CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Se você não quiser lixo na sua cidade, não coloque lixo na urna', diz Mario Sergio Cortella

Filósofo e escritor, Cortella falou sobre as consequências do voto inconsciente nas eleições

Repórter 70

Ressocialização no Estado
Mulheres custodiadas no Centro de Reeducação Feminino de Ananindeua farão 1a Mostra de Artesanato de hoje até quinta.

Círio chegando
Faltam 12 dias para o 230º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. Os devotos intensificam a preparação da festa.

 

image Mario Sergio Cortella (J.Bosco)

 

"Se você não quiser lixo na sua cidade, no seu Estado e em seu país, não coloque lixo na urna eletrônica”

MARIO SERGIO CORTELLA, filósofo e escritor, ao falar sobre as consequências do voto inconsciente nas eleições. “Pense bem no voto que você depositará na urna eletrônica, pois, o seu voto sempre trará algum tipo de retorno para a sua vida.”

MIGRAÇÃO

APOIO 

A rede Cáritas promove hoje em Belém o seminário “Migração e Wash: Integrando Fronteiras”. A programação faz parte do projeto “Orinoco: Águas que Atravessam Fronteiras”, criado para atuar junto à população migrante e refugiada venezuelana nas regiões Norte e Nordeste do país. Além do Pará, haverá seminários no Piauí, Acre, Roraima e Rondônia. Serão debatidos temas como prevenção contra a covid-19 e enfrentamento à violência de gênero, entre outros. Os debates têm sido importantes para chamar a atenção do poder público e da sociedade civil para os problemas enfrentados pelos migrantes. 

TRATAMENTO

IRREGULARIDADE 

O município de Breves, no Marajó, tem 120 dias para sanar irregularidades no programa Tratamento Fora do Domicílio, sob pena de suspensão dos recursos enviados pelo governo federal aos municípios. A decisão foi da Justiça Federal que atendeu a ação do Ministério Público Federal com base em auditoria do  Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), que listou pelo menos seis irregularidades no programa.
 
PREJUÍZOS
 
Os problemas estão prejudicando os usuários. Na auditoria, o Denasus constatou que, de 748 pacientes e acompanhantes de Breves que fizeram tratamento com o apoio do programa em 2021, somente oito receberam ajuda de custo. O recurso é fundamental para garantir despesas como hospedagem e alimentação a quem precisa se submeter a tratamento de saúde fora do local onde mora.  

JUSTIÇA

ESPORTE
 
Um torcedor do Paysandu terá que se apresentar ao Comando Geral da Polícia Militar sempre duas horas antes dos jogos da equipe bicolor.

DECISÃO

A decisão faz parte do projeto Esporte com Justiça, criado  para reduzir a violência nos estádios. Flagrado em um tumulto durante a partida Paysandu x Vitória, na Curuzu, o torcedor assinou um acordo e a apresentação prévia deverá ser feita ao longo de seis meses.

DEBATE

CONVIDADOS 

A TV Liberal realiza hoje o primeiro debate entre os candidatos que concorrem ao governo do Pará nas eleições deste ano. Foram convidados os cinco nomes mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de votos feitas pelo Ipec. Adolfo Oliveira (Psol), Dr. Felipe Augusto (PRTB), Helder Barbalho (MDB), Major Marcony (Solidariedade) e Zequinha Marinho (PL) confirmaram presença. Os debates eleitorais da TV Liberal já fazem parte da tradição das eleições no Estado. É um momento para que os candidatos apresentem suas propostas em confronto direto com os opositores.  
 
ESTRUTURA
 
Nos bastidores está sendo montada uma superestrutura para receber os concorrentes ao cargo máximo do poder executivo paraense. Cada um deles poderá levar dois assessores, mas apenas um terá acesso aos estúdios nos intervalos da programação. A previsão é de que os concorrentes estejam na sede da emissora por volta das 21 horas. O programa vai ao ar logo após a novela Pantanal. A mediação será do repórter Fabiano Villela.    

ELEIÇÕES

FORÇAS
 
Militares da Força Aérea Brasileira (FAB), que integram o Comando Conjunto Norte, estiveram ontem nas cidades de Abaetetuba e Moju para o reconhecimento referente à Operação de Garantia de Votação e Apuração (GVA). Entre outras ações, a comissão responsável reuniu com juízes eleitorais das duas cidades, verificou rotas dos locais de votação e a infraestrutura necessária para a logística de apoio às tropas.

APOIO

Neste ano, as três Forças Armadas vão apoiar as eleições em 78 municípios do Pará. Além da segurança, elas atuam no transporte de urnas e boletins de apuração.

Em Poucas Linhas

► Demonstrando a característica simpatia, o engenheiro Paulo Roseira, candidato ao Governo do Estado pelo Agir, gravou e distribuiu vídeo nas redes sociais agradecendo ao Grupo Liberal pela iniciativa de entrevistar todos os candidatos ao executivo estadual. Além da TV Liberal e G1, o portal OLiberal.com transmitiu ao vivo nas redes sociais e na Rádio Liberal entrevistas com todos os oito candidatos. Todos também tiveram espaço nas edições impressas de O Liberal e Amazônia Jornal. Nesta terça-feira (27) será a vez do candidato ao Senado pelo PL, Mário Couto. Na quarta, será o candidato ao governo do mesmo partido, Zequinha Marinho. A série termina com Helder Barbalho, na quinta-feira (29).

► Termina nesta quarta-feira (28) o prazo para que empresas e instituições peçam a instalação das estruturas de palcos ao longo dos trajetos da trasladação e da grande romaria do Círio 2022.

► A Organização Não Governamental Namazônia realizará hoje roda de conversa sobre a navegação no Pará. A programação faz parte do projeto Caminho das Águas, que vai destacar a relação entre os ribeirinhos e os rios por meio de intervenção artística utilizando a técnica  do video mapping. A roda de conversa será realizada das 19h às 21h, no auditório da Igreja de Santo Alexandre.

► O  Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) inaugurou sede própria no município de Tucumã. A cerimônia foi presidida pelo procurador-geral de Justiça do Estado, César Mattar Jr.

► Estão abertas as inscrições para o primeiro processo seletivo de estagiários do curso de Direito - graduação e pós-graduação - do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá. As inscrições podem ser feitas até 8 de outubro no site do órgão. A prova está prevista para o dia 26 de outubro de 2022.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!