CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

Serra defende que PSDB busque alternativa para romper polarização entre Lula e Bolsonaro

O senador também reconhece que os tucanos não foram “explícitos” na crítica ao atual presidente da República e lamenta a “perda” de Geraldo Alckmin

Repórter 70

Cultura regional

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo realizará uma mostra teatral sobre seres mitológicos da Amazônia no próximo dia 7.

Risco ambiental

Especialistas ambientais alertam para o crescimento do comércio ilegal de abelhas na internet. A prática ameaça espécies no país.

MARAJÓ

A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) registrou, no município de Afuá, no Marajó, o primeiro caso de sarampo este ano, no Pará. Em 2021, foram 121 registros da doença, número que significou uma drástica redução em relação a 2020, quando o Estado contou 4.840 casos de sarampo. A Sespa informou que, com a confirmação do primeiro caso deste ano, várias ações preventivas de monitoramento foram recomendadas ao município marajoara. Algumas delas serão realizadas neste final de semana com o apoio do 7º Centro Regional de Saúde da Sespa.

COMBATE

Uma das armas usadas contra o sarampo é a vacina e a atual campanha de imunização ainda ocorre nos municípios com a prorrogação determinada pelo Ministério da Saúde. A vacina específica contra o sarampo prosseguirá até 24 de junho, mesmo período em que será realizada a campanha de imunização contra a gripe por influenza, voltada para os grupos prioritários.

META

A partir do dia 25 deste mês os Estados e municípios poderão ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de seis meses de idade, enquanto tiverem doses disponíveis. A meta para os municípios é atingir 95% das crianças de um a quatro anos com as duas vacinas. Chegar perto desse objetivo é ainda mais importante no Pará porque esse ano o Estado ainda não atingiu a meta da cobertura vacinal da tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba).

PÓS-COVID PALESTRA

Especialista em Neurofisiopatologia, Fisiologia e Medicina do Esporte, o médico e professor da Escola de Graduação do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de Sassari (Itália), Salvatore Rinald, vai proferir, amanhã, a palestra “Saúde mental na era pós-covid-19”.

image José Serra (J.Bosco)

 

 

"O PSDB precisa buscar uma alternativa que possa romper a polarização entre Lula e Bolsonaro”"

JOSÉ SERRA, um dos fundadores do partido, ao apostar em uma terceira via nas eleições presidenciais deste ano. O senador de 80 anos também reconhece que os tucanos não foram “explícitos” na crítica ao atual presidente da República e lamenta a “perda” de Geraldo Alckmin, ex-PSDB, hoje no PSB e que agora compõe chapa como vice do ex-presidente petista.

PARCERIA

O evento é promovido pelo Núcleo de Estudos em Neuromodulação do Programa de PósGraduação em Análises Clínicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) por meio de acordo de cooperação internacional com o Instituto e Fundação Rinaldi Fontani, em conjunto com a Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região, projeto “Escrevendo e Reescrevendo Nossa História” e apoio do Banco da Amazônia. A programação começa às 9h30, no auditório da instituição.

Especial

MARAJÓ

O LIBERAL começa a publicar hoje uma série de reportagens especiais sobre a região do Arquipélago do Marajó, feitas nos locais visitados pela equipe do Grupo Liberal durante a pandemia de covid-19.

IMERSÃO

Durante duas semanas, o repórter Dilson Pimentel e o fotógrafo Tarso Sarraf fizeram uma imersão nos mesmos locais e entrevistaram as mesmas pessoas ouvidas nas reportagens anteriores, em depoimentos nos quais é possível fazer uma comparação entre os cenários encontrados naquele momento de pandemia com o Marajó de agora, momentos próximos no tempo, mas distintos pelas novas perspectivas que o leitor poderá conferir. SÉRIE A série encerra-se no próximo domingo com um balanço das ações realizadas contra a covid-19 e também em outras áreas, nas esferas de governo federal, estadual e municipal. ESCÂNDALO

PARAUAPEBAS

O município de Parauapebas, sudeste paraense, está novamente na alça de mira do Ministério Público, que investiga empresas que prestam serviços para a prefeitura. Entre os pontos nada republicanos, indício de superfaturamento, entregas diferentes das previstas em contratos e licitações suspeitas. O novo escândalo deverá ter atenção da mídia nacional, por conta da riqueza do município, com um dos maiores PIBs do Brasil.

PRECARIEDADE

Apesar do volumoso recurso pago pelas empresas instaladas na região, a cidade tem baixa infraestrutura em saúde e educação, além dos moradores reclamarem até dos inúmeros buracos em todas as vias do centro urbano. Não é à toa que o prefeito tem a menor popularidade entre os gestores municipais do Pará.

Em Poucas Linhas

  • A Polícia Federal (PF) deverá encaminhar, em breve, para a Justiça o resultado de extensa investigação sobre a venda ilegal de manganês, extraído da região sul do Estado do Pará.
  • Fonte da PF aponta que o esquema tem o envolvimento de um parlamentar da Assembleia Legislativa do Pará e um vereador da Câmara Municipal de Belém.
  • Embora evite o assunto e apresente até certa resistência, o advogado Carlos Kayath tem sido incentivado a apresentar o nome para a indicação que será feita pela Ordem dos Advogados do Brasilno Pará à vaga de desembargador pelo Tribunal de Justiça do Estado.
  • Colegas da Ordem, juízes e parlamentares têm defendido o nome de Carlos Kayath, por seu profundo conhecimento jurídico, experiência na advocacia e carreira em diferentes áreas, incluindo atuação no Poder Legislativo e também no Executivo.
  • O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) organizou uma programação para celebrar o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, comemorado neste domingo.
  • De amanhã até o próximo dia 10, o TRT8 promoverá palestras sobre o tema da sustentabilidade. A programação inclui também a inauguração de seu novo espaço de resíduos recicláveis.
  • Como parte das comemorações pelos 111 anos de fundação, a Igreja Assembleia de Deus, que nasceu no Estado do Pará, vai promover um mutirão de ajuda humanitária no município de Melgaço, situado no Arquipélago do Marajó.
  • Segundo os organizadores, mais de mil voluntários - entre médicos, dentistas, professores, assistentes sociais, pedreiros, costureiras, padeiros e outros profissionais - irão ao município para prestar serviços gratuitos à população. A ação social está marcada para os próximos dias 14 e 15.
  • A coluna deseja a todos os leitores um domingo de paz e alegre neste primeiro fim de semana junino.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!