Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Querem apoio, mas me chamam de golpista e escravocrata?', diz Temer sobre apoio a Lula no 1º turno

Michel Temer afirmou considerar distante a possibilidade de apoio ainda no primeiro turno ao ex-presidente petista

Repórter 70

Sem times
Um em cada quatro brasileiros não torce para nenhum time de futebol, e o índice supera o de flamenguistas no País, aponta o Ipec.

Triste realidade
Seis em cada dez lares chefiados por mulheres ou por pessoas negras enfrentam insegurança alimentar, diz pesquisa nacional.

 

Michel Temmer (J. Bosco)

 

 

 

 

"Querem apoio, mas me chamam de golpista e escravocrata?”

MICHEL TEMER, ex-presidente da República e uma das principais lideranças do MDB, ao considerar distante o apoio ainda no primeiro turno do partido ao ex-presidente petista Lula. Lideranças do MDB e do PT estavam em conversas avançadas, mas, nos últimos dias, a negociação foi prejudicada após a ex-presidente Dilma Rousseff reagir a uma declaração de Temer, de que ela era “honestíssima”. A petista, então, se posicionou publicamente ao dizer que o emedebista tenta limpar sua “inconteste condição de golpista” - referindo-se ao impeachment que ela sofreu, em 2016.

RAIVA

MONITORAMENTO
 
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está investigando possível ataque de morcegos hematófagos, popularmente chamados de morcegos vampiros, a animais de pequeno porte, no município de Rurópolis, oeste do Pará. O trabalho é para avaliar se esses animais estão contaminados com o vírus da raiva.  Outra ação é o chamado bloqueio vacinal na área onde os casos foram registrados.
 
MARAJÓ
 
No início deste mês foram registrados ataques de morcegos hematófagos a humanos e a animais domésticos no município de Chaves, no arquipélago do Marajó. Pelo menos nove pessoas teriam sido vítimas, número que não chegou a ser confirmado. As áreas onde há esse tipo de registro passam a ser monitoradas e são alvos de intensificação da vacinação antirrábica. 

ELEIÇÕES

MULHERES

A organização não governamental Oxfam e o Instituto Alziras lançaram, durante o festival Latinidades, realizado em Brasília, o relatório “Desigualdade de Gênero e Raça na Política Brasileira”. Segundo o estudo, no ritmo atual, a paridade de gênero na administração dos municípios brasileiros só será alcançada em 144 anos.
 
PERFIL
 
O estudo analisa, comparativamente, o perfil das candidaturas e das pessoas eleitas para o poder executivo e legislativo municipal com recorte de gênero e raça entre 2016 e 2020, levando em conta escolaridade, profissão, filiação partidária, distribuição regional e porte de municípios, a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente, os homens administram 88% das cidades do País. Embora sejam a maioria da população brasileira e acumulem mais anos de estudo que os candidatos homens, as mulheres são menos de 14% das candidatas a prefeito do País.

NOMES

CONVENÇÃO

Será nesta terça-feira a convenção do partido União Brasil no Pará, com a confirmação dos nomes de seus candidatos nas eleições de 2022. Ele é presidido no Estado pelo deputado Celso Sabino, que é candidato à reeleição e já confirmou presença no evento, que terá ainda participação do deputado federal Hélio Leite e dos deputados estaduais Dr. Jacques Neves, Victor Dias e Eliel Faustino, todos candidatos à reeleição. O encontro partidário será às 17h, na sede da escola de samba Rancho, no bairro do Jurunas, em Belém.

CARNE

APROVADA
 
Uma nova planta frigorífica aprovada este mês no Pará, e que se soma a outras cinco aprovadas só este ano junto à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, deixa o Estado com um total de 65 plantas de indústrias frigoríficas exportadoras, gerando em torno de R$ 6 bilhões por ano para a economia do Pará, sendo a carne responsável por 30% do faturamento do agronegócio no Estado, com cerca de dois milhões de abates por ano, segundo informações da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa).
 
EXPECTATIVAS
 
A entidade espera que, com mais essa aprovação em um mercado internacional tão exigente, o volume de negócios também cresça. Embora ainda não seja possível precisar o percentual de crescimento, os produtores do Pará esperam recompor os percentuais perdidos nas exportações de carne bovina durante a pandemia, e para isso devem investir ainda mais forte nas novas tecnologias de melhoria genética e nutrição.

GUERRA

EFEITOS
 
Os reflexos na economia, como aumento nos preços dos alimentos, em especial os grãos, e da energia, estão entre graves efeitos da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que, mesmo diante de um possível acordo de cessar-fogo, terá consequências a longo prazo, como afirmou ontem o professor e capitão de mar e guerra da reserva Leonardo Mattos, durante palestra sobre o tema no auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba). No evento, promovido pelo 4° Distrito Naval de Belém por ocasião dos 73 anos da Base Naval de Val-de-Cães, Mattos alertou, ainda, que o Brasil, com seu riquíssimo patrimônio ambiental, se coloca em situação vulnerável quando não investe em fortalecimento de suas bases navais, e uma delas é Val-de-Cães, que, segundo ele, merece investimentos em novos navios e equipamentos para proteger a Amazônia.

Em Poucas Linhas

► O presidente Jair Bolsonaro sancionou projeto de lei que mudou o nome do Estatuto do Idoso. Desde ontem, o conjunto de leis criadas para proteger brasileiros com mais de 60 anos passou a se chamar de Estatuto da Pessoa Idosa. A mudança, diz o senador Paulo Paim (PT-RS), torna a lei mais inclusiva.

► A Prefeitura de Belém conseguiu a aprovação, pelo governo do Pará, de 26 cursos a serem oferecidos dentro do programa Forma Pará. Iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Forma Pará é desenvolvido em cooperação com prefeituras municipais e instituições de ensino superior. Os novos cursos serão oferecidos ainda no segundo semestre deste ano e em 2023. Ao todo serão cerca de 800 alunos.

► O Instituto de Hemoterapia do Pará volta a reforçar a importância da doação de sangue neste mês de férias escolares, pois há baixa nos estoques de sangue. A média diária tem sido de 200 coletas de sangue, mas o ideal seriam, pelo menos, 280 doações.

►  A Fundação Getulio Vargas divulgou ontem o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de julho. O aumento foi de 0,5 ponto em relação ao mês anterior, chegando agora a 79,5 pontos. O pico da série histórica, iniciada pela instituição em junho de 2005, foi de 113,2 pontos, índice atingido em abril de 2012.

► No próximo dia 5 de agosto, o diretor do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) e também especialista tributário e fiscal, Lamark Santos, irá ministrar a palestra “Desmistificando o CNPJ para que sua clínica odontológica não passe por situações delicadas”. As inscrições podem ser feitas pelas redes sociais do Conjove.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!