REPÓRTER 70

Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

R70: 'Inadmissível colocar a ideologia acima do consenso contra o antissemitismo', diz deputado

Mendonça Filho, deputado federal (União Brasil-PE), ao criticar a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de retirar o Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto. “É repugnante e expõe o antissemitismo petista. Não representa o povo brasileiro”, escreveu ele nas redes sociais.

Repórter 70

Faltam recursos
Sem verba, FAB só tem combustível para jatinhos até 3 de agosto. Sete das dez aeronaves usadas por autoridades já estão fora de serviço.

Aniversário
Banco Central lança moeda comemorativa de R$ 1 pelos 60 anos do órgão. Mais de 23 milhões entrarão em circulação.

MÉDICOS
PROTEÇÃO

Começou a tramitar no Senado proposta que assegura aos médicos a inviolabilidade de consultórios, arquivos, dados, correspondências e comunicações. O autor do projeto foi o senador paraense Zequinha Marinho (Podemos). A ideia, segundo o parlamentar, é garantir direitos essenciais ao médico no exercício da sua profissão, conferindo segurança jurídica, respeito institucional e respaldo ético, prevenindo situações abusivas e arbitrárias.

DIREITOS

O projeto prevê três novos direitos aos profissionais da medicina. O primeiro deles é o de exercer a profissão com liberdade, autonomia e objeção de consciência. Além disso, assegura a inviolabilidade do consultório ou local de trabalho do médico. Arquivos, dados, correspondência e comunicações, inclusive telefônicas, também devem ser mantidos em sigilo - salvo no caso de busca ou apreensão determinada pela Justiça. O texto apresentado por Marinho também prevê a presença de um representante do Conselho Regional de Medicina no caso de prisão em flagrante do profissional, por motivo ligado ao exercício da profissão.

CIDADANIA
MARAJÓ

Breves, no Marajó, será o primeiro município a receber este ano o projeto Casa de Justiça e Cidadania. A ação é fruto da cooperação dos tribunais Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), de Justiça do Pará (TJPA) e Regional Federal da 1ª Região (TRF1). As Casas de Justiça oferecem cursos profissionalizantes, informações sobre serviços públicos, conhecimentos sobre cidadania, direito, saúde, assistência judiciária voluntária e mecanismos para a solução de conflitos. Qualquer cidadão pode ter acesso aos serviços, que são gratuitos.

ASSISTÊNCIA

A ideia do projeto é garantir, aos brasileiros, acesso aos seus direitos por meio do trabalho voluntário e de parceria com a sociedade. A iniciativa tem parceria de entidades como Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, Defensoria Pública, Universidades, entre outras instituições.

EXPORTAÇÕES
RISCO

Levantamento da equipe do senador Beto Faro (PT) mostra que as exportações paraenses estão concentradas em dez destinos que absorvem 80% do volume total. Essa concentração em um número tão restrito é um risco em tempos de instabilidade internacional. Os EUA, por exemplo, ocupam o 5º lugar na lista de compradores do Pará. Em 2024 responderam por US$ 835 milhões das exportações. Pode parecer pouco, mas qualquer tarifa imposta por Washington reverbera na balança comercial brasileira e, claro, atinge a base econômica do Pará. A solução apontada é diversificar a base de produtos e ampliar as relações comerciais.

ENERGIA
PREÇOS

A bandeira vermelha na conta de luz e os reajustes de tarifas em cinco capitais pressionaram o bolso do brasileiro em julho, fazendo com que a prévia da inflação ficasse em 0,33%, acima do registrado em junho (0,26%). Ao mesmo tempo, o preço dos alimentos - vilão da nos últimos meses - caiu pelo segundo mês seguido, ajudando a segurar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Nunca é demais lembrar que apesar de abrigar em seu território duas das maiores usinas hidrelétricas do Brasil, o Pará segue sendo o estado com uma das maiores tarifas de energia do País.

FERROVIA
MUDANÇA

Para evitar conflitos ambientais envolvendo terras indígenas, o projeto da Ferrogrão (EF-170), ferrovia de 933 km que ligará Sinop (MT) a Miritituba (PA), foi atualizado, com mudanças estratégicas. A nova proposta definiu um traçado que não atravessará terras indígenas nem o Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, pontos que têm sido alvo de constantes questionamentos judiciais e que paralisaram o empreendimento por muitos anos. A expectativa é de que com a mudança o projeto seja finalmente desengavetado.

EM POUCAS LINHAS

► Na próxima quarta-feira a Marmobraz, em parceria com a Tidelli, realiza evento voltado para o segmento da arquitetura e engenharia. Como o tema “Desafios e oportunidades da COP 30”, a programação vai reunir a especialista em meio ambiente, Camille Anijar, a sócia da Tidelli Brasil, Roberta Mandei, e a presidente da Associação Comercial do Pará, Beth Grunvald.

► O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizará nos dias 28 e 29, em Breves, a nova edição do Programa de Interiorização “Conversando com o Controle Interno”. O evento educativo é voltado para gestores públicos que atuam no Controle Interno em suas instituições.

► A jornalista e pesquisadora paraense Vanessa Brasil, formada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutora em Divulgação Científica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será uma das ministrantes da “Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares”, do Museu da Vida Fiocruz e Fiocruz Brasília. O curso será gratuito, online. As inscrições podem ser feitas até 3 de agosto.

► Nos próximos dias 31 de julho e 1º de agosto será realizado o Seminário Nacional “Fitoterápicos e a COP 30: Justiça Social, Saberes e Territórios da Floresta”. O evento, no auditório das Promotorias de Justiça de Santarém, é promovido por Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac), Universidade Federal do Oeste do Pará, Cáritas da Arquidiocese de Santarém e Custódia São Benedito da Amazônia, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do Ministério Público do Pará (MPPA).

► A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) anunciou que ampliou o Programa Rede de Descontos. Atualmente, 23 empresas parceiras oferecem serviços de educação, saúde, estética, manutenção de veículos, e de forma inédita, também, no ramo da telefonia e da alimentação. Além dos servidores efetivos, temporários, estagiários e ocupantes de cargo em comissão também podem usufruir dos benefícios.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!