REPÓRTER 70

Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

R70: 'O ministro Flávio Dino, como outros, fizeram no Supremo um partido político', diz senador

Eduardo Girão, senador (Novo-CE), sobre pedidos de impeachment apresentados por integrantes da oposição no Congresso contra Dino e Alexandre de Moraes, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira.

Repórter 70
fonte

Seguro Social
INSS suspende programa de redução de fila por falta de verba. Mais de 2,6 milhões de brasileiros aguardam liberação de benefício.

Emissão da CND
A Carteira Nacional Docente pode ser solicitada a partir de hoje. O sistema será aberto na página Mais Professores.

INFRAESTRUTURA
PANORAMA

Segundo o Panorama da Infraestrutura - Região Norte, 74% dos empresários industriais consideram as condições de infraestrutura da região como regular, ruim ou péssima, enquanto a média nacional é de 45%. O documento foi apresentado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), na “Pré-COP 30: o papel do setor privado na agenda do clima”. Ao falar sobre os dados, o presidente da Fiepa, Alex Carvalho, afirmou que é preciso “colocar esse pingo de realidade a quem ainda queira entender a infraestrutura como um inimigo da Amazônia”. “O inimigo da Amazônia é a pobreza, é a falta de oportunidades”.

RENOVÁVEL
COMBUSTÍVEL

A Petrobras está trabalhando num acordo para fornecer combustíveis renováveis para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A informação foi divulgada durante o Encontro Global sobre Empresas Estatais e Ação Climática. O acordo será uma forma de mostrar a atuação da empresa na missão de descarbonizar a economia brasileira. A petroleira busca parcerias para acelerar projetos ligados à transição energética, especialmente em combustíveis renováveis para aviação e para os transportes terrestres.

COP 30
TRANSPORTE

Quinze linhas exclusivas de ônibus vão atender os participantes credenciados da Blue Zone durante a COP 30, em Belém. Serão 250 veículos ao todo, dos quais 40 são elétricos e os demais operam com tecnologia Euro 6, de baixa emissão de poluentes. Os coletivos farão trajetos específicos até o Parque da Cidade, área que receberá a zona restrita da ONU. A organização do evento também divulgou os mapas de acesso e definiu que o sistema funcionará 24 horas por dia, entre 1º e 23 de novembro.

VIAS

Os pontos de embarque exclusivos estarão sinalizados com totens ou banners, e o transporte poderá ser utilizado mediante apresentação da credencial da Blue Zone ou carta da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). Delegações alojadas nos navios MSC Seaview e Costa Diadema, no porto de Outeiro, também serão atendidas. Por segurança, haverá bloqueios e fiscalização nas vias que dão acesso ao Parque da Cidade. Táxis e aplicativos só poderão embarcar e desembarcar passageiros nas avenidas Visconde de Inhaúma e Romulo Maiorana. Não haverá estacionamento no local e a avenida Duque de Caxias será utilizada apenas para embarque e desembarque de veículos próprios.

DIREITOS

E o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) implementou um canal específico no Disque 100 para registrar denúncias de violações de direitos humanos dentro da programação da COP 30. O serviço será coordenado pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Os dados subsidiarão a elaboração de um relatório nacional com todas as denúncias registradas no período anterior, durante e após a conferência.

MODELO

O atendimento funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e pode ser acessado gratuitamente por telefone fixo ou celular, com garantia de anonimato. A criação desse canal segue protocolos já utilizados em grandes mobilizações nacionais, como o Festival de Parintins e as enchentes no Rio Grande do Sul e contará com apoio do aparato de segurança do governo do Pará.

MÚSICA
REINSERÇÃO

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e Academia Paraense de Música (APM) assinaram termo de fomento para realização do projeto  “Amazônia Resistência – Um Desfile em Movimento”, que prevê a capacitação técnico-artística para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional. As oficinas serão oferecidas por meio do projeto TerPaz, do governo do Estado.

EXEMPLO

Segundo o presidente do TJPA, desembargador Roberto Moura, a parceria firmada com a APM é exemplo de como é possível gerar oportunidades e esperança, viabilizando a difusão e o reconhecimento do trabalho de pessoas privadas de liberdades e egressas, inclusive em espaços de visibilidade internacional, como o Global Citizen, com culminância em desfile-espetáculo e exposição durante a COP 30.

Em Poucas Linhas

► O Museu das Amazônias (MAZ) promove, hoje (16) e amanhã (17), o Fórum de Justiça Climática, em parceria com o Museu das Favelas de São Paulo. Aberto ao público, o evento tem como tema central “Periferias, florestas e futuros do Sul global” e reúne lideranças comunitárias, artistas, comunicadores e pesquisadores de diferentes territórios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

► O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci, ampliou o número de exames de mamografia realizados nos últimos anos. Em 2023, foram 2.183 procedimentos, enquanto em 2024 o número chegou a 3.170, um crescimento de 45,21%, o que representa quase mil exames a mais. Somente em 2025, já foram contabilizados 1.157 atendimentos até o momento.

► A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) deu início ontem à entrega dos kits para os participantes da XII Corrida, Caminhada e V Passeio Ciclístico do Servidor, que será realizada no sábado (18) no Parque Estadual do Utinga. A entrega ocorre até hoje, na sede da Seplad, na Travessa do Chaco.

► Começa na segunda-feira (20), em Belém, a 20ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com Tribunais de todo o país. Agendada para o período de 3 a 7 de novembro nos demais municípios, a atividade foi antecipada na capital em razão da COP 30.

► Marcada para sábado (18), a 23ª Romaria da Juventude deve reunir 60 mil jovens, prevê a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Essa será a nona procissão oficial do Círio 2025. A caminhada terá início às 16h na Paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Cremação, e seguirá até a Praça Santuário, em Nazaré.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!