REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Quero agradecer a Deus nesse momento', declara Lula ao se pronunciar após apuração da eleição

O petista volta ao poder após 12 anos e assume, em 1º de janeiro de 2023, seu terceiro mandato na Presidência da República

Repórter 70

Cultura paraense
O Estado lança a seleção do Programa Semear e uma série de editais de incentivo à produção cultural no Pará.

Prevenção ao câncer
O Hospital Geral de Tailândia, nordeste paraense, realizou um mutirão de mamografia para cerca de 70 mulheres.

 

Luís Inácio 'Lula' da Silva (J. Bosco)

 

"Quero agradecer a Deus nesse momento”

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, presidente do Brasil eleito com 60.345.999 votos, ao se pronunciar após a apuração do resultado nas urnas. “Eu, a vida inteira, sempre achei que Deus foi muito generoso comigo para permitir eu sair de onde eu saí e chegar onde eu cheguei”, disse o petista, que volta ao poder após 12 anos e assume, em 1º de janeiro de 2023, seu terceiro mandato na Presidência da República.

PREVISÃO

HORÁRIOS
 
O segundo turno do pleito eleitoral de 2022 cumpriu a previsão feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de ser uma votação muito rápida. Na realidade, era até uma previsão bem óbvia, já que apenas 12 estados da Federação tiveram neste segundo turno também a escolha de governador, mas ainda assim com uma drástica redução no tempo de permanência na cabine de votação, se comparado às cinco votações para cada eleitor no primeiro turno.
 
PARÁ
 
O Pará foi um dos estados onde o eleitor teve que digitar apenas uma opção de voto, e praticamente sem filas na maioria das seções, segundo as informações divulgadas durante todo o dia pelas equipes de jornalismo que atuaram na cobertura das eleições no Estado.
 
ENCERRAMENTO
 
Com essa celeridade nas urnas, o encerramento em todo o País também não repetiu o atraso do primeiro turno, quando as filas entraram pela noite. E, apesar da decisão pela escolha do presidente do Brasil ter sido apertada e no voto a voto, tudo ocorreu mais cedo. A apuração iniciou-se pontualmente às 17h e já indicava desde as primeiras atualizações uma disputa apertada. Nas primeiras duas horas de apuração, Jair Bolsonaro liderava, com uma diferença de dois pontos. Já próximo das 19h, Lula assumiu a ponta na disputa, que seguiu apertada até o fim.
 
ANÚNCIO
 
Somente já por volta das 20h e com mais de 98,75% das urnas apuradas é que o Tribunal Superior Eleitoral classificou a eleição matematicamente decidida, uma vez que o total de votos que faltava para ser apurado não seria suficiente para uma virada e o resultado ficou com diferença abaixo de 2% entre os dois candidatos.

COMEMORAÇÃO
 
Em Belém, a comemoração oficial do Partido dos Trabalhadores (PT), que tradicionalmente era na Praça do Operário, em São Brás, mudou-se com uma grande estrutura de som para a avenida Visconde de Souza Franco, a Doca, onde os vendedores ambulantes começaram a se posicionar ainda durante a manhã, para garantir um bom lugar para as vendas na avenida, que é sempre ponto de comemoração, independentemente de qual fosse o resultado das urnas.

TRANSPORTE
 
Na capital paraense, no início da tarde de ontem, o prefeito Edmilson Rodrigues foi às  redes sociais para informar que determinou a ação de uma força-tarefa, com agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Municipal de Belém, para garantir o cumprimento do decreto que autorizou o passe livre nos ônibus de Belém para o segundo turno das eleições. No meio da tarde as ruas de Belém já tinham pouco movimento, e as notícias nas redes sociais eram de seções eleitorais vazias e sem filas, prova de que, além de rápida, a maioria dos eleitores optou por votar pela manhã e seguir com suas programações normais de domingo.

SEGURANÇA

TRANQUILIDADE

Em todo o Estado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), as ações integradas das forças de segurança garantiram um segundo turno tranquilo. Ao longo do horário de votação a Segup emitiu três boletins oficiais da “Operação Eleições 2022”, monitorada por um sistema chamado Córtex, interligado ao Centro Integrado de Controle Nacional. No Pará os núcleos regionais foram espalhados e instalados em Belém e em 13 municípios do interior, que até às 17h registraram 14 ocorrências relacionadas à propaganda eleitoral irregular, tentativa e violação de sigilo de voto e boca de urna, nos municípios de Eldorado do Carajás, Tucuruí, Novo Repartimento, Tailândia e Porto de Moz, Parauapebas, Capanema, Placas e Terra Alta.

SAÚDE

CIÊNCIA

A programação do 57ª Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Medtrop), que ocorrerá, de 13 a 16 de novembro, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém, terá como destaque o 2º Fórum Covid-19, promovendo discussões em quatro eixos científicos: Vigilância, Mecanismos de Controle e Prevenção, Manejo Clínico e Combate à Desinformação.

Em Poucas Linhas

► A Polícia Civil fiscalizou, entre 0h e 18h de ontem, 855 estabelecimentos em todo o Pará, entre bares, conveniências e vendedores ambulantes. Apesar do grande número, até o final do dia a PC não havia feito aplicação de penalidades administrativas, justificando que de forma geral houve cumprimento da Lei Seca em todo o Estado. Porém, em Belém, na Doca, a venda dos ambulantes começou logo após às 17h, já durante a apuração dos resultados, adiantando as comemorações que ocorreriam no local mais tarde. A disputa eleitoral no Pará também tomou conta das redes sociais, e pouco depois do anúncio oficial da Justiça Eleitoral, a vitória de Lula já estava entre os assuntos mais comentados do Twitter no Pará.

► Hoje é o último dia de inscrição ao VIII Festival Canção da Transamazônica (Fecant), pelo site fecant.com.br. Os selecionados serão anunciados no dia 13 de novembro, às 18h. O Fecant será nos dias 16 e 17 de dezembro, em Altamira, com show de encerramento de Adriana Calcanhotto.

► A Prefeitura de Belém, por meio do Banco do Povo, expandiu o crédito solidário na ilha de Outeiro. Esta semana, o comitê do Banco aprovou a liberação de R$ 66,9 mil para 32 trabalhadores autônomos do distrito. Com isso, já chega a R$ 336,4 mil em crédito aprovado, que contemplou 92 pessoas.

► O fim do prazo para o recenseamento 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi prorrogado até o final de dezembro deste ano. Em alguns locais o órgão está pedindo ajuda ao poder público para que haja maior conscientização da população na adesão ao censo demográfico. É o caso de Ananindeua, cidade na qual o IBGE pediu apoio da prefeitura para que todos os lugares do município sejam alcançados, já que, até este final de outubro, somente 48% dos domicílios foram visitados e entrevistados.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!