REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Tem uns que têm mais paciência para aguentar desaforos que são ditos ali e tem outros que não têm'

Foi o que disse, ontem, o vice-presidente Hamilton Mourão sobre a reação do ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, durante sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid

Repórter 70

Benefício em avaliação
A Câmara Federal aprovou, ontem, a isenção do Imposto de Renda para
aposentados com sequelas da covid-19

Avanço da ciência
A Fiocruz desenvolveu o primeiro teste molecular para detectar a hanseníase. O mal atinge 27 mil pessoas por ano no Brasil.

image Hamilton Mourão (J. Bosco)

"Tem uns que têm mais paciência para aguentar desaforos que são ditos ali e tem outros que não têm. Então, o Wagner aguentou até determinado ponto e, em outros, acabou dando uma aloprada, o que eu acho perfeitamente normal.”

Foi o que disse, ontem, o vice-presidente Hamilton Mourão sobre a reação do ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, durante sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Rosário saiu da sessão na condição de investigado após protagonizar um bate-boca com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), chamada por ele de “descontrolada” após questioná-lo sobre o caso Covaxin.

CELSO SABINO

Mudança

O deputado federal Celso Sabino deixou o PSDB e oficializou, ontem, o seu ingresso no PSL. A cerimônia de filiação foi prestigiada pelo presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), de quem Sabino se aproximou nos últimos meses. Também estiveram presentes os presidentes nacionais do PSL, Luciano Bivar, e do DEM, Antônio Carlos Magalhães Neto. Vale lembrar que PSL e DEM avaliam uma possível fusão das duas legendas. Juntas, elas podem se tornar a principal força do Congresso somando 81 deputados na Câmara Federal. No Pará, as conversas são conduzidas por Sabino, que vai presidir o PSL do Pará, e pelo presidente do DEM estadual, deputado federal Helio Leite. Sabino deixou o PSDB em separação litigiosa. Para sair do partido, sem perder o cargo, o deputado ingressou com ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alegando ter sido alvo de discriminação no ninho tucano. O TSE aceitou os argumentos do parlamentar e autorizou desfiliação.

URINA PRETA

Investigação

Em audiência pública realizada ontem, na Assembleia Legislativa do Pará, o pesquisador Marcos Mota, do Instituto Evandro Chagas, recomendou que a população procure informações confiáveis sobre a Síndrome de Haff, conhecida como a doença da urina preta. “Nós estamos no momento de investigação e isso, infelizmente, leva algumas pessoas a levantar hipóteses com fundamentação inconsistente”, afirmou Mota.

Suspeitos

Até agora, o Pará registrou dez casos suspeitos da doença. Mas um deles foi descartado na última terça-feira. Material analisado pelo Instituto Evandro Chagas apontou que os sintomas eram resultados de uma leptospirose. A doença da urina preta é causada por uma toxina presente em algumas espécies de pescado. O medo da contaminação derrubou a venda de peixes nas feiras e mercados paraenses.

SERRARIAS

Ilegalidades

A Justiça Federal tornou réu um dos acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) por operar serrarias ilegais dentro da Terra Indígena Alto Rio Guamá, no nordeste paraense. O inquérito da Polícia Federal que investigou o caso resultou em duas operações: a “Embaúba 1”, em setembro do ano passado, e a "Embaúba 2”, em maio deste ano.
 
Acusações

O MPF também acusa oito integrantes do grupo por formação de quadrilha, desmatamento ilegal e receptação de produtos de crime. Desde 2016, todas as serrarias cadastradas em Nova Esperança do Piriá haviam sido excluídas dos sistemas de produtos florestais por causa das ilegalidades, mas seguiram funcionando até pelo menos o último mês de maio.

IMUNIZAÇÃO

Adolescentes

O município de Ananindeua vacinou, ontem, adolescentes de 12 anos de idade e sem comorbidades, tornando-se a primeira cidade paraense com mais de 500 mil habitantes a imunizar esse grupo da população. Em agosto, Ananindeua já havia se tornado o primeiro município paraense a vacinar jovens com idade abaixo dos 18 anos. O imunizante utilizado para esse público é produzido pela Pfizer, único liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso em pessoas da faixa etária entre 12 a 17 anos. Segundo dados oficiais, Ananindeua já ultrapassou 70% de sua população vacinada com a primeira dose da vacina anti-convid.

MAMOGRAFIAS

Prefeituras

Sete prefeituras do nordeste paraense receberam do Ministério Público Federal a recomendação para disponibilizar à população, de maneira adequada e eficiente, exames de mamografia por meio do Sistema Único de Saúde. Caso não consigam, devem adotar medidas para firmar termo de cooperação com os municípios que tenham disponibilidade para garantir a realização dos exames “em plena capacidade do sistema, tornando possível o atendimento de toda a população em tempo hábil a detectar doenças precocemente”. A mamografia é um dos instrumentos para detectar o câncer de mama ainda em estágio inicial, quando há boas chances de cura. As recomendações foram enviadas às Prefeituras de São Miguel do Guamá, Ourém, Mãe do Rio, Ipixuna do Pará, Capitão Poço e Cachoeira do Piriá.

EM POUCAS LINHAS

► O governador Helder Barbalho fará hoje, às 20h, no Centur, o lançamento dos programas “Vale Gás” e “Água para Todos” , aprovados nesta semana pelos deputados estaduais.

► O jornalista J.R Guzzo passou a reforçar o time de articulistas fixos da edição dominical de O LIBERAL.

► Guzzo foi um dos criadores das revistas “Exame” e “Veja”.

► Atualmente, o jornalista escreve para os jornais “Estado de S. Paulo” e “Gazeta do Povo”.

► Acordo celebrado entre as presidências das duas Casas legislativas federais vai garantir o avanço na tramitação da reforma do Imposto de Renda no Senado; do Refis, na Câmara dos Deputados; e da PEC dos Precatórios na comissão mista, que é formada por deputados federais e senadores.

► Será suspenso, amanhã, o atendimento presencial ao público na sede da Secretaria de Municipal de Gestão Fazendária de Ananindeua e no posto “Atende Fácil”, no Shopping Metrópole. O dia será reservado para que a equipe passe por um curso de capacitação.

► A Defensoria Pública do Estado do Pará levará, no domingo, 25, o programa “Balcão de Direitos” para a praça da República, no Centro de Belém.

► Serão ofertados, de forma gratuita, os serviços de emissão de documentos como carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), segunda via de certidão de nascimento ou óbito e carteira de trabalho digital, além de atendimento jurídico e reconhecimento voluntário de paternidade.

► Ontem, o Hospital de Campanha do Hangar estava atendendo 23 pacientes, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Desses, 13 ocupavam leitos de Unidade de Terapia Intensiva.

► A bancada do PSol na Câmara dos Deputados encaminhou ofícios ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal e à Polícia Civil do Pará solicitando empenho na investigação sobre o ataque ao escritório da deputada federal Vivi Reis.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!