Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Queremos deixar claro que o governo federal irá atuar de forma contundente', afirma Joaquim Leite

O Ministro do Meio Ambiente disse que as atuações serão intensas contra qualquer crime ambiental na Amazônia

Repórter 70

Em nome da transparência
A Secretaria de Estado de Segurança Pública lançará, hoje, a operação “Enem 2021” que atenderá 70 cidades paraenses.

Perigo na pista
Sem fiscalização, os motociclistas usam as faixas de pedestres para fazer retornos irregulares na avenida Almirante Barroso.

(J.Bosco)

"Queremos deixar claro que o governo federal irá atuar de forma contundente contra qualquer crime ambiental na Amazônia.”

Foi o que garantiu, ontem, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, ao comentar, em coletiva de imprensa, o índice recorde de desmatamento da floresta amazônica registrado entre agosto de 2020 e julho de 2021. Ele prometeu mais rigor na fiscalização para evitar o avanço da degradação ambiental.

OAB DO PARÁ

Disputa

Apoiada pela atual gestão, a chapa “OAB Sempre à Frente”, encabeçada por Eduardo Imbiriba e Luciana Gluck Paul, venceu a disputa pela presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Pará. A apuração terminou pouco depois das 23 horas de ontem. Foi a eleição mais disputada da história recente da entidade de classe no Estado. A chapa de oposição, liderada por Sávio Barreto e Bruna Araújo, surpreendeu e venceu em Belém com cerca de 700 votos de vantagem, mas os votos do interior garantiram a virada para a chapa de Imbiriba e Luciana.

Filiação

Um dos pontos de impasse em torno de uma possível filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Partido Liberal (PL), legenda presidida por Valdemar Costa Neto, é a política de alianças da legenda nos Estados. Não há consenso sobre como ficariam os palanques estaduais, já que Bolsonaro vai disputar a reeleição e há casos em que o PL está coligado a nomes que, dificilmente, vão compor com o presidente. No Pará, por exemplo, o PL é aliado de primeira hora do governador Helder Barbalho (MDB).

Pará

Em rápida entrevista à coluna, o presidente do PL no Pará, Cristiano Vale, reforçou o discurso de Costa Neto, afirmando que o PL está “pronto para receber Bolsonaro”. Mas, ele ressaltou que o diretório estadual “não abre mão do apoio ao governador Helder”.

ORÇAMENTO

Emendas

Terminou, ontem, o prazo para que deputados apresentassem propostas de mudanças ao projeto de lei do orçamento estadual para o ano que vem. O relator da proposta, deputado Igor Normando (Podemos), informou, contudo, que estendeu o prazo para hoje porque, ontem, alguns parlamentares enfrentaram problemas com o sistema de protocolo.

Verbas

Até o fechamento desta edição, haviam sido apresentadas cerca de 240 emendas e a expectativa é de que esse número chegue próximo de 270. Além de mudanças gerais ao projeto, os deputados estaduais podem apresentar emendas impositivas, aquelas que destinam verbas para os redutos eleitorais. Nesse caso, cada deputado pode determinar, ao Executivo, gastos até o limite de R$ 1,5 milhão.  

ALUNOS

Derrota

Pais de estudantes universitários foram derrotados no Supremo Tribunal Federal. O plenário da Corte declarou inconstitucionais as medidas de concessão de descontos lineares nas contraprestações dos contratos educacionais. Ou seja, aqueles descontos determinados por leis estaduais ou decisões judiciais que definiram percentual de desconto único para todos os alunos da rede privada durante o período em que as aulas foram ministradas de forma remota ou até suspensas por causa da pandemia. Relatora do caso, a ministra Rosa Weber defendeu que as decisões judiciais impugnadas “interferem nos contratos de modo linear, geral e abstrato, sem apreciação das peculiaridades” o que, segundo ela, fere a livre iniciativa.

ANUÁRIO

Indústria

Começa a circular, a partir de hoje, o Anuário da Indústria do Pará 2021, uma publicação premium do Grupo Liberal sobre o setor industrial do Estado, abordando especialmente o desempenho das empresas diante do cenário da pandemia de covid-19. O anuário é o assunto de uma entrevista com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Maria Mendonça, que estará disponível hoje, às 18h30, no canal de OLiberal.com, no YouTube.

VACINAÇÃO

Campanha

Com baixa cobertura vacinal contra a covid-19, as prefeituras paraenses resolveram promover sorteios para atingir a meta de imunização. Em Tucuruí, no sudeste do Estado, ao iniciar a campanha junto aos adolescentes menores de 18 anos, a prefeitura anunciou o sorteio de 20 smartphones para atrair, especialmente, o público mais jovem. À coluna, o secretário de saúde do município, Charles Tocantins, garantiu que a estratégia deu certo. Na maioria das escolas, a adesão dos estudantes à vacina, segundo ele, chegou perto de 100% do público esperado.

EM POUCAS LINHAS

► O setor automobilístico está entre os que apresentam sinais de recuperação diante do recuo de casos de covid-19 no Brasil. A venda de veículos aumentou, principalmente, entre os modelos destinados para as atividades no campo. Entre os destaques de vendas no País, um chama atenção. É o  Volkswagen Meteor, modelo extrapesado da VW Caminhões e Ônibus. Em menos de um ano, foram vendidas 3,6 mil unidades do modelo. O Grupo Mônaco - com sede no Pará - foi um dos campeões nacionais de vendas. Para os especialistas, esse é um indicador da recuperação do agronegócio e da mineração, que fazem uso desse tipo de veículo.    

► A Assembleia Legislativa do Pará aprovou o projeto de lei que reconhece o Festival da Canção de Ourém como patrimônio cultural imaterial do Pará. A deputada estadual Diana Belo (DC) foi autora do projeto que segue, agora, para a sanção do governador Helder Barbalho.

► A Prefeitura de Belém reunirá hoje, em Icoaraci, os beneficiários do programa de renda mínima “Bora Belém”. Será às 18h, na Escola Liceu de Artes e Ofício “Mestre Raimundo Cardoso”. A ideia é avaliar o programa e ouvir sugestões para aperfeiçoá-lo.

► Serão encerrados hoje, oficialmente, os mandatos dos diretores da Festa de Nazaré, que coordenaram a realização do Círio deste ano. No próximo dia 10 de dezembro, será empossada a nova diretoria que será responsável pelas romarias oficiais do ano que vem.

► A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa fará, hoje, evento para apresentar a nova identidade visual. A mudança faz parte das comemorações pelos 44 anos da fundação, considerada uma das mais importantes apoiadoras da pesquisa científica na Amazônia.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!