REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Quero ser tratada nos pronomes femininos', Linn da Quebrada

Durante a exibição do Big Brother Brasil 22, na noite de domingo, 23, a cantora Linn da Quebrada respondeu ao questionamento do apresentador Tadeu Schmidt e explicou a origem de sua tatuagem “Ela” acima da sobrancelha esquerda. “Não sou homem, nem sou mulher, sou travesti”, respondeu a sister. A participação dela no programa tem gerado debates sobre gênero e diversidade.

Repórter 70

Mobilidade acadêmica

Com o avanço da covid-19, a UFPA adiou a aplicação da prova do “vestibulinho” para 20 de fevereiro.

A bola vai rolar

Três jogos vão abrir, amanhã, o Parazão 2022. Serão em Belém, Parauapebas e Tucuruí.

"Quero ser tratada nos pronomes femininos.”

image Linn da Quebrada (J. Bosco / O Liberal)

Durante a exibição do Big Brother Brasil 22, na noite de domingo, 23, a cantora Linn da Quebrada respondeu ao questionamento do apresentador Tadeu Schmidt e explicou a origem de sua tatuagem “Ela” acima da sobrancelha esquerda. “Não sou homem, nem sou mulher, sou travesti”, respondeu a sister. A participação dela no programa tem gerado debates sobre gênero e diversidade.

PONTE

Alerta

Está na pauta de julgamento do Conselho de Procuradores do Ministério Público do Pará (MPPA) processo provocado pela Associação Pró-Turismo de Belém pedindo intervenção para que sejam apurados os desgastes na ponte “Sebastião de Oliveira”, que liga a ilha de Mosqueiro ao continente. No pedido, a associação também chama a atenção sobre necessidade de maior fiscalização da ponte, por onde trafegam veículos com carga superior a 24 toneladas.

Vistoria

O procedimento teve origem na Promotoria de Mosqueiro e, pelos anexos do processo, a última vistoria na ponte, feita em conjunto com o Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (Gati) do MPPA, indicou que não foram verificados sinais evidentes de desgastes e de riscos para a trafegabilidade da ponte. Porém, a última vistoria ocorreu em 17 de novembro de 2020. Ao chegar na pauta do Conselho de Procuradores e, diante do já ocorrido com a ponte de Outeiro, a procuradora Maria do Socorro Mendo pediu vistas para examinar melhor a situação. Outros procuradores ainda devem fazer o mesmo, antes de emitir uma recomendação.

UFPA

Pandemia

O vice-reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira da Silva, faz uma série de viagens pelos campi dos municípios das regiões Nordeste, Baixo Tocantins e Marajó com o objetivo de aproximar mais a relação institucional desses polos com o campus da instituição, em Belém. Porém, Gilmar está aproveitando cada visita, como as que já fez em Abaetetuba e Cametá, para avisar que estudantes sem vacina não entram em sala de aula. Essa é a única determinação da reitoria, que no mais deixa a cargo de cada coordenador o planejamento dessa volta às aulas, que pode continuar no formato híbrido – presencial e on-line – dependendo da necessidade de agenda de cada um dos campi.

PARAZÃO

Transmissão

A Liberal FM, líder de audiência, retoma este ano a transmissão ao vivo dos jogos do Parazão. Outra novidade é que tudo também estará on-line no portal OLiberal.com e nas redes sociais de @oliberal. Com isso, a presença em multiplataformas e em tempo real será reforçada também no esporte. A equipe comandada pelo jornalista Abner Luiz fará o pré-jogo, narração e o pós-jogo, com linguagem moderna, jovem e muita informação, sobretudo dos bastidores.

Multimídia

A cobertura nas transmissões reforça o trabalho da equipe que atualiza as notícias no portal, redes sociais e nos cadernos de Esporte de O LIBERAL e Amazônia. A análise semanal da rodada do Parazão também será feita pelo videocast “Último Lance”, a cada segunda-feira, às 18h, em OLiberal.com/play e redes sociais. O programa recentemente ganhou a apresentação da jornalista Syanne Neno no comando das entrevistas e análises.

BELÉM

De fora

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) obteve, nos últimos três anos, o certificado operacional para doze dos 41 aeroportos sob a sua gestão. Porém, o Aeroporto Internacional de Belém não está entre os certificados. No Pará, o único na lista é o de Santarém, no Oeste paraense. A certificação operacional indica que o aeroporto cumpre os regulamentos técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), desde a segurança operacional até a resposta imediata à emergência aeroportuária. O Aeroporto Internacional de Belém também não está entre os três que a Infraero trabalha para certificar até o final deste ano, que são os de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) e Montes Claros (MG), atualmente em processo de certificação.

SENTENÇA

Improbidade

A Justiça Federal manteve a condenação por improbidade administrativa do ex-prefeito de Tailândia Valdinei Afonso Palhares, do ex-secretário municipal de Saúde Egnaldo Santos de Carvalho e de dois proprietários de uma empresa de distribuição de medicamentos. A sentença havia sido publicada em setembro do ano passado. Um dos empresários recorreu, mas teve o recurso negado. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, R$ 715 mil em verbas federais para a compra de medicamentos foram transferidos para a empresa sem que tivesse sido realizada licitação.

Em poucas linhas

  • A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, emitiu nota de pesar pelo falecimento da magistrada aposentada Marina Macedo Azedias.
  • A cerimônia de cremação ocorreu na tarde de ontem e foi reservada aos familiares.
  • O ouvidor-geral da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Raimundo Santos (Patriota), já é oficialmente um dos novos tesoureiros da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.
  • Agora presidida pelo deputado Lidio Lopes (Patriota-MS), a nova diretoria da entidade anunciou como objetivo prioritário uma série de iniciativas e ações na gestão para o biênio 2022-2023.
  • O Conselho de Jovens Empresário (Conjove), da Associação Comercial do Pará, está com inscrições abertas para o programa “Jovem Aprendiz Integrado”, para atender, capacitar e colocar jovens no mercado de trabalho.
  • Ao todo, 360 jovens estudantes do ensino médio e superior em Belém, Marabá e Santarém, na faixa etária de 16 a 22 anos, serão beneficiados.
  • A iniciativa é uma parceria do Conjove com o programa “Aprendiz Integrado” e o deputado federal Joaquim Passarinho (PSD) que, por emenda parlamentar, destinou R$ 900 mil para atender os jovens do Pará.
  • Crianças e adolescentes, estudantes da rede pública do município de Terra Santa, no oeste do Pará, receberam 100 kits de uniformes para uso nas práticas esportivas realizadas pela ação “De Peito Aberto”, com apoio da Mineração Rio do Norte e prefeitura municipal.
  • Para marcar o Dia Nacional dos Aposentados, transcorrido ontem, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Pará fará atendimento jurídico para os idosos.
  • O atendimento será hoje, das 15h às 18h, na sede do sindicato, no bairro do Souza, em Belém.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!