REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

R70: 'Estou aqui para continuar, não para romper'

Daniel Zonshine, embaixador de Israel no Brasil. O diplomata diz que quer terminar a crise entre os dois países e normalizar as relações o mais rápido possível.

Repórter 70

E-commerce
Brasileiros desembolsaram R$ 6,42 bi com compras em sites internacionais em 2023. Valor é mais que o dobro gasto em 2022.

Má alimentação
Relatório divulgado pela Anvisa aponta que 28% dos produtos industrializados têm sódio em excesso. Requeijão está entre os vilões.

image Daniel Zonshine, embaixador de Israel no Brasil (J. Bosco)

"Estou aqui para continuar, não para romper.”

 

Daniel Zonshine, embaixador de Israel no Brasil. O diplomata diz que quer terminar a crise entre os dois países e normalizar as relações o mais rápido possível.

MEIO AMBIENTE

GESTÃO

Foi publicada ontem, no Diário Oficial do Estado, a Instrução Normativa do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) que trata sobre os procedimentos administrativos para criação, alteração e recategorização de Unidades de Conservação estaduais. A nova regra prevê realização de estudos técnicos abrangentes para caracterizar formações vegetais, ecossistemas aquáticos, fauna associada, atividades humanas e indicadores socioeconômicos das regiões envolvidas. Esses estudos devem ser baseados em dados de campo, secundários e imagens de satélite, visando uma análise completa e precisa.

ESCUTA

Também foram definidas regras para a consulta pública, etapa fundamental para a concessão. A instrução normativa determina a obrigatoriedade de que sejam ouvidas as comunidades da área envolvida antes da tomada de decisão. Além disso, o Ideflor-Bio poderá realizar outras formas de oitiva dos povos e comunidades tradicionais, buscando atender protocolos específicos e garantir a Consulta Prévia, Livre e Informada (CPLI).

ACOLHIMENTO

PRÊMIO

A unidade de acolhimento de mulheres vítimas de violência no baixo Amazonas foi uma das 16 instituições brasileiras contempladas com recursos provenientes de acordos de prestações pecuniárias, executados pela Central de Medidas e Penas Alternativas (Cempa) do Tribunal de Justiça do Pará e liberados por meio de alvarás judiciais. Com o tema “A arte de transformar um abrigo em um lar”, o espaço de acolhimento levou a premiação pelo segundo ano consecutivo e vai receber aproximadamente R$ 20 mil. O repasse das verbas priorizou entidades que efetuam prestação de serviços à comunidade ou à instituição pública; na assistência à ressocialização de egressos; entre outras áreas de relevante cunho social.

ABRIGOS

O Pará mantém quatro abrigos estaduais para mulheres vítimas de violência. Os espaços são destinados às vítimas e têm o objetivo de garantir a proteção integral e acolhimento provisório para mulheres adultas, acompanhadas ou não de seus filhos menores, que estejam em situação de risco de morte ou ameaças em razão de violência doméstica e familiar.

TERRA

TITULAÇÃO

O Instituto de Terras do Pará fará hoje a entrega de 609 títulos individuais de terras em Santa Izabel do Pará. A entrega será destinada a onze comunidades rurais, dentro do programa Regulariza Pará, do governo do Estado, e tem o apoio da prefeitura do município. Também será feita a entrega de 368 títulos para lotes urbanos dos bairros atendidos pela equipe técnica do instituto.

PESQUISA

BOLSAS

Balanço divulgado nesta semana aponta que a Rede Bionorte, que desenvolve projetos de pesquisa e inovação, com foco em biodiversidade e biotecnologia na Amazônia, teve um aumento de 100% da cota de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação. Em 2023 a Bionorte tinha 54 bolsas disponíveis, neste ano já são 108. Em relação a 2022, o aumento foi de 140%.

DESPEJO

ACORDO

Um grupo de 134 famílias, ameaçado de despejo por decisão judicial da Comarca de Eldorado dos Carajás, conseguiu celebrar um acordo que pôs fim a um conflito de mais de oito anos. O acordo passou pela Comissão de Mediação de Conflitos, criada por determinação do Supremo Tribunal Federal, no final de 2022. Pelo acordo celebrado, um novo bairro será formado para receber essas famílias. Todos os moradores receberão da prefeitura de Eldorado lotes e cheque moradia para construírem casas.

SEM CONFLITO

De acordo com a decisão do STF, no caso de todas as ocupações coletivas rurais e urbanas, iniciadas no período anterior à pandemia de covid-19, com decisão do Judiciário autorizando o despejo das famílias, seus processos terão, obrigatoriamente, que ser encaminhados para a Comissão de Mediação, reduzindo a possibilidade de conflitos.

EM POUCAS LINHAS

► O professor de Matemática Romis de Sousa Moraes, da Escola Estadual Doutor Romildo Veloso e Silva, do município de Ourilândia do Norte, está entre os 20 finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), competição nacional que reconhece as melhores iniciativas no ensino da disciplina no Brasil. Romis disputou a olimpíada com outros 600 professores do Brasil e avançou para a fase final da competição, que vai premiar os 10 melhores professores com a categoria ouro, que dará uma viagem de intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai, na China.

► A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) promove hoje, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, o “Bootcamp GovTech”. O evento é para aproximar as startups de possíveis clientes, especialmente do setor público.

► A União Geral dos Trabalhadores (UGT), segunda maior central sindical do Brasil, realizará em Belém um debate nacional com sindicalistas sobre o impacto das mudanças climáticas na vida dos trabalhadores. O seminário será realizado nos dias 21 e 22 de março, no Sesc Ver-o-Peso. Logo após a abertura, às 16h, pelo presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, haverá palestra magna com o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego, Magno Rogério Lavigne; e com o ex-ministro Aldo Rebelo, secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lélio Bentes Corrêa, fará a palestra de encerramento.

► O Hospital Materno Infantil de Barcarena está em campanha para aumentar as doações de leite humano. A unidade é referência para gestantes e bebês de 11 municípios do interior paraense, sendo um dos cinco hospitais públicos com banco de leite humano, e o único que atende às demandas de pacientes da região do Baixo Tocantins.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!