Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas', diz Jair Bolsonaro

A fala do presidente foi feita durante entrevista ao Jornal Nacional

Repórter 70

Círio 2022
Será aberto hoje o cadastramento de idosos e pessoas com deficiência para gratuidade nas arquibancadas da festa.

Alerta ao consumidor
Um estudo científico publicado pelo periódico “Cell” revelou que o consumo de adoçantes pode afetar a flora intestinal.
 

Jair Bolsonaro (J.Bosco)

 

"Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes.”

Foi o que afirmou, ontem à noite, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em entrevista ao Jornal Nacional, ao responder a uma pergunta do jornalista William Bonner. O apresentador perguntou se Bolsonaro respeitará o resultado das urnas, seja qual for. O presidente é candidato à reeleição.

AUDIÊNCIA

ENTREVISTA

Teve grande audiência e repercussão a entrevista de 40 minutos do presidente da República, Jair Bolsonaro, que é candidato à reeleição pelo PL, aos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, no Jornal Nacional, da TV Globo. Logo na abertura, questionado por Bonner, Bolsonaro afirmou que espera eleições limpas e transparentes e que respeitará o resultado das urnas. Também abordou a Amazônia, afirmando que o maior foco de atenção são os mais de 30 milhões de habitantes que vivem na região. A entrevista teve ainda pontos mais tensos, com questionamentos sobre a atuação do governo durante a pandemia de covid-19 e sobre a participação no governo de parlamentares do chamado “centro” do Congresso Nacional.

AGENDA
 
Hoje o Jornal Nacional vai entrevistar o candidato Ciro Gomes (PDT). Nesta quinta-feira será a vez de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E, na sexta-feira, Simone Tebet, do MDB. Cada entrevista terá o tempo de 40 minutos, o mesmo dado a Jair Bolsonaro.

TEBET

VISITA

Por falar na corrida presidencial, a candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, vai cumprir agenda de campanha no Estado do Pará no final de agosto ou no primeiro dia de setembro. Tebet será recebida pelo governador e candidato à reeleição Helder Barbalho, do mesmo partido dela. Além da capital paraense, Tebet deve visitar pelo menos mais uma cidade do Estado.
 
APOIO

Outro presidenciável com agenda para a capital do Estado é o petista Luiz Inácio Lula da Silva, que tem visita marcada para o dia 2 de setembro. Já o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, ainda não tem visita ao Estado prevista. A coordenação de campanha de Ciro Gomes também ainda não confirmou agenda no Pará.

TURBANTE

DILIGÊNCIA

Candidata à Assembleia Legislativa do Pará, a professora Lívia Noronha (PSOL) foi acionada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para trocar a foto escolhida por ela para exibição na urna eletrônica. O motivo é que, na imagem, Lívia aparece usando um turbante. “O turbante é símbolo da nossa resistência, carrega significado, ancestralidade e diz quem somos”, afirmou a candidata em suas redes sociais. A lei eleitoral proíbe o uso de adornos e elementos cênicos, mas garante o uso de indumentárias étnicas e religiosas.  

EXIGÊNCIAS

Em nota, o TRE do Pará informa que “a diligência sobre a fotografia da candidata ocorreu por estar em desconformidade com o parâmetro de enquadramento estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral”. Mas ressalta que o caso ainda está em fase de instrução do processo e que será “oportunizado às partes que ajustem eventuais dados e documentos”. O TRE do Pará informou também que Lívia já apresentou outra fotografia usando o turbante, mas com o enquadramento de busto (outra exigência da lei), e que o pedido de registro está em tramitação. 

ENTREVISTAS

RETIFICAÇÃO

A ordem das entrevistas especiais com os candidatos ao Governo do Pará no Jornal Liberal 1ª Edição, exibido ao meio-dia pela TV Liberal, será divulgada apenas após a pesquisa de intenção de votos a ser feita pelo Ipec (antigo Ibope). Os cinco candidatos com as melhores pontuações serão entrevistados ao vivo. Os outros três terão espaço através de entrevista gravada. A ordem publicada pela coluna na edição do último domingo de O LIBERAL se refere à cobertura da agenda dos candidatos no telejornalístico Jornal Liberal 2ª Edição, que vai ao ar à noite.

ENERGIA

DIREITO

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) expediu recomendação à concessionária de energia Equatorial Pará para a retomada das obras que vão garantir energia elétrica para comunidades rurais da “Vila Romaria”, no município de Cumaru do Norte. No documento, emitido pelo MPPA, a Promotoria Agrária esclarece que “o fornecimento de energia elétrica constitui serviço essencial, sendo bem indispensável para uma vida digna e realização de atividades domésticas e de trabalho rotineiras”. A empresa tem dez dias para prestar informações sobre as medidas tomadas para o atendimento da recomendação.

Em Poucas Linhas

► O Ministério Público do Estado do Pará ganhou sede nova no município de Vigia de Nazaré. A solenidade de inauguração ocorreu na semana passada, com a presença do procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr.

► O aplicativo Pardal, do Tribunal Regional Eleitoral, somava, até a manhã de ontem, 26 denúncias de irregularidades na campanha eleitoral. Belém registrou o maior número de ocorrências. Foram seis no total. A maioria das denúncias envolve abuso de poder econômico e compra de votos.

► Está aberta até o dia 12 de setembro, na galeria Fidanza, no Museu de Arte Sacra do Pará, a exposição “Memórias da Infância”, contemplada pelo edital Preamar de Cultura e Arte 2022, da Secretaria de Estado de Cultura. Com curadoria de Vânia Leal e apoio da revista Design.com, a exposição reúne trabalhos de 28 fotógrafos brasileiros, a maioria deles paraense, presentes na coleção “Eduardo Vasconcelos”. A mostra é gratuita e ficará aberta ao público de todas as idades de terça-feira a domingo, sempre das 9h às 17h.

► Autora de livros como “Brasil, uma Biografia”, Lilia Schwarcz, da Universidade de São Paulo, participará, hoje, ao lado da presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, de conferência do Colóquio Internacional “José Saramago: Palavra, Pensamento, Ação”. O evento marca os 100 anos de nascimento do escritor português, ganhador do prêmio Nobel de Literatura, e é realizado pela Universidade Federal do Pará com apoio da Fundação José Saramago.

► Prosseguirá até o dia 15 de outubro de 2022 a etapa “Marajó” da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Devem ser vacinados animais de todas as idades em 15 municípios do arquipélago. A meta é vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!