Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Temo por minhas irmãs afegãs'

A frase está em artigo assinado por Malala Yousafzai, ativista internacional pela educação de meninas e a pessoa mais jovem já laureada com o Prêmio Nobel da Paz. No artigo, Malala comenta sobre a volta do Taleban ao poder no Afeganistão após 20 anos

Repórter 70

Peso no bolso
A disparada nos preços dos alimentos assusta os consumidores, que são obrigados a cortar produtos da lista de compras.

Resgate de cidadania
Operação do Ministério Público do Trabalho resgatou 80 trabalhadores em situação
análoga à escravidão em Ourilândia do Norte.

Malala Yousafzai (J. Bosco)

"Temo por minhas irmãs afegãs"

A frase está em artigo assinado por Malala Yousafzai, ativista internacional pela educação de meninas e a pessoa mais jovem já laureada com o Prêmio Nobel da Paz. No artigo, Malala comenta sobre a volta do Taleban ao poder no Afeganistão após 20 anos.

PROFESSOR

Prisão

A prisão do professor Adalberto Siqueira Sanches Júnior, acusado de estupro de vulnerável, deixou pais e mães em alerta. Sanches atuava em um dos mais tradicionais colégios da capital paraense. Após a confirmação da prisão, a Polícia Civil do Pará passou a receber várias outras denúncias. O Colégio Nazaré emitiu nota informando que prestará apoio psicológico às crianças e famílias das prováveis vítimas do professor. Também disponibilizou canais de atendimento para denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 181. Os denunciantes não terão as identidades divulgadas.

AUTISMO

Atendimento

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputado Carlos Bordalo (PT), se reunirá hoje, às 15h, com representantes da Unimed Belém. Na pauta, o direito a número ilimitado de sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para o tratamento da pessoa com transtorno do espectro autista, conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

FAZENDA

Perdas

O Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz) divulgou, ontem, uma carta contra o substitutivo ao projeto de lei que altera a cobrança do Imposto de Renda (IR). O projeto é relatado pelo deputado paraense Celso Sabino (PSDB). No documento, assinado pelo diretor-institucional do Comsefaz, André Horta, os secretários reafirmam que a nova versão do substitutivo “continua prevendo a subtração de receitas de Estados e municípios e criando um horizonte de manifesta insolvência fiscal aos entes subnacionais”.

Fundos

O principal ponto de discordância está na proposta de reduzir o IR de pessoa jurídica de 25% para 20%, o que afetaria diretamente as receitas de Estados e municípios, porque esse imposto é a base dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e de Participação dos Municípios (FPM). As perdas para as unidades federativas ficariam na casa de R$ 26,1 bilhões, segundo dados do Comsefaz.  

TURISMO

Rota

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou  o projeto de lei que cria a Rota Turística Histórica Belém-Bragança. A medida é importante porque facilita a busca de recursos para o desenvolvimento da estrutura turística do percurso que oferece aos viajantes paisagens, relíquias e patrimônios históricos e culturais de época, como estações remanescentes, pontes e trilhos da ferrovia. O projeto foi de autoria do deputado federal Eduardo Costa (PTB-PA).

MARAJÓ

Participação

O Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos começou a distribuir convites a entidades da sociedade civil que atuam na região do Marajó, para uma reunião na próxima segunda-feira, 23, no município de Soure. Segundo o ministério, o objetivo do encontro é “ampliar o diálogo acerca do projeto Abrace o Marajó”. O governo federal tem sido alvo de críticas pela baixa participação popular no projeto que teria a missão de melhorar os indicadores sociais da região. No convite, a ministra Damares Alves informa que os diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também estarão em Soure para apresentar linhas de financiamento a empresas que queiram se instalar no Marajó, gerando empregos e renda.

VACINAS

Espera

Hoje não haverá vacinação contra a covid-19 para o calendário por faixa etária em Belém e Ananindeua. As duas secretarias municipais de Saúde informaram estar à espera da reposição de doses. O Pará já recebeu mais de meio milhão de doses em um intervalo de quatro dias, entre sexta-feira, 13, e ontem, quando chegou a 63ª remessa com mais de 110,5 mil doses. A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) informou que está enviando as doses para os 144 municípios desde o fim de semana.

EM POUCAS LINHAS

► Leitores de O LIBERAL receberão, com exclusividade, o álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro (séries A e B). A aguardada parceria com a Panini já criou expectativa e aumento de pedidos.

► Para atender melhor a demanda, a publicação foi remanejada do dia 22 para 29 de agosto.

 ► A  Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará instalará, hoje, uma sala de fiscalização no Terminal Rodoviário de Ananindeua.

► A ideia é que a presença de fiscais da Arcon ajude a coibir a circulação do transporte clandestino no local.

► Será encerrado, hoje, o processo seletivo simplificado para contratação temporária de professor substituto da Universal Federal do Oeste do Pará (Ufopa). As vagas são para o campus de Oriximiná.

► O engenheiro agrônomo Raul dos Santos Guimarães foi nomeado para o cargo de superintendente da Comissão da Lavoura Cacaueira do Pará (Ceplac).

► Guimarães é defensor do cacau em sistema agroflorestal, consorciado com açaí, outras frutas e madeiras nobres.

► Técnicos das Universidades Federal do Pará (UFPA), Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Rural da Amazônia (Ufra) paralisam atividades presenciais e remotas e farão protestos hoje.

► A manifestação é contra a proposta de reforma administrativa do governo federal. A categoria ameaça fazer greve por tempo indeterminado.

► Pela primeira vez nos últimos 43 anos, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do Pará e Amapá será presidido por uma mulher. A corretora e atual diretora financeira do Creci da 12ª  Região, Marlene Assunção, foi eleita e ficará o próximo triênio à frente da entidade.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!