MENU

BUSCA

'Querem apoio, mas me chamam de golpista e escravocrata?', diz Temer sobre apoio a Lula no 1º turno

Michel Temer afirmou considerar distante a possibilidade de apoio ainda no primeiro turno ao ex-presidente petista

Repórter 70

Sem times
Um em cada quatro brasileiros não torce para nenhum time de futebol, e o índice supera o de flamenguistas no País, aponta o Ipec.

Triste realidade
Seis em cada dez lares chefiados por mulheres ou por pessoas negras enfrentam insegurança alimentar, diz pesquisa nacional.

 

 

 

 

 

"Querem apoio, mas me chamam de golpista e escravocrata?”

MICHEL TEMER, ex-presidente da República e uma das principais lideranças do MDB, ao considerar distante o apoio ainda no primeiro turno do partido ao ex-presidente petista Lula. Lideranças do MDB e do PT estavam em conversas avançadas, mas, nos últimos dias, a negociação foi prejudicada após a ex-presidente Dilma Rousseff reagir a uma declaração de Temer, de que ela era “honestíssima”. A petista, então, se posicionou publicamente ao dizer que o emedebista tenta limpar sua “inconteste condição de golpista” - referindo-se ao impeachment que ela sofreu, em 2016.

RAIVA

MONITORAMENTO
 
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está investigando possível ataque de morcegos hematófagos, popularmente chamados de morcegos vampiros, a animais de pequeno porte, no município de Rurópolis, oeste do Pará. O trabalho é para avaliar se esses animais estão contaminados com o vírus da raiva.  Outra ação é o chamado bloqueio vacinal na área onde os casos foram registrados.
 
MARAJÓ
 
No início deste mês foram registrados ataques de morcegos hematófagos a humanos e a animais domésticos no município de Chaves, no arquipélago do Marajó. Pelo menos nove pessoas teriam sido vítimas, número que não chegou a ser confirmado. As áreas onde há esse tipo de registro passam a ser monitoradas e são alvos de intensificação da vacinação antirrábica. 

ELEIÇÕES

MULHERES

A organização não governamental Oxfam e o Instituto Alziras lançaram, durante o festival Latinidades, realizado em Brasília, o relatório “Desigualdade de Gênero e Raça na Política Brasileira”. Segundo o estudo, no ritmo atual, a paridade de gênero na administração dos municípios brasileiros só será alcançada em 144 anos.
 
PERFIL
 
O estudo analisa, comparativamente, o perfil das candidaturas e das pessoas eleitas para o poder executivo e legislativo municipal com recorte de gênero e raça entre 2016 e 2020, levando em conta escolaridade, profissão, filiação partidária, distribuição regional e porte de municípios, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente, os homens administram 88% das cidades do País. Embora sejam a maioria da população brasileira e acumulem mais anos de estudo que os candidatos homens, as mulheres são menos de 14% das candidatas a prefeito do País.

NOMES

CONVENÇÃO

Será nesta terça-feira a convenção do partido União Brasil no Pará, com a confirmação dos nomes de seus candidatos nas eleições de 2022. Ele é presidido no Estado pelo deputado Celso Sabino, que é candidato à reeleição e já confirmou presença no evento, que terá ainda participação do deputado federal Hélio Leite e dos deputados estaduais Dr. Jacques Neves, Victor Dias e Eliel Faustino, todos candidatos à reeleição. O encontro partidário será às 17h, na sede da escola de samba Rancho, no bairro do Jurunas, em Belém.

CARNE

APROVADA
 
Uma nova planta frigorífica aprovada este mês no Pará, e que se soma a outras cinco aprovadas só este ano junto à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, deixa o Estado com um total de 65 plantas de indústrias frigoríficas exportadoras, gerando em torno de R$ 6 bilhões por ano para a economia do Pará, sendo a carne responsável por 30% do faturamento do agronegócio no Estado, com cerca de dois milhões de abates por ano, segundo informações da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa).
 
EXPECTATIVAS
 
A entidade espera que, com mais essa aprovação em um mercado internacional tão exigente, o volume de negócios também cresça. Embora ainda não seja possível precisar o percentual de crescimento, os produtores do Pará esperam recompor os percentuais perdidos nas exportações de carne bovina durante a pandemia, e para isso devem investir ainda mais forte nas novas tecnologias de melhoria genética e nutrição.

GUERRA

EFEITOS
 
Os reflexos na economia, como aumento nos preços dos alimentos, em especial os grãos, e da energia, estão entre graves efeitos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que, mesmo diante de um possível acordo de cessar-fogo, terá consequências a longo prazo, como afirmou ontem o professor e capitão de mar e guerra da reserva Leonardo Mattos, durante palestra sobre o tema no auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba). No evento, promovido pelo 4° Distrito Naval de Belém por ocasião dos 73 anos da Base Naval de Val-de-Cães, Mattos alertou, ainda, que o Brasil, com seu riquíssimo patrimônio ambiental, se coloca em situação vulnerável quando não investe em fortalecimento de suas bases navais, e uma delas é Val-de-Cães, que, segundo ele, merece investimentos em novos navios e equipamentos para proteger a Amazônia.

Em Poucas Linhas

► O presidente Jair Bolsonaro sancionou projeto de lei que mudou o nome do Estatuto do Idoso. Desde ontem, o conjunto de leis criadas para proteger brasileiros com mais de 60 anos passou a se chamar de Estatuto da Pessoa Idosa. A mudança, diz o senador Paulo Paim (PT-RS), torna a lei mais inclusiva.

► A Prefeitura de Belém conseguiu a aprovação, pelo governo do Pará, de 26 cursos a serem oferecidos dentro do programa Forma Pará. Iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Forma Pará é desenvolvido em cooperação com prefeituras municipais e instituições de ensino superior. Os novos cursos serão oferecidos ainda no segundo semestre deste ano e em 2023. Ao todo serão cerca de 800 alunos.

► O Instituto de Hemoterapia do Pará volta a reforçar a importância da doação de sangue neste mês de férias escolares, pois há baixa nos estoques de sangue. A média diária tem sido de 200 coletas de sangue, mas o ideal seriam, pelo menos, 280 doações.

►  A Fundação Getulio Vargas divulgou ontem o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de julho. O aumento foi de 0,5 ponto em relação ao mês anterior, chegando agora a 79,5 pontos. O pico da série histórica, iniciada pela instituição em junho de 2005, foi de 113,2 pontos, índice atingido em abril de 2012.

► No próximo dia 5 de agosto, o diretor do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) e também especialista tributário e fiscal, Lamark Santos, irá ministrar a palestra “Desmistificando o CNPJ para que sua clínica odontológica não passe por situações delicadas”. As inscrições podem ser feitas pelas redes sociais do Conjove.

Repórter 70