CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Quem ama o Brasil, tem um pingo de vergonha na cara e algum sangue nas veias, estará nas ruas!'

Em suas redes sociais, Ricardo Salles endossou a mobilização feita pelo presidente Jair Bolsonaro para os atos pró-governo, marcados para 7 de setembro

Repórter 70

Sob trilhos
Nova medida provisória editada ontem pelo governo federal facilitará a permissão para a construção de novas ferrovias.

Crime ambiental
A operação “Amazônia Viva” apreendeu quase 800 metros cúbicos de madeira ilegal no sul, sudoeste e sudeste do Pará.

image Ricardo Salles (J. Bosco)

"Quem ama o Brasil, tem um pingo de vergonha na cara e algum sangue nas veias, estará nas ruas!"

Pouco mais de dois meses após deixar o governo, o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles já retomou sua atividade política. Em suas redes sociais, ele endossou a mobilização feita pelo presidente Jair Bolsonaro para os atos pró-governo, marcados para 7 de setembro.

PSOL

Comando

Tendência do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e da deputada estadual Marinor Brito, a “Primavera Socialista” venceu a disputa interna no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e vai comandar os diretórios estadual e municipal da capital paraense. A vitória do grupo ao qual está ligado o prefeito indica a possibilidade de alianças mais amplas nas eleições do ano que vem.

Força

As tendências APS e MES, que são ligadas ao vereador Fernando Carneiro e à deputada federal Vivi Reis, respectivamente; venceram, juntas, as disputas em grandes municípios do Pará, entre eles Santarém, Marabá, Ananindeua e Castanhal. Essas correntes, que militam no campo mais à esquerda do partido, defendem candidatura própria à Presidência da República.

WHATSAPP

Alerta

Decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve servir de alerta para os usuários de aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Pela decisão, que pode ser usada como jurisprudência em casos semelhantes, quem divulga conversas de grupos privados está sujeito a responder por dano moral, podendo ser condenado a pagar indenização. A decisão foi tomada em ação movida por um homem que fazia parte de um grupo de mensagens que reunia diretores do Coritiba Futebol Clube.

Indenização  

Por conta do vazamento, o homem foi condenado a pagar indenização de R$ 5 mil a um dos integrantes do grupo. Recorreu ao STJ. A Corte entendeu que terceiros só podem ter acesso às conversas dos grupos mediante consentimento dos participantes ou autorização judicial, “pois elas estão protegidas pela garantia constitucional da inviolabilidade das comunicações telefônicas”. Portanto, a divulgação ilícita pode gerar indenização.

OUVIDORA

Exoneração  

Foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE) do Pará a exoneração da ouvidora da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa) na capital paraense, Antônia Iranete Gadelha Staack. As informações são de que a medida foi tomada após a informação de que a ouvidora teria tentado interferir na operação de apreensão de quatro carretas com produtos importados da China. A mercadoria entraria no Pará camuflada como maracujá e farinha. O caso será investigado pela Polícia Federal, já que se trata de crime de contrabando.

Mensagens

Em troca de mensagens com o auditor da Sefa responsável pela apuração no posto fiscal de Itinga, situado na divisa do Pará com o Maranhão, Iranete teria repreendido o servidor pela apreensão sem comunicação prévia aos superiores hierárquicos, além de ter afirmado que o auditor sofreria consequências negativas pela ação. Informado do caso, o secretário estadual de Fazenda, René Souza Junior, decidiu exonerar a servidora e abrirá procedimento interno para apurar possível interferência no trabalho de fiscalização nas divisas estaduais.

VACINA

Apelo

Muito elogiado o surpreendente vídeo que reúne lideranças religiosas do Pará em defesa da vacinação contra a covid-19. Entre os líderes que aparecem na produção estão os padres católicos Ronaldo Menezes e Patrick; os pastores Samuel Câmara e Gilberto Martins e a coordenadora do Instituto de Tradição Afrorreligiosa, Mametu Nangetu. O lema da campanha é “Tenha fé. Vacine-se!” e a ideia é fazer com que os líderes religiosos ajudem a derrubar a resistência de quem ainda tem evitado tomar o imunizante. Muitas dessas pessoas foram influenciadas por informações falsas que colocam em dúvida a segurança e eficácia das vacinas contra o novo coronavírus.

DADOS

Proteção

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em pleno vigor, gerando insegurança ao setor empresarial, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) abriu consulta pública para a criação de uma resolução com normas simplificadas da lei para as microempresas, consideradas “agentes de tratamento de pequeno porte“. Esse grupo de empresas, segundo a ANPD, tem menos estrutura para a adaptação de todas as normas da lei. A entidade já concluiu a minuta da resolução que será debatida em audiência pública marcada para os dias 14 e 15 de setembro. A consulta será concluída no dia 29 de setembro.

EM POUCAS LINHAS

► A Prefeitura de Ananindeua vai chamar hoje para a vacinação pessoas que tenham agendamento para tomar a segunda dose da AstraZeneca em qualquer data no mês de agosto.

► De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde do município, de janeiro para cá, 383.857 mil doses foram aplicadas.

► Desse total, 283.282 pessoas tomaram a primeira dose e outras 100.575 completaram o esquema vacinal, recebendo também a segunda dose do imunizante.

► O Ministério Público Federal divulgou, ontem, alerta aos comerciantes de Altamira, no oeste do Pará, para que deixem de reter cartões de benefícios previdenciários de indígenas.

► A retenção dos cartões é prática comum no município. O documento fica com os comerciantes como garantia de dívidas.

► Dois trabalhadores foram resgatados em condições degradantes em um garimpo clandestino no município de São Félix do Xingu, sudeste do Pará.

► O resgate foi feito durante fiscalização da Coordenadoria Regional de Combate ao Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho.

► A ação, realizada entre os dias 21 e 29 deste mês, reuniu auditores-fiscais do Trabalho e Polícia Federal.

 ► A Grande Coleta de Emaús, uma das mais tradicionais ações do movimento criado pelo padre Bruno Sechi, foi marcada para o próximo dia 26.

► Neste ano, a coleta será no sistema de drive-thru. Não haverá caminhões nas ruas.

► Quem tiver objeto para doar deverá procurar um dos pontos de coleta que ficarão abertos das 8h às 17h.

► A campanha alusiva ao “Agosto Lilás”, que promove a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, termina hoje com seminário. Será das 14h às 18h, no auditório da Delegacia-Geral da Polícia Civil.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!