CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Quem cometeu erros graves na pandemia precisa ser punido', diz Drauzio Varella

Médico avaliou o enfrentamento da covid-19 no país e as causas que fizeram os números da doença dispararem para chegar ao colapso do sistema de saúde. Para ele, o presidente Jair Bolsonaro atuou para pessoas 'pegarem o vírus'

Repórter 70

Educação básica
Para reduzir o déficit de vagas a crianças de 0 a 5 anos na educação, o governo do Estado lançou o programa “Creches por Todo Pará”.

Mais proteção
O Ministério Público do Pará e a Alepa lançaram, na semana passada, uma cartilha de crimes contra a mulher no Estado.

image Drauzio Varella (J. Bosco)

"Quem cometeu erros graves na pandemia precisa ser punido.”

DRAUZIO VARELLA, médico, ao avaliar o enfrentamento da covid-19 no país e as causas que fizeram os números da doença dispararem para chegar ao colapso do sistema de saúde. Para ele, o presidente Jair Bolsonaro atuou para pessoas “pegarem o vírus”.

PREFEITO

BALANÇO

Em entrevista exclusiva ao Grupo Liberal, publicada nesta edição e disponível, em vídeo, no portal OLiberal.com, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, faz um balanço dos 100 dias à frente do governo municipal e anunciou que enviará, em breve, projeto de lei propondo mudanças nos atuais contratos de licitação de ônibus urbanos da capital. Segundo Edmilson, esse tem sido um gargalo da atual gestão. Só neste ano, as empresas já sofreram mais de 400 autuações, mas não houve melhorias nos serviços prestados à população. O prefeito também falou sobre a compra de vacinas. O Consórcio de Prefeitos, que já reúne gestores de mais de mil municípios, espera comprar 30 milhões da vacina russa Sputnik V, mas o negócio só deve se concretizar no segundo semestre.

RENÚNCIA

Vice-governador

O plenário da Assembleia Legislativa do Pará vai apreciar, nesta semana, a indicação do vice-governador Lúcio Vale para a cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que ficará vaga com a aposentadoria compulsória de Aloísio Chaves. Na semana passada, Vale foi sabatinado como determina a Constituição do Estado. Após aprovada a indicação pelo plenário, o que certamente ocorrerá, Vale vai renunciar à Vice-governadoria e, a partir daí, o presidente da Assembleia Legislativa, Francisco Melo, o “Chicão” (MDB), passará a ser o primeiro na sucessão em caso de ausência do governador Helder Barbalho.

REMÉDIO

Convênio

Os Estados do Pará, Maranhão e Pernambuco aderiram ao convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que isenta de ICMS o medicamento Zolgensma, usado no tratamento da doença Atrofia Muscular Espinhal (AME). A adesão foi pedida durante reunião remota realizada no dia 8 de abril.

Marituba

Espera

Um exemplo da dificuldade que muitos pacientes encontram para conseguir atendimento especializado na rede pública de saúde. A Prefeitura de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, desengavetou 70 pedidos de ressonância magnética, feitos desde 2017. O material estava arquivado na Diretoria de Regulação, Avaliação, Auditoria e Controle (Dirac). São exames que devem ser feitos fora do município e, só agora, os pacientes foram encaminhados.

MARAJÓ

SOCORRO

Em uma semana, a campanha “Ajude o Marajó” arrecadou 13 toneladas de alimentos que serão distribuídos a mil famílias do arquipélago. A campanha reúne um grupo de doze entidades, entre elas, Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Pará, Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2, Diocese de Ponta de Pedras e Associação do Ministério Público do Pará. O grupo vai contar com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para fazer a distribuição dos alimentos. A campanha continua. A situação das famílias pobres do Marajó é de absoluta calamidade.

DIVISÃO

Garimpo

A pressão para exploração garimpeira em terras Mundurukus, no sudoeste do Pará, está criando um roteiro típico de cinema, com divisões internas, a luta de irmão contra irmão e um cenário de tristeza nas aldeias. O grupo dissidente, que apoia os garimpeiros, é formado por cerca de 100 indígenas e alguns são investigados por participação da invasão à sede da Associação das Mulheres Mundurukus, em Jacareacanga. O local foi completamente depredado no último dia 25 de março e as mulheres se dispersaram temendo novos ataques. Parte desse grupo está seguindo para Brasília e promete iniciar uma série de protestos a partir de amanhã, Dia do Índio, pedindo a liberação da atividade garimpeira nas terras indígenas.  

RECOMENDAÇÃO

Na última quinta-feira, o Ministério Público Federal emitiu recomendação a ministérios e repartições públicas em Brasília, orientando os gestores a não fazerem acordos sobre mineração em terras indígenas com essa comitiva de 102 Munduruku. O MPF diz que esse grupo “não representa o interesse da maioria da etnia Munduruku, mas apenas o interesse de mineradores ilegais que aliciaram e financiaram o grupo minoritário”.

EM POUCAS LINHAS

► Lançada no último dia 5, a campanha “Ananin Solidária” arrecadou cinco toneladas e meia de alimentos e beneficiou, até agora, 717 famílias.

► As doações podem ser feitas em qualquer unidade de saúde, posto de vacinação de Ananindeua e na Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Trabalho,  das 8h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira.

► A Universidade Federal do Pará também começou uma campanha de arrecadação de alimentos para distribuição a famílias que estão passando fome.

► As doações podem ser entregues no centro de eventos Benedito Nunes no campus do Guamá, em Belém, e nos demais campi da instituição no interior.    

►O  governador do Pará, Helder Barbalho, assinou, na sexta-feira, a ordem de serviços para obra em dois trechos da rodovia PA 370, a Transuruará.

► Os trechos a serem reformados somam 150 quilômetros e ficam entre o Entroncamento da BR-230, no município de Uruará, e a PA-370, na usina de Curuá-uma.

► O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves vai receber, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), equipamentos conhecidos como “Maleta CSI”. Também serão repassados detectores de metal, além de seis caminhonetes 4x4.
  A Companhia de Habitação do Pará completará, neste mês, 56 anos de criação.

► Na semana passada, o governo divulgou balanço informando que entre 2019 e 2021, foram investidos R$ 99 milhões para a construção, reconstrução e ampliação de casas no Pará.

► O número de famílias beneficiadas chegou a 13 mil. O déficit habitacional no Pará, contudo, ainda é grande.    

►Poucas pessoas estão procurando os postos de saúde em busca da vacina contra a gripe H1N1. Crianças de seis meses a seis anos e idosos estão entre as prioridades.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!