Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Se a imprensa está sendo atacada, é porque é relevante', declarou o presidente da ANJ, Marcelo Rech

Segundo ele, o jornalismo profissional é a principal barreira de contenção À desinformação e ao autoritarismo

Repórter 70

Em queda
O preço do litro do açaí do tipo médio voltou a cair em alguns pontos de venda de Belém. Agora custa R$ 10. Até junho, valia R$ 18.

Devoção na net
Famosos como Luan Santana e Tatá Werneck homenagearam a Senhora Aparecida nas redes sociais.

 (J.Bosco)

 

"Se a imprensa está sendo atacada, é porque é relevante.”

É o que afirma o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech. Segundo ele, o jornalismo profissional é a principal barreira de contenção à desinformação e ao autoritarismo. A declaração foi dada em entrevista ao site do “Estadão”.


MOBILIZAÇÃO

Ameaça

Integrantes dos Ministérios Públicos (MPs) Federal, da União, dos Estados, do Trabalho e Militar se mobilizam em todo o Brasil contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 05/ 2021 que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Segundo a Associação Nacional dos Procuradores da República, a PEC “traz risco de prejuízos sem precedentes para a atuação dos membros do MP”. A avaliação é de que haveria risco de submissão do órgão ao Congresso Nacional, o que poderia abrir as portas para as interferências políticas.

Manifesto

Um dos pontos mais criticados no texto da PEC é a indicação, pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, alternadamente, a cada biênio, de um membro dos MPs dos Estados ou da União para compor o Conselho Superior. Hoje à tarde, os integrantes dos MPs instalados no Pará vão divulgar um manifesto durante coletiva de imprensa.

ANIMAIS

Reclamações

Inaugurado há onze meses, a qualidade do atendimento prestado pelo Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia, em Belém, gera reclamações de usuários. A principal delas é a exigência do comprovante de residência do tutor do animal. Nas redes sociais, um caso causou revolta. Foi o de um usuário que precisou acionar a polícia para garantir o atendimento a um animal. Ele é morador de Belém, mas, como reside com a avó, não tem comprovante de residência emitido em seu nome. Em resposta, a diretora do hospital, Márcia Alves, afirmou que a exigência é “normal” na rede pública de saúde. Segundo ela, o hospital tem estrutura adequada para atender os moradores apenas da capital paraense e não de outros municípios. Por isso, o tutor do animal precisa comprovar que é residente em Belém.

COVID-19

Edmilson

Internado há uma semana em um leito do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Beneficente Portuguesa, em Belém, o prefeito Edmilson Rodrigues segue respondendo bem ao tratamento contra a covid-19. Todos os indicadores são positivos, segundo o boletim médico, que informa que o prefeito ainda recebe oxigênio por ventilação não invasiva. Um novo boletim, a ser divulgado ainda hoje, vai informar o resultado da tomografia do tórax, que deve indicar quando poderá ocorrer a alta do prefeito de Belém.

CRIANÇAS

Agressões

Na data em que se comemorou o Dia da Criança, 12, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulgou que o Brasil alcançou a marca de 119,8 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes entre os meses de janeiro a setembro deste ano. Os números são do Disque 100. No ano passado, o total de denúncias chegou a 153,4 mil. Em cerca de 66% dos casos, a agressão ocorre dentro de casa (79.872). De acordo com o levantamento, 51.293 das agressões foram praticadas pela mãe e 20.296 pelo pai. O levantamento não especifica o tipo de agressão sofrido.

CRISTO REDENTOR

Medalha

A Casa da Moeda lançou, ontem, uma medalha, exclusiva e limitada, em homenagem aos 90 anos do Cristo Redentor. Foram produzidas apenas 2.590 peças comemorativas: 90 em ouro, 200 em prata, 300 em bronze e 2.000 em cuproníquel, uma liga metálica de cobre e níquel. Para celebrar a iniciativa, o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal dom Orani João Tempesta, se reuniu com o presidente da Casa da Moeda do Brasil, Hugo Cavalcante Nogueira, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, para realizar a cerimônia de quebra do par de cunhos da nova medalha.

COMBU

Esgoto

Os moradores da Ilha do Combu serão ouvidos, hoje, sobre a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bacia da Estrada Nova, a ser instalada em uma área limítrofe ao canal da Quintino, mas às margens do rio Guamá, onde vivem as comunidades ribeirinhas. Na consulta pública de hoje, a população da Ilha do Combu poderá esclarecer dúvidas sobre os estudos ambientais do novo sistema de esgotamento sanitário. A reunião será realizada no “Boteco do Combu” de forma presencial. Já amanhã haverá outra consulta, das 19h às 21h, mas através da internet.

EM POUCAS LINHAS

► O Governo do Pará confirmou, ontem, que o Hospital de Campanha de Belém, instalado dentro do Hangar Centro de Convenções, será desativado neste sábado, 16.

►  A Fundação Parápaz promoverá, hoje, atendimentos gratuitos nas áreas da assistência social, saúde, esporte e cidadania para os moradores do município de Maracanã, no nordeste paraense. Haverá emissão de cédulas de identidade, encaminhamento para a segunda via da certidão de nascimento, segunda via do Cadastro de Pessoa Física e do cartão do Sistema Único de Saúde. Também a população terá acesso a consultas médicas em diversas especialidades. Os atendimentos serão feitos no prédio da Escola “Professora Taurina Carrera Botelho”, das 8h às 14h.

► A nova edição da “Caderneta das Crianças”, elaborada pelo Ministério da Saúde, trouxe um alerta importante para pais e responsáveis. Diz que a visão das crianças menores de dois anos de idade pode ser afetada por causa do uso prolongado de aparelhos celulares, jogos eletrônicos, tablets e televisores. O Ministério da Saúde preconiza que as crianças entre dois e cinco anos de idade passem, no máximo, uma hora por dia na frente dessas telas. Assim, correm menos risco de ter problemas de visão.

► O violonista Maurício Gomes se apresentará amanhã, às 17h, no Palacete Bolonha, em um recital de música em homenagem ao violonista Sebastião Tapajós, falecido no último dia 2. O recital é promovido pelo Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Pará, em parceria com a Fundação Carlos Gomes. A entrada é gratuita.

► A professora Rosineide da Silva Bentes, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), lança, hoje à tarde, o volume impresso do título “Amazônia - Meio Ambiente, Qualidade de Vida, Saúde e Temas Afins”. O lançamento será no auditório central do campus da Uepa, em Santarém.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!