CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

R70: 'É tempo de assumir os erros, de se arrepender, de pensar no povo', diz Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro, em discurso no Acre, pediu pela pacificação do País: “É hora de baixar as armas da provocação, cessar os tambores de ofensas e hastear a bandeira do diálogo e da paz”.

Repórter 70
fonte

No Arizona
Paciente nos EUA morre com bactéria da ‘Grande Peste’ da Idade Média. Homem morreu após contrair peste pneumônica.

Ano do Brasil na França
O País será homenageado hoje no tradicional espetáculo pirotécnico do 14 de julho, a data nacional francesa, na Torre Eiffel.

CALOTE
VIGILANTES

Por ordem direta do prefeito Igor Normando (MDB), a prefeitura de Belém impôs um calote a 96 vigilantes que prestavam serviços à Fundação Papa João XXIII (Funpapa), responsável pela assistência social do município. A justificativa, repassada por um funcionário da própria fundação, foi seca: “Dívidas contraídas pela administração anterior não serão pagas” - foi a ordem que ignora o princípio da impessoalidade da administração pública. Sem receber há seis meses e diante da dura sentença, a empresa terceirizada Belém Rio Segurança optou por demitir todos os vigilantes vinculados ao contrato com a Funpapa.

PRESSÃO

O Sindicato dos Vigilantes soube da decisão somente após pressão dos trabalhadores pelo salário de junho. Questionada, a empresa alegou que não tem como manter a folha sem repasses da prefeitura. Ao indagar sobre a liberação de valores para ao menos quitar os direitos dos demitidos, a resposta foi quase robótica: “Por ordem do prefeito, nada pode ser feito”. Para os trabalhadores, a decisão revela descaso, quebra da impessoalidade do cargo e insensibilidade social.

ASSINATURA
PARAENSE

É do Pará um dos autores da descoberta que muda a história da hanseníase nas Américas, de acordo com um estudo publicado pela prestigiada revista Science, que também leva a assinatura paraense do médico Claudio Guedes Salgado, professor titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele é um dos coautores da pesquisa que identificou vestígios da bactéria “Mycobacterium lepromatosis” em ossadas de indígenas pré-colombianos no Canadá e na Argentina. A presença do agente causador da hanseníase em populações nativas anteriores à chegada de colonizadores europeus e africanos desmonta a teoria de que a doença teria sido trazida exclusivamente por essas migrações.

CIÊNCIA

O achado é resultado de um esforço internacional coordenado pela Universidade do Colorado (EUA), que conta com parcerias com diversas instituições, entre elas o Laboratório de Dermatologia e Imunologia da UFPA, coordenado pelo professor Claudio Salgado. A hanseníase, também conhecida como lepra, afeta pele, nervos periféricos, olhos e vias aéreas. A descoberta traz novas perspectivas sobre a circulação histórica da doença e reforça o protagonismo da ciência produzida na Amazônia.

ORLA
PASSARELA

A nova data de inauguração da passarela urbana na praia do Maçarico, em Salinópolis, será divulgada nos próximos dias pelo governo do Estado. O evento, que estava previsto para a tarde de sábado (12), precisou ser cancelado por razões de força maior.

SALGADO

A cerimônia contaria com a presença do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan e já contava com toda a estrutura montada no local. A obra da passarela urbana integra o calendário de entregas prioritárias do governo estadual para a região do Salgado.

LEI
FOME

O combate à fome pode ganhar reforço com o Projeto de Lei 2287/2025, apresentado pelo deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA), na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei 5.172/1966, que trata do Sistema Tributário Nacional, com o objetivo de incentivar a doação de alimentos excedentes por estabelecimentos comerciais como supermercados e restaurantes.

ENTRAVES

A iniciativa busca enfrentar entraves que ainda dificultam a doação de alimentos no Brasil, mesmo após os avanços trazidos pela Lei nº 14.016/2020.

URGÊNCIA

O projeto surge em um cenário alarmante: dados oficiais indicam que cerca de 8,4 milhões de brasileiros passaram fome entre 2021 e 2023, o equivalente a 3,9% da população. O parlamentar garante que a proposta pretende alinhar medidas fiscais à urgência social, fortalecendo a rede de segurança alimentar por meio de mecanismos mais eficazes de incentivo à doação e, ao mesmo tempo, minimizar ao máximo o desperdício de alimentos.

EM POUCAS LINHAS

► Em sua empreitada em apoiar o turismo no Pará, o ministro paraense Celso Sabino participou ontem da festa de aniversário de 77 anos de Itupiranga, que junto com o verão da cidade é um dos mais de 400  eventos apoiados no País pelo Ministério do Turismo. Na comemoração foi inaugurado outro ponto turístico da cidade, a praça de Santo Antônio com um mirante em frente ao rio Tocantins. O diferencial da praça é que o prefeito da cidade, Wagno Godoy (MDB), não contratou empresa para a obra, que foi 100% executada pelos colaboradores do município, e cada um deles tem o nome na placa de inauguração.

► Embora o futebol paraense pareça respirar Remo e Paysandu, torcedores da Tuna Luso brasileira deram as caras nas redes sociais e festejaram a vitória contra o Manauara com gol quase inacreditável, aos 94 minutos, ou seja, nos acréscimos. Com o gol, a Águia Guerreira chega aos 24 pontos e confirma classificação com duas rodadas de antecedência e garante vaga antecipada na Série D.

► Mobilizou as redes sociais neste domingo a tentativa arriscada de um homem de atravessar a nado o trecho entre as ilhas de Outeiro e Cotijuba. A travessia mobilizou Defesa Civil e Bombeiros após o nadador, que partiu de uma praia do distrito, enfrentar dificuldades no percurso. As autoridades alertam que a travessia é perigosa, com fortes correntes e tráfego de embarcações, e deve ser evitada sem apoio adequado.

► A organização da COP 30, marcada para novembro em Belém, tem chamado atenção para o prazo de inscrições para a Green Zone, abertas somente até o próximo dia 22. O espaço, que funcionará no Parque da Cidade em Belém, é aberto ao público e focado em iniciativas e soluções voltadas para a crise climática e a economia verde. As inscrições podem ser feitas no site oficial da conferência, por meio de formulário on-line, e envolvem um processo de seleção em várias etapas.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!