Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'...Se vacinar é um ato de amor'

"Vacinem-se!” é o slogan lançado pelo papa, numa campanha que junta arcebispos e cardeais do Continente Americano com a mensagem de que as vacinas são seguras e uma ferramenta fundamental para conter o avanço do novo coronavírus

Repórter 70

Mais dinheiro no bolso
O calor intenso é comemorado por ambulantes, que faturam mais com as vendas de água mineral, refrigerantes e sucos.

Infração no trânsito
Motociclistas ignoram os riscos de acidentes e trafegam pelas ciclofaixas para fugir dos congestionamentos em Belém.

s ()

'...Se vacinar é um ato de amor'

O papa Francisco disse, ontem, que quem se vacina contra a covid-19 demonstra amar o próximo. “Vacinem-se!” é o slogan lançado pelo papa, numa campanha que junta arcebispos e cardeais do Continente Americano com a mensagem de que as vacinas são seguras e uma ferramenta fundamental para conter o avanço do novo coronavírus.

INDEPENDÊNCIA

Sem desfile

O Ministério da Defesa anunciou na última terça-feira que não haverá, neste ano, o desfile militar de 7 de Setembro, mas o presidente Jair Bolsonaro afirmou, ontem, que “estará com o povo” no Dia da Independência do Brasil. A declaração foi dada na primeira agenda do dia, em Manaus (AM), antes do desembarque em Belém, onde o presidente participou da cerimônia do centenário da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará (Comieadepa).

Evangélico

No evento em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, Bolsonaro voltou a defender sua posição contra o lockdown, medida adotada por Estados para conter a pandemia de covid-19. “Temos um governo que respeita a Constituição Brasileira. Em nenhum momento fechou comércio, decretou toque de recolher, fechou igrejas...”, afirmou, sob aplausos. Em outro trecho do discurso, o presidente afirmou que, no Supremo Tribunal Federal, “uma ou outra pessoa” tem atrapalhado o governo, mas disse que espera que a Corte mude com as indicações dele e lembrou ter cumprido a promessa de escolher um nome “terrivelmente evangélico” para a cadeira deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello. “Tenho conversado com o pastor André Mendonça”, afirmou Bolsonaro. Ele repetiu que Mendonça se comprometeu a iniciar a primeira sessão semanal da Corte com uma oração.

APLICATIVO

Golpe

O senador Paulo Rocha (PT-PA) distribuiu, ontem, aos seus contatos, comunicado informando que, após ter o celular clonado, agora está sendo vítima de outro golpe. Uma conta de WhasApp com nome e foto do senador está sendo usada para pedir dinheiro à lista de contatos dele. A recomendação é para que as mensagens sejam ignoradas.

ARMAS DE FOGO

Agressores

O Senado aprovou um projeto de lei para proibir o acesso a armas de fogo para quem agrediu mulher, idoso ou criança. A proposta altera o Estatuto do Desarmamento e estabelece que, havendo a prática de violência, o juiz determinará a imediata apreensão de arma de fogo que esteja na posse do agressor. Além disso, não será permitida a aquisição de armas por quem tenha praticado agressão anteriormente.
devolução

Em caso de absolvição do acusado no processo de agressão, o projeto determina a devolução da arma apreendida. A proposta dependerá de análise da Câmara e, se aprovada pelos deputados, de sanção presidencial.

TERRENOS

Regularização

A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) realizará, hoje, uma audiência pública como os moradores do bairro da Campina, no distrito de Icoaraci. O evento é para apresentar como será feita a execução do programa de regularização fundiária “Terra da Gente”. Já foram realizadas audiências semelhantes nos bairros do Cruzeiro e Ponta Grossa, ambos em Icoaraci. Até agora, cerca de 800 moradores da Vila Sorriso participaram dos encontros. O “Terra da Gente” é desenvolvido pelo município de Belém, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação e Instituto de Terras do Pará. A meta é conceder quatro mil títulos de propriedade até o final deste ano.

CAPELA

Restauro

Parecer do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aponta a necessidade urgente de restauro da Capela de São Francisco da Penitência, que fica no interior do Hospital da Ordem Terceira, em Belém. Construída possivelmente entre 1748 e 1754, a capela ainda não é um bem tombado individualmente, mas está inserida no conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros da Cidade Velha e Campina, tombado pelo Iphan.

Campanha

Sem recursos para o restauro, o cônego Ronaldo Menezes, coordenador do Patrimônio Histórico da Arquidiocese de Belém, presidirá hoje, às 9h, a missa de lançamento da campanha pela reforma do telhado da capela, que, segundo ele, é a parte mais crítica.

EM POUCAS LINHAS

► Após análises dos recursos que levaram à anulação de questão da prova objetiva do concurso C-207, da Polícia Civil do Pará, o novo resultado foi disponibilizado, ontem, no Diário Oficial do Estado.

► Com programações em Belém, Santarém e Marabá, o Ministério Público do Pará realizará o seminário “15 anos da Lei Maria da Penha: avanços e conquistas - prêmio Mulheres Empoderadas”.

► Hoje e amanhã a programação será em Belém. No dia 24, em Santarém, e, no dia 1º de setembro, em Marabá.

► O Núcleo de Enfrentamento e Prevenção à Violência de Gênero (Nugen), da Defensoria Pública do Pará, lançará, hoje e amanhã, o programa “Defenda-me”, voltado à capacitação e criação das procuradorias municipais da mulher paraense em todo o Estado.

► O “Defenda-me” é direcionado a deputadas, prefeitas e vereadoras do Pará e foi criado para orientar sobre como fazer a instalação das procuradorias municipais da mulher.

► No próximo dia 26 será aberto o prazo de inscrição para o concurso para preenchimento de vagas na Junta Comercial do Pará.

► As missas dominicais que são celebradas no prédio do Grupo Liberal, à avenida Romulo Maiorana, no bairro do Marco, serão retomadas no dia 12 de setembro.

► Hoje é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. O LIBERAL disponibilizou um canal para que internautas compartilhem flagrantes de desrespeito aos ciclistas.

► Os vídeos podem ser enviados para a Redação Integrada através de aplicativo de mensagens pelo número (91) 98439-8833.

► Os manguezais, espécie de berçário da vida marinha, serão o tema do programa “Globo Repórter” (exibido aqui pela TV Liberal) de amanhã. Uma das reportagens é do jornalista Fabiano Villela. Ele vai desbravar a maior faixa contínua de manguezal do mundo, que fica no Estado do Pará.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!