CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'São dez times com dois grupos, 65 pessoas por delegação. Todos vacinados'

Foi o que afirmou, ontem à noite, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, ao informar à imprensa que a Copa América no Brasil ainda não está confirmada

Repórter 70

MEC confirma
Agora é oficial. O Exame Nacional de Ensino Médio será realizado nos dias 21 e 28 de novembro deste ano.

Fé e devoção
A apresentação do cartaz oficial do Círio 2021, ontem à noite, emocionou os devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

image Luiz Eduardo Ramos (J. Bosco)

"São dez times com dois grupos, 65 pessoas por delegação. Todos vacinados. Foi a imposição que tratamos com a CBF.”

Foi o que afirmou, ontem à noite, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, ao informar à imprensa que a Copa América no Brasil ainda não está confirmada. Ramos disse que, caso a competição se realize, os estádios não receberão público. O ministro também colocou como condição que todas as delegações estejam vacinadas contra a covid-19.

AMAZÔNIA

Sustentável

Em evento voltado para investidores estrangeiros, o presidente Jair Bolsonaro disse que defende a exploração sustentável das riquezas na Amazônia brasileira e voltou a falar do paradoxo amazônico, o contraste entre o “baixo desenvolvimento da região com a riqueza ambiental única no planeta”. O presidente defendeu que "a adequada remuneração dos serviços ambientais prestados na região amazônica; a concretização da bioeconomia; e a exploração sustentável dos recursos florestais, minerais e agrícolas, de forma inovadora, são imperativos para superarmos esse paradoxo. Nunca tive dúvidas de que é falso considerar opostos o desenvolvimento e a sustentabilidade”.

TAXA MINERÁRIA

Reunião

O governador do Pará, Helder Barbalho, e o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, se reuniram ontem, remotamente, com o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), para reforçar a importância da taxa minerária para os cofres estaduais. Criada em 2011, a taxa é alvo de uma ação no STF movida pela Confederação Nacional da Indústria que alega ser inconstitucional a cobrança. Fachin é o relator da ação que trata da taxa do Estado de Minas Gerais. Como os argumentos jurídicos são os mesmos, uma decisão do STF se aplicará imediatamente a todos os Estados que hoje fazem a cobrança.

VACINAÇÃO

Indefinição

Até ontem à noite, não havia previsão da retomada, em Belém, da vacinação de profissionais da educação. No sábado, 29, foram aplicadas 6.297 doses em trabalhadores da educação infantil e especial. Os próximos serão os profissionais do ensino básico. Mas é necessário chegarem as novas doses para esse grupo. Por enquanto, segue a imunização de pessoas com comorbidades.

CORREIOS

Reajuste

O Diário Oficial da União publicou, ontem, o reajuste dos serviços postais nacionais e internacionais prestados pelos Correios. O aumento de 4,29% é só um pouco abaixo da inflação medida pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4,51%, acumulado de janeiro a dezembro do ano passado. O aumento vale para carta, telegrama, malote e franqueamento autorizado de cartas. A boa notícia é que o segmento de encomendas, como Sedex, PAC e mala direta não sofreu alteração de preços.

FILAS

Organização

Nos últimos pagamentos de benefícios relativos aos programas assistenciais no Pará, o que se viu, no auge da pandemia de covid19, foram filas extensas e aglomeração, inclusive de pessoas sem máscaras, em frente às agências do Banco do Estado do Pará (Banpará). A boa notícia é que isso deve mudar para os pagamentos dos próximos benefícios. É que, conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem, o banco contratou por quase R$ 5 milhões uma empresa para prestar serviços de organização de filas e locação de 50 tendas e 2.400 cadeiras que devem ajudar na montagem de infraestrutura para apoio aos clientes e servidores do banco nas próximas datas de pagamentos.

ENERGIA

Bandeiramento

Junho chega aclamado como a abertura do verão amazônico e, junto com ele, coincide a entrada da bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o maior índice de aumento do quilowatt-hora no mecanismo das bandeiras, vigente em todo o território nacional. Isso significa que o consumidor deve ficar atento e combater o desperdício de energia elétrica neste mês. As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 pelo governo federal e indicam, mensalmente, na fatura do consumidor, se o custo dessa energia teve acréscimo em função das condições de geração de eletricidade.

COLETA

Normalizada

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que a coleta de lixo em Belém, que passou parte do final de semana comprometida, foi normalizada no domingo, 30, pelo Departamento de Resíduos Sólidos. O órgão informou também que os casos de despejo irregular de lixo que ocorreram no final de semana, como, por exemplo, na avenida Centenário, são considerados pontuais, uma prática de alguns moradores que a Sesan tem combatido com campanhas de educação ambiental e fiscalização.

EM POUCAS LINHAS

► Representantes do Ministério Público do Estado participaram de um encontro no município de Breves, no Marajó, para discutir a criação do Plano Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

► O evento integra o projeto da ONG Rádio Margarida, chamado “Awuré Ubuntu”, que visa à atenção integral às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e trabalho infantil na Ilha do Marajó, e conta com as parcerias com Ministério Público do Trabalho, Unicef e prefeituras do arquipélago.

► A Fundação Cultural do Pará (FCP) recebe as inscrições para o edital do prêmio “Vicente Salles de Experimentação Artística 2021” até o próximo dia 23.
 
► O objetivo é contemplar propostas que estimulem o desenvolvimento artístico nas várias regiões do território paraense. Os interessados podem se inscrever por meio do site da FCP.

► O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu, na última semana, um aumento no ritmo de vacinação contra a covid-19 no País.

► Lira disse que é preciso rever o plano nacional de imunização que estendeu a vacina para grupos com comorbidade e reduziu a vacinação seguindo o critério da idade.

► A Receita Federal no Pará foi surpreendida pelo comparecimento em massa dos retardatários. Até às 18h de ontem, último dia do prazo, foram recebidas 674.826 declarações em todo o Estado, o que corresponde a 105% (642.700) do esperado.  

► Em toda a 2ª Região Fiscal (AC, AP, AM, PA, RO e RR) 1.514.726 contribuintes acertaram as contas com o Leão.

► Repercutiu mal nas redes sociais a publicação realizada pelo comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, tenente-coronel Firmino, da Polícia Militar (PM) do Pará, parabenizando uma ação polêmica ocorrida em São Paulo, onde um PM agride um homem em via pública.

► Até o final da tarde de ontem, a PM do Pará não havia se manifestado sobre o caso.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!