CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Quanto mais bater, vai mais me dar ânimo para continuar', declara Simone Tebet

A pré-candidata do MDB à Presidência da República afirmou nesta sexta-feira (22) que está convicta que sua candidatura será mantida mesmo em meio ao racha do partido

Repórter 70

Religiões sob ataque

Por dia, ao menos três denúncias de intolerância religiosa são registradas no Brasil, segundo dados da GloboNews.

Segurança nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral criou um grupo de trabalho para combater a violência política nas eleições deste ano.  

“Não tenho medo de cara feia, quanto mais bater, vai mais me dar ânimo para continuar.”

image Simone Tebet (J. Bosco)

A declaração é da pré-candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, que afirmou nesta sexta-feira (22) que está convicta que sua candidatura será mantida mesmo em meio ao racha do partido sobre um possível apoio ao candidato e ex-presidente Lula já no primeiro turno.

PESQUISA

LIDERANÇA

A pesquisa realizada pela RealTime Big Data para o Governo do Pará aponta para a reeleição do governador Helder Barbalho (MDB), com vitória já no primeiro turno. Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, Helder aparece com larga vantagem, somando 81%. Na segunda colocação vem Zequinha Marinho (PL), com 13%. Fernando Carneiro (PSol) e Cléber Rabelo (PSTU) estão empatados, com 3%. Se considerado o cenário com votos brancos e nulos e indecisos, a ampla vantagem permanece. Helder vem com 62% das intenções de voto. Zequinha Marinho com 10% e Fernando Carneiro e Cléber Rabelo, novamente empatados, com 2%. No entanto, neste cenário, brancos e nulos somam 13% e 11% disseram não saber ou não responderam à pesquisa.

SENADO

Já a disputa ao Senado coloca empate técnico com a liderança entre Flexa Ribeiro (PP) e Mário Couto (PL), ambos com 18%. Na terceira posição, vem Beto Faro (PT), com 14%. A pesquisa confirma a tendência de uma disputa bastante acirrada ao Senado e, mais do que nunca, experiência, articulação política e bom trânsito entre as legendas vão ser decisivos para a campanha que está apenas começando.

CHAPA

GOVERNO

Ganhou mais força e está perto de ser confirmada a composição da chapa “puro sangue” do MDB ao governo do Estado com uma mulher como vice. Entre os nomes para acompanhar Helder Barbalho na disputa pela reeleição está uma ex-secretária, reconhecida pelo perfil técnico, boa gestão e por ser da confiança de Helder, que já conta com a profissional desde a época da Prefeitura de Ananindeua. A convenção do MDB, quando será oficializada a chapa, será na sexta-feira (5), na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”.

FEDERAÇÃO

De olho na superação da cláusula de barreira, PSol e Rede Sustentabilidade constituíram uma federação partidária, arranjo que consiste na união de dois ou mais partidos, com estatuto e programa comuns. A federação atuará como se fosse um só partido antes e depois das eleições. Mas, no Pará, a junção verde-lilás começou em conflito. O PSol, mesmo tendo o apoio robusto do atual governador para a única prefeitura que dirige, ruma para ter candidatura própria, enquanto a Rede Sustentabilidade decidiu, em reunião de sua executiva, por manter a resolução da conferência estadual, de apoio à reeleição de Helder Barbalho (MDB).

CHAPA

DESAFIOS

O ex-reitor e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará Alex Fiúza de Mello publicou em seu blog “Zoon Politikon” o artigo “Um plano para Belém”, no qual faz uma ampla análise sobre a condição da capital paraense como a “Metrópole da Amazônia” e os desafios da cidade em meio à região de maior biodiversidade do planeta.

PLANO 

No texto, Fiúza de Mello defende que os gestores da capital construam um “plano consistente e viável de desenvolvimento para o município, associado às oportunidades que se apresentam, particularmente, à Amazônia”. Os caminhos passam por transformar Belém em referência mundial como polo de empreendimentos de base científico-tecnológica, em especial aqueles voltados ao aproveitamento da biodiversidade regional.

DIAGNÓSTICO

Na análise, o ex-reitor afirma que a “Metrópole da Amazônia tem vivenciado um processo progressivo de decadência econômica, social e urbanística há várias décadas – com raros e pontuais momentos positivos de avanços e/ou melhoramentos” e afirma que o Plano Diretor de Belém (PDB), aprovado em lei municipal em 2008, tem uma série de falhas, entre elas o “excesso de generalidade que não permite estabelecer as estratégias mais eficazes à sua implementação”.

SUGESTÕES

Mas Fiúza não fica só no diagnóstico. O professor aponta 34 itens que poderiam contribuir para mudar o status da cidade e defende um projeto de longo prazo para que a cidade seja “devidamente restaurada em suas raízes e patrimônio (material e imaterial) e ressignificada em seu simbolismo” para se transformar, “em definitivo, num pulsante e atrativo polo metropolitano”. Esse é o tipo de reflexão que contribui com a cidade. Vale a pena conferir.

Em Poucas Linhas

► Sobre nota publicada nesta coluna na terça-feira, 19, a Pró-Saúde informou que ainda está dentro do prazo para pagar os profissionais que prestaram serviços no Hospital Oncológico Infantil “Octávio Lobo”, em Belém.

► Profissionais que atuavam no estabelecimento de saúde denunciaram que ainda não receberam os pagamentos de maio e afirmavam que temiam levar calote da empresa que deixou a gestão do hospital no último dia 30 de junho.

► Em nota, a Pró-Saúde garantiu que já “deu início aos processos de pagamentos das rescisões trabalhistas e de auditoria de encerramento nos contratos de prestação de serviços”.

► Podem ser feitas até o próximo dia 31 as inscrições para o Sebrae Mulher de Negócios.

► As interessadas podem se inscrever nas categorias Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual.

► A premiação será dividida em três fases. Durante a fase estadual serão escolhidas três candidatas por Estado. Na etapa regional, as empreendedoras selecionadas serão avaliadas por um júri regional e seguirão para a etapa nacional, marcada para novembro, mês em que se comemora o “Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino”.

► Alunos da Universidade Federal do Pará, campus de Altamira, vão representar o Brasil na fase final da “Race to Feed the Planet”, competição internacional lançada pela organização Enactus.

► O projeto escolhido para representar o Brasil na competição é o Eco Xingu, que reutiliza garrafas pet nos “eco-tubetes”, usados na produção e no armazenamento de mudas de plantas nativas da Amazônia.

► Os paraenses vão concorrer com outras três equipes, sendo duas da Índia e uma da Alemanha.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!