CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

R70: 'Não estamos aqui para tirar direito de ninguém', diz Carlos Lupi

O ministro da Previdência Social disse que a pasta trabalha na checagem de possíveis fraudes nos benefícios previdenciários e assistenciais, mas deixou claro não se tratar de um “tribunal de inquisição"

Repórter 70

Poupança
O saldo da aplicação na caderneta subiu pela terceira vez no ano. Em junho, as entradas superaram as saídas em R$ 12,8 bi

Valores a receber

Os brasileiros ainda não sacaram R$ 8,4 bilhões em recursos esquecidos no sistema financeiro até o fim de maio, divulgou o BC.

image Carlos Lupi (J. Bosco)

"Não estamos aqui para tirar direito de ninguém.”

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, disse que a pasta trabalha na checagem de possíveis fraudes nos benefícios previdenciários e assistenciais, mas deixou claro não se tratar de um “tribunal de inquisição”.

CHINA

PECUÁRIA

Uma comitiva formada por empresários chineses do mercado de carne bovina e por representantes da organização de conservação global World Wide Fund For Nature/Fundo Mundial para a Natureza (WWF) cumpre, em Belém, uma agenda de reuniões com órgãos públicos e com instituições privadas. O objetivo é fortalecer as relações comerciais entre Pará e China. Entre os integrantes da comitiva está o vice-presidente da China Meat Association, Gao Guan. Durante reunião na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, os empresários chineses afirmaram ter intenção de atuar na promoção de práticas sustentáveis na pecuária bovina paraense, contribuindo para a conservação da Amazônia e fortalecimento das relações comerciais entre o Pará e a China. O grupo anunciou também que busca parcerias com o governo e empresas locais para ajudar a reintegrar ao mercado produtores de pecuária que atualmente enfrentam restrições comerciais devido a irregularidades ambientais.

PRAIA

PRESERVAÇÃO

Com a chegada do alto verão e o aumento do fluxo de pessoas em Salinópolis, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) anunciou o bloqueio de três quilômetros da faixa de areia para a circulação de veículos motorizados. A partir do terceiro atalho de acesso à praia do Atalaia, os visitantes vão encontrar uma área exclusiva para pedestres e atividades de conscientização ambiental. A iniciativa é uma tentativa de proteger a Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural do Atalaia que é habitat para várias espécies de tartarugas marinhas, aves, entre outros animais em fase de reprodução.

EDUCAÇÃO

Durante todo o mês de julho, equipes do Ideflor-Bio vão fazer blitz ambientais para educar os turistas sobre a importância de preservar a fauna e flora locais.

OFICINAS

As atividades incluirão a distribuição de sacolas reutilizáveis para carros, que devem ser usadas para reduzir o descarte irregular de resíduos sólidos nas praias, além de materiais educativos para crianças. Também serão realizadas palestras e oficinas para a população que reside nas imediações e com os comerciantes que atuam na área. Já virou lugar comum as deploráveis imagens das praias de Salinópolis tomadas pelo lixo após a passagem dos banhistas. Mais uma vez apela-se para o bom senso dos veranistas.  

INOVAÇÃO

CHAMADA

Estão abertas, até 12 de julho, as inscrições para a “Chamada CONFAP & WBI – Bélgica 2024”, que financiará projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação entre o Brasil e a Bélgica. Podem participar desse edital pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, Instituições Científicas, Instituições de Tecnologia e Inovação do Estado do Pará.

APOIO

A chamada é para apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa do Brasil e da Comunidade Francesa da Bélgica, principalmente em áreas como inovação para saúde, sistemas energéticos e habitats sustentáveis. A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) apoiará até dois projetos de pós-doutorado no exterior, no valor de até 40 mil euros cada, com prazo de vigência de até 12 meses. O acesso integral ao conteúdo da chamada está disponível no site do Confap.

QUEIJO

APREENSÃO

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) apreenderam 462 quilos de queijo muçarela clandestino na rodovia BR-010, em Ipixuna do Pará. A mercadoria estava sendo transportada na carroceria de uma caminhonete que foi parada na barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O queijo teria sido produzido em uma queijaria de Rondon do Pará e seria comercializado em um supermercado de Mãe do Rio.

AUTUAÇÃO

Por se tratar de um produto sem inspeção do Serviço Veterinário Oficial, ele não pode ser comercializado, pois desobedeceu às normas de higiene sanitária e as boas práticas de fabricação, colocando em risco a saúde do consumidor. O condutor, que também era o proprietário da carga, foi autuado, multado e depois liberado.

Em Poucas Linhas

► Conhecido por seus eventos de turismo religioso, o Pará está representado na feira ExpoCatólica 2024, que ocorre até hoje em São Paulo.

► O estande, montado pela Secretaria de Turismo do Estado, tem 54 metros quadrados e reúne informações e imagens sobre festas como o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a Marujada de São Benedito, em Bragança, e o Çairé, em Alter do Chão.

► O governador Helder Barbalho sancionou a lei que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará (Iasep).

► O plano detalha critérios para promoções, reajustes salariais e desenvolvimento de competências e tem a inclusão de benefícios como a gratificação de desempenho em saúde e o adicional de titulação.

► O Republicanos lançou a pré-candidatura de Luiz Carlos, conhecido como “Luiz do Posto”, à Prefeitura de Anapu. Ele tem apoio do PSDB, PRD, PT e PSB.

► Os conselho Federal e Estadual dos Representantes Comerciais (Confere e o Core-PA) assinaram nota conjunta lamentando a não contemplação da categoria entre as profissões que terão o benefício da redução de 30% na alíquota do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS), de acordo com o que está previsto no texto da reforma tributária apresentado nesta semana pelo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados.

► No documento, os conselheiros afirmam que os representantes comerciais são responsáveis por aproximadamente 30% de todos os negócios realizados no Brasil e ressaltam que “a pandemia deixou ainda mais evidente a importância da categoria para o País”.

► Marcado para hoje, o lançamento da pré-candidatura de Everaldo Eguchi à Prefeitura de Belém pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) foi desmarcado por causa da morte de um tio do pré-candidato a vice-prefeito. A nova data ainda será anunciada.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!