de seu partido em Belém, realizado no último sábado, que fez parte das prévias das eleições presidenciais de 2022. Ontem o tucano divulgou um vídeo com a prévia do Pará, já no clima de pré-campanha. No seu jingle, que tinha como mote de campanha o “João trabalhador”, agora na nova versão foi acrescentado o “João vacinador”. O vídeo registra o apoio de lideranças como a deputada Ana Cunha e o ex-prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro, que, na gravação, disse já estar em campanha por Doria no Pará.

SAÚDE

INDÍGENA

As populações dos quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) no Pará começam a receber, a partir de hoje, ações para prevenção e rastreio de doenças nas comunidades. Os quatro distritos serão atendidos em um cronograma que começa hoje e vai até novembro. De hoje até o dia 21 será atendido o Distrito Sanitário Especial Indígena Kaiapó do Pará, com sede em Ourilândia do Norte, em assistência aos Kayapó. No mês que vem é a vez da etnia Xikrin do Bacajá, com atendimentos em Altamira, Anapu e Senador José Porfírio.

ALERTA

PEIXES

Por causa dos casos já registrados como suspeitos da síndrome de Haff, a chamada “doença da urina preta”, e que estão sob investigação das autoridades de Saúde no Pará, a secretaria de Saúde do município de Igarapé-Miri, nordeste paraense, emitiu um alerta sanitário listando os peixes que a população não deve consumir neste momento. Na lista estão o tambaqui, a pirapitinga, o pacu e a arabaiana.

Crustáceos

Na relação de crustáceos o documento lista camarão, caranguejo, lagosta e afins. Os principais sintomas da doença são fraqueza, dor muscular, dormência e a urina escura a partir de duas horas após o consumo do peixe contaminado.

EMPREGOS

PERSPECTIVAS

A projeção que indica a melhora nos níveis de emprego, divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) referente a agosto, é a melhor desde o início da pandemia. O Indicador Antecedente de Emprego de agosto foi a 90,1 pontos, maior nível desde fevereiro de 2020, quando esteve em 92 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador variou 2,3 pontos, ficando em média 89. Esse é o índice que indica a projeção positiva de geração de emprego para os próximos meses.

VACINAÇÃO

A análise da FGV é de que a alta acontece no momento em que o Brasil avança na vacinação e vê a média móvel de casos e mortes diminuir. Com a aceleração da imunização, há diminuição da necessidade de medidas restritivas. Consequentemente, o ambiente fica mais favorável para a criação de novos postos de trabalho.

MARAJÓ

RELATÓRIO

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) está concluindo um relatório socioeconômico ambiental dos municípios marajoaras que será apresentado em Dubai, em dezembro, como parte da agenda do projeto “Abrace o Marajó”, coordenado pela ministra Damares Alves. A parceria dos governos federal e estadual pretende atrair investidores internacionais para explorar as potencialidades do arquipélago, e o relatório é peça chave para indicar os diversos segmentos produtivos.

EM POUCAS LINHAS

► Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda apreenderam ontem, em Carajás, sudeste do Estado, mais de 69 mil garrafas de cerveja, oriundas de Maceió, capital alagoana.

► As bebidas tinham como destino a cidade de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, mas foram apreendidas porque viajavam com nota fiscal subfaturada, na tentativa de burlar o pagamento do imposto estadual, o ICMS. A carga foi avaliada em quase R$ 100 mil.

► Setembro também é mês de conscientização do câncer infantil, com a campanha “Setembro Dourado”.

► No Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, referência em câncer infantil no Pará, a tendência dos diagnósticos é semelhante à nacional, sendo a leucemia linfocítica aguda o câncer mais comum na infância, representando 30% do total dos casos.

► A doença afeta os glóbulos brancos (leucócitos), as células do sangue que protegem o organismo.

► O município de Ananindeua inicia hoje a vacinação contra a covid-19 dos jovens com 13 anos completos. Ao todo serão nove postos de vacinação, no horário das 8 às 13h.

► O imunizante utilizado será da Pfizer, liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em jovens entre 12 a 17 anos.

► É também da Pfizer a maior entrega, feita ontem, de doses da vacina contra a covid-19 já disponibilizadas ao governo brasileiro num único dia. Foram quase 5,2 milhões de doses que hoje já entram no estoque do Programa Nacional de Imunização.

► Produtores rurais de municípios da Região de Integração Araguaia terão de hoje até o dia 17 treinamento e cursos de análises e validação de Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de capacitação em educação ambiental, no município de Xinguara.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!