CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Se o Lula voltar, pelo voto direto, tudo bem. Agora, veja qual vai ser o futuro do Brasil?'

A afirmação é do presidente da República, Jair Bolsonaro, e foi feita, ontem à noite, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou as condenações impostas pela Operação Lava Jato ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, o petista poderá disputar as próximas eleições

Repórter 70

Grupo prioritário
A Assembleia Legislativa do Pará aprovou, ontem, a moção que prevê a imediata vacinação de jornalistas contra a covid-19.

Prepare o balde
Hoje, a partir das 22h, vai faltar água em São Brás, Fátima, Marco, Canudos e Pedreira, em Belém.

image Jair Bolsonaro (J. Bosco)

"Se o Lula voltar, pelo voto direto, pelo voto auditável, tudo bem. Agora, veja qual vai ser o futuro do Brasil, o tipo de gente que ele vai trazer para dentro da Presidência."

A afirmação é do presidente da República, Jair Bolsonaro, e foi feita, ontem à noite, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou as condenações impostas pela Operação Lava Jato ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, o petista poderá disputar as próximas eleições.

RESTRIÇÕES

Mudanças

Após reunião com o comitê científico, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou, ontem à noite, a flexibilização das medidas restritivas contra a pandemia da covid-19. Entre as mudanças estão a redução do horário do toque de recolher, a ampliação do funcionamento de restaurantes e do comércio e a liberação do transporte fluvial para os municípios da Ilha do Marajó. Helder afirmou que a mudança foi possível porque houve redução na demanda por leitos clínicos na rede estadual de saúde e estabilidade na busca por vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Ontem, a ocupação de leitos de UTI era de 80,7% com tendência de queda. Nos leitos clínicos, o percentual estava em 57, 8%.          

Toque de recolher

Com isso, o toque de recolher que começa às 21h em todo o Pará agora passa a  valer a partir das 22h. Restaurantes que funcionavam só até às 18h passarão a funcionar até às 21h. O mesmo vale para lojas de rua e de shopping centers. O transporte fluvial entre a Região Metropolitana de Belém e a Ilha do Marajó foi liberado, assim como as viagens entre os Estados do Pará e Amazonas. Helder anunciou que a Grande Belém e as regiões nordeste, sul, sudeste, Marajó e Xingu ainda permanecem com o bandeiramento vermelho. Já o Baixo Amazonas, Calha Norte e Tapajós passam para o bandeiramento laranja. Com isso, não há mais toque de recolher. O uso de máscara segue obrigatório em todo o Estado.  

VICE-GOVERNADOR

Denúncia

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, em sessão realizada na quarta-feira, 14, que é da Justiça Federal a competência para apurar denúncia contra o vice-governador do Pará, Lúcio Vale, investigado por envolvimento em fraudes em licitações que teriam ocorrido entre 2003 e 2017. Vale, que foi deputado federal, é investigado com outras 31 pessoas.

Prejuízos

As fraudes teriam causado prejuízos de quase R$ 40 milhões aos cofres públicos, a maior parte recursos da merenda escolar. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal no ano passado e havia sido encaminhada pela Justiça Federal à Justiça Eleitoral, porque esta considerou que alguns dos fatos  eram considerados delito eleitoral. Com a decisão do STJ, o processo volta a tramitar na 4ª Vara da Justiça Federal em Belém.

VACINAÇÃO

Segunda dose

Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, à disputa mundial por imunizantes e ao desejo de retorno a uma vida livre das restrições impostas pela necessidade de combater a covid-19, muitas pessoas fazem pouco caso da campanha de vacinação. No Pará, quase 60 mil pessoas não retornaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose da vacina contra a doença. Em Belém, até a quarta-feira, 14, os faltosos somavam 12 mil. As autoridades alertam que essa ausência compromete a imunização. Apenas a primeira dose não é suficiente para reduzir os riscos de contaminação e o desenvolvimento de formas graves da doença.

ADEUS

Liliam Veloso

Morreu em São Paulo, nas primeiras horas da manhã de ontem, Liliam Benchimol de Veloso, viúva do jurista Zeno Veloso, morto no dia 18 de março. Ambos foram vítimas de complicações causadas pela covid-19. Eles foram casados por 52 anos e deixaram os filhos Guy e Lorena. Liliam, de 75 anos, estava internada desde o dia 5 de março.

SERVIÇOS

Crescimento  

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas divulgados, ontem, mostram que o Pará foi um dos 18 Estados com crescimento no setor de serviços no mês de fevereiro. O incremento foi de 0,7%, interrompendo a queda registrada em janeiro, quando o setor encolheu 2,1%. Entre as atividades com maior crescimento, estão os transportes e correios, com destaque para empresas que prestam serviço de logística. O dado mostra uma tendência irreversível de aumento das compras on-line e consolidação dos serviços de entrega. A boa notícia é que, apesar das medidas restritivas, o setor acumula crescimento de 20,9% no período de junho de 2020 a fevereiro de 2021. Ou seja, houve recuperação das perdas causadas pelas medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19.

EM POUCAS LINHAS

► Com 18 votos, a chapa encabeçada por Ivanildo Alves venceu a disputa para presidir a Academia Paraense de Letras (APL). A eleição foi realizada ontem. Não haverá festa de posse.

► Neste ano, a APL perdeu três nomes: João Carlos Pereira, Zeno Veloso e Jorge Arbage.

► A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) completará, nesta semana, 131 anos de fundação.

► Além da publicação de atos públicos, a Ioepa tem atuado para incentivar a difusão de obras literárias, por meio da editora pública “Dalcídio Jurandir”.

► Entre 2019 e 2020, a Ioepa distribuiu pouco mais de 36 mil cópias de 33 títulos produzidos pela editora. A previsão é distribuir mais 32 mil até o fim deste ano.

► O ex-diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Eduardo Leão assumiu a diretoria da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira (Aimex).

► O cargo ficou vago após a morte de Roberto Pupo, vítima da covid-19.  

► Entrará em funcionamento no sábado, 17, uma usina de oxigênio no Oiapoque, município no Extremo Norte do Brasil.

► A usina vai atender também os pacientes de cidades vizinhas. A usina tem capacidade para gerar 20 metros cúbicos de oxigênio por hora.

► Ao todo, o Amapá recebeu três usinas de oxigênio para ajudar hospitais e unidades de saúde de Macapá, Laranjal do Jari e Oiapoque.

► “O Defensor da Floresta” é o título da obra do artista, professor e pesquisador José Arnaud.

► O livro traz como personagem central o “Curupira” e foi impresso com material 75% reciclado.

► As ilustrações são assinadas pelos artistas gráficos Gizandro Santos e Andy Brito.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!