REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Que toda menina que veja essa capa saiba que pode mudar o mundo'

MALALA YOUSAFZAI, paquistanesa premiada com o Nobel da Paz, capa da próxima edição da revista Vogue britânica. Malala, hoje com 23 anos, foi baleada na cabeça por militantes do Talebã quando tinha 14 anos, depois de mobilizar uma campanha para que meninas tivessem acesso à educação no país

Repórter 70

Agronegócios em alta
Pará registra aumento de postos de trabalho no setor agropecuário, nos últimos 12 meses, com crescimento das cadeias produtivas.

Facilidade em empréstimo
Câmara aprova MP que facilita crédito bancário na pandemia. A medida dispensa bancos de exigir documentos de regularidade fiscal.

image Malala Yousafzai (J. Bosco)

"Que toda menina que veja essa capa saiba que pode mudar o mundo”

MALALA YOUSAFZAI, paquistanesa premiada com o Nobel da Paz, capa da próxima edição da revista Vogue britânica. Malala, hoje com 23 anos, foi baleada na cabeça por militantes do Talebã quando tinha 14 anos, depois de mobilizar uma campanha para que meninas tivessem acesso à educação no país em que nasceu, o Paquistão. “O véu não é um sinal de que sou oprimida”, diz, ainda, sobre sua identidade muçulmana na entrevista.

“CALMA”

LIXO DOMÉSTICO

Para observadores da administração pública, tem chamado a atenção a quase inércia com que as prefeituras de Belém e Ananindeua parecem estar tratando da questão do iminente fechamento do aterro sanitário de Marituba, que como todos sabem, estava previsto para 31 de maio e foi adiado para 16 de junho. Sem acordo, os dois municípios, que respondem por 95% dos rejeitos tratados no local, ficarão sem ter destino para o lixo doméstico produzido diariamente.

CAOS

Não precisa ser especialista para imaginar o caos que poderia tomar conta das duas cidades. Em 2020 Belém teve uma amostra com a coleta sendo suspensa por alguns dias. O lixo acumulou pelas ruas, criando um cenário quase apocalíptico.  

SOLUÇÃO

Sem acordo, na quarta-feira o Tribunal de Justiça do Pará deixou de mediar a negociação. A prefeitura de Belém informou, por meio do procurador Alberto Vasconcelos, que o município daria prosseguimento às conversas diretamente com a empresa. Até a noite de ontem, contudo, não havia nenhuma rodada de conversas agendada. A expectativa é de que os gestores tenham uma carta na manga que permita manter o serviço de limpeza da cidade até que uma solução definitiva para o problema seja encontrada.   

TERRA

CONFLITO

Dezesseis anos após o assassinato da missionária Dorothy Stang, em Anapu, oeste do Pará, a região continua palco de conflitos agrários. Um dos alvos agora é o Projeto de Desenvolvimento Sustentável Virola Jatobá, nas proximidades do PDS Esperança, onde Dorothy foi morta. Há informações de que madeireiros estão tentando invadir a área.

MULTAS

Na semana passada, durante operação coordenada pelo Ministério Público Federal, foram aplicados embargos ambientais sobre 87 hectares que estariam sendo usados de forma irregular. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), titular do assentamento, abriu procedimento para verificar a ocupação. Durante a operação foram feitas cinco autuações ambientais com multas que somaram R$ 460 mil. Esses valores podem ser reajustados após a análise da situação das áreas.

GARIMPO

JACAREACANGA

A Polícia Federal divulgou ontem o resultado da operação Mundurukânia, realizada entre os dias 25 e 27 de maio no município de Jacareacanga, extremo oeste do Pará. Segundo a PF, foram destruídas dez máquinas retroescavadeiras, além de dez motores. Também foram inutilizados 50 mil litros de diesel e houve apreensão de uma pequena quantidade de ouro, mercúrio e documentos.

Reforço

A operação, coordenada pela Polícia Federal, foi reforçada pela Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e pelo Instituto Nacional de Meio Ambiente. A meta era combater o garimpo ilegal nas terras indígenas Munduruku e Sai Cinza. Durante a operação houve reação dos defensores do garimpo na área. Lideranças indígenas tiveram casas incendiadas. Por determinação do Supremo Tribunal Federal, as forças de segurança voltaram para a área para evitar novos conflitos.

OBESIDADE

INFANTIL

A quinta-feira, 3,  marcou o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, apontada pela Organização Mundial da Saúde como um dos maiores problemas de saúde pública pediátrica. No Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos está acima do peso. Outros dados alarmantes vêm do Sistema de Vigilância Alimentar e revelam que 16,33% das crianças brasileiras entre cinco e dez anos estão com sobrepeso; 9,38% com obesidade; e 5,22% com obesidade grave. Em relação aos adolescentes, 18% apresentam sobrepeso; 9,53% são obesos; e 3,98% têm obesidade grave.

RECOMENDAÇÃO

Em documento divulgado ontem, a Fundação Oswaldo Cruz alerta que a quarentena, imposta às crianças por causa da pandemia, pode agravar o quadro de obesidade.

EM POUCAS LINHAS

► Anunciada no dia 28 de fevereiro, a operação Tapa Buracos da prefeitura de Belém estabeleceu como meta asfaltar 265 trechos de pistas em 33 bairros da capital paraense, ao longo de 90 dias, totalizando 2,6 mil metros quadrados de asfalto.

► Questionada sobre o cumprimento da meta, a Secretaria Municipal de Saneamento não respondeu à coluna.

► Há informações de que a operação Tapa Buracos será incorporada pela ação Verão da Gente, iniciada na quarta-feira, 2.

► Por causa do ponto facultativo no Estado, estão suspensos hoje os atendimentos nas Estações Cidadania  de Ananindeua, Belém, Parauapebas, Marabá e Santarém. Eles serão retomados na segunda-feira, 7.

► Em edição extraordinária do Diário Oficial, a Secretaria de Estado de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda oficializou pedido para que empresas que administram aplicativos de mobilidade compartilhem os dados de todos os motoristas que rodam pelo menos 20 horas semanais no transporte de passageiros.

► A secretaria informa que a medida está relacionada com a pandemia do novo coronavírus. Com base nesses dados, será  identificada a necessidade de garantir aos cidadãos que não têm emprego formal o auxílio para as condições mínimas de sobrevivência diante da pandemia.

► O Papa Francisco confirmou dom Gilberto Pastana de Oliveira como o substituto de dom José Belisário da Silva, que pediu aposentadoria, no governo pastoral da Arquidiocese de São Luís, no Maranhão.

► Dom Gilberto Pastana, que era bispo de Crato, no Ceará, nasceu na localidade de Boim, município de Santarém, no oeste do Estado do Pará.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!