Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Sempre imagino o futuro. Acho que é por isso que não morri'

Foi o que afirmou, ontem, a atriz Susana Vieira, que vai comemorar 80 anos de idade na semana que vem. Ela acabou de deixar o hospital depois de complicações da covid-19. A atriz deu entrevista para a jornalista Poliana Abritta. A entrevista será exibida amanhã, no “Fantástico

Repórter 70

A todo vapor
Hoje é dia de aulões gratuitos para os candidatos de seis cidades do Pará que farão o Exame Nacional do Ensino Médio.

De olho no calendário
Começam na quarta-feira, 24, as inscrições para o novo concurso público do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

 

Legenda (J.Bosco)

"Sempre imagino o futuro. Acho que é por isso que não morri.”

Foi o que afirmou, ontem, a atriz Susana Vieira, que vai comemorar 80 anos de idade na semana que vem. Ela acabou de deixar o hospital depois de complicações da covid-19. A atriz deu entrevista para a jornalista Poliana Abritta. A entrevista será exibida amanhã, no “Fantástico”.

EXECUÇÃO

TRABALHISTA

A Justiça do Trabalho em todo o Brasil realizará, de 19 a 23 de setembro, a 12ª edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista. A meta é a solução de processos em fase final ou de execução, ou seja, que dependem do pagamento do que foi definido em juízo, que é o efetivo cumprimento da decisão. O lema e a identidade deste ano trazem referências à Copa do Mundo, que será realizada entre novembro e dezembro deste ano, no Qatar, e terá como slogan “Na cara do gol - vire o jogo e finalize seu processo”.

ENCONTRO

EMOÇÃO

Em Belém desde a última quinta-feira para o evento que marca os 100 anos de nascimento de José Saramago, ganhador do prêmio Nobel de Literatura, a jornalista e presidente da fundação que leva o nome do escritor, Pilar del Río teve um encontro emocionado, ontem, com a antropóloga e professora da Universidade Federal do Pará, Beatriz Matos, viúva do indigenista Bruno Pereira, que foi assassinado no Vale do Javari. Emocionada, Pilar recebeu Beatriz com um longo abraço e definiu o encontro como um “ato contra o silêncio”.

EUROPA

VOOS

Para quem acompanha a retomada no setor da aviação comercial em Belém, o comunicado conjunto entre o Governo do Pará e a companhia aérea Azul, anunciando para dezembro deste ano o retorno da rota Belém-Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, acendeu a possibilidade de lutar por outro sonho, a rota Belém-Paris, via Caiena, a capital da Guiana Francesa. Ao longo da semana e principalmente após o resultado do leilão dos aeroportos brasileiros, que incluiu o internacional de Belém, se intensificaram as conversas nesse sentido entre pessoas do consulado francês no Pará e a direção da Air France-KLM.

ESTUDO

A princípio, a companhia tem um plano-teste do estudo do potencial nos chamados voos charters, modalidade de serviço aéreo integrante da aviação comercial feita em alguns casos com aviões alugados. Esses testes, segundo informações do setor, podem se tornar voos efetivos para a capital francesa, com toda a torcida do trade turístico do Pará. Atualmente, do Aeroporto de Val-de-Cães, partem voos internacionais para Lisboa e Suriname, e, em breve, novamente para os Estados Unidos.

CÉDULAS

APREENSÃO

A Polícia Federal (PF) em Redenção fez, ontem, a maior apreensão de notas falsas da história do município. A PF deflagrou a operação “Hundredum Falsus” e encontrou R$ 14,9 mil em notas falsas na cidade de Tucumã, no sudeste paraense. Como em outras apreensões, a investigação começou a partir de informações repassadas à polícia pelo Setor de Inteligência dos Correios, que alertou a PF acerca de uma correspondência com conteúdo suspeito. A pena para produção e uso de notas falsas pode chegar a doze anos de prisão.

VOTAÇÃO

TREINO

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará e o shopping Bosque Grão-Pará promoverão, hoje e amanhã, o projeto “Vem TREinar”. Na ação, o público poderá treinar a votação em urnas eletrônicas do modelo 2020, mais rápidas, com assistente da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tempo de confirmação e leitura. Será possível simular o procedimento correto para a escolha dos candidatos das eleições de 2022. Servidores do TRE estarão no espaço para esclarecer as dúvidas dos eleitores.

JORNALISTAS

ADMIRADOS

Quatro jornalistas do Grupo Liberal foram classificados na categoria “Regional Norte” para a segunda etapa do prêmio “Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar”. A editora Cléo Soares, o repórter Dilson Pimentel, o repórter fotográfico Tarso Sarraf, que atuam no jornal e portal OLiberal.com, e Carlos Brito, repórter da TV Liberal, estão na disputa. O prêmio é resultado de parceria de portal Jornalistas&Cia com o Hospital Israelita Albert Einstein. No primeiro turno, encerrado no último dia 11, foram mais de 180 jornalistas indicados nas categorias nacional, regional e colunistas. A premiação final será no dia 10 de outubro, em São Paulo.

EM POUCAS LINHAS

► A Prefeitura de Belém promoverá hoje o “Dia D” da campanha de vacinação contra a poliomielite e outras doenças. Um dos pontos de atendimento será a Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira.

► Está no radar do Banco do Estado do Pará a inauguração de mais duas agências até o fim deste mês: uma no município marajoara de São Sebastião da Boa Vista, no dia 26, e outra na cidade de Belterra, no oeste paraense, no dia 31.

► Somente este ano, o banco inaugurou doze agências, completando 152 unidades em 133 municípios do Pará.

► Balanço do Tribunal Superior Eleitoral revela que aumentou o número de pessoas com mais de 70 anos aptas a votar neste ano.

► Em 2018, esses eleitores somavam doze milhões. Para as eleições deste ano são 14,8 milhões, um aumento de 24%.

► A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral do Pará realizará nesta segunda-feira, 22, uma audiência pública para definir sobre os procedimentos a serem utilizados na realização da auditoria no pleito deste ano.

► Foram convidados representantes dos partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil, Procuradoria Regional Eleitoral, Polícia Federal e outros.

► Neste ano, 27 urnas eletrônicas de diferentes seções e municípios do Pará serão sorteadas na véspera das eleições para serem encaminhadas para a auditoria.

► O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação na Justiça para garantir a segurança, a sobrevivência e demais direitos de uma comunidade de 400 famílias ribeirinhas do Arquipélago do Marajó, que estariam sofrendo ameaças de um grupo acusado pela prática de extorsão.

► De acordo com o MPF, o grupo se intitula dono da área conhecida como “Vila Joviniano Pantoja” e cobra taxas sobre a produção dos trabalhadores, além de ameaçá-los de expulsão. 

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!