Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder'

Foi o que disse, ontem, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), em mensagem postada em rede social para confirmar que aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro e será o novo chefe da Casa Civil

Repórter 70

Pé na estrada
A fuga de moradores de Belém para os balneários do interior deve se intensificar no último fim de semana das férias.

No vermelho
Feirantes da capital paraense reclamam da queda no faturamento em julho. Faltam consumidores neste mês de recesso.

Senador Ciro Nogueira (J. Bosco)

"Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder.”

Foi o que disse, ontem, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), em mensagem postada em rede social para confirmar que aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro e será o novo chefe da Casa Civil.

JUSTIÇA

Garimpo

O Núcleo de Pesquisa e Informação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região, coordenado pelo juiz do Trabalho Deodoro Tavares, é responsável pela realização de um trabalho inusitado: encontrar trabalhadores que possuem créditos a receber, mas não retornam à Justiça do Trabalho para sacar o que têm direito. Em 2019, levantamento feito pelo núcleo encontrou cerca de R$ 270 milhões em processos que estavam aguardando o retorno dos reclamantes. Atualmente, segundo dados do TRT, ainda há R$ 51,2 milhões não vinculados, ou seja, aguardando o titular do crédito receber pessoalmente ou por meio de representante legal.

MOSQUEIRO

Saúde

A Prefeitura de Belém fará hoje a entrega de três unidades de saúde no distrito de Mosqueiro.  São elas a Unidade Básica de Saúde do Maracajá, o Hospital Geral de Mosqueiro e a Unidade Básica do Aeroporto. A prefeitura informa que os espaços passaram por reformas que incluíram troca de telhado, mudanças nas redes elétrica e hidráulica, além de pintura geral. Essas unidades oferecem serviço ambulatorial, vacinação, teste do pezinho e pré-natal. No Hospital Geral de Mosqueiro também é feito atendimento de urgência e emergência.

ARMAS

Oficial

O Sindicato dos Policiais Penais do Pará recebeu com otimismo a publicação da portaria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária com as regras administrativas para o uso, armazenamento e controle de armas e munições por parte dos policiais penais. Presidente da entidade sindical, Rosivan Santos diz que a publicação é importante porque oficializa o protocolo que já vem sendo seguido pelos policiais penais do Pará, que é o mesmo Manual de Procedimentos Operacionais orientado para os policiais penais de todo o Brasil pelo Departamento Penitenciário Nacional.

Em serviço

À coluna, o dirigente sindical informou que o tratamento dado aos policiais penais pelo Estado tem sido igualitário em relação aos demais agentes de segurança e, assim como ocorre com os policiais civis e militares, fica sob o poder do policial penal 24 horas por dia o armamento padrão, que é a pistola .40, cedida a todas as forças policiais. Já o material de uso exclusivo em serviço, que fica restrito ao plantão, são as armas longas com munição de elastômero, a chamada bala de borracha, para, se necessário, manter a ordem no bloco carcerário.

BRAGANÇA

Medicina

Será inaugurada em breve, no município de Bragança, a primeira Faculdade de Medicina da região dos Caetés. Embora seja um empreendimento de educação privado, do grupo Afya, das 50 vagas da primeira turma, 10% serão para bolsas integrais. Os bolsistas passarão por processo seletivo na unidade, que terá parceria com o programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde, para reduzir a carência de médicos nas regiões prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A obra em Bragança está em fase avançada e, após a conclusão, haverá avaliação do Ministério da Educação das instalações e recursos humanos.

“EVANDRO CHAGAS”

Reconhecimento

O Instituto Evandro Chagas (IEC) passa a ser reconhecido como uma Instituição Científica Tecnológica e de Inovação (ICT) do Ministério da Saúde (MS). A Portaria 1.674, do último dia 21, foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Como resultado, o IEC terá em sua missão institucional e objetivos sociais a pesquisa básica e aplicada de caráter científico ou tecnológico. Na prática, o IEC, que nasceu como a primeira instituição de saúde pública da Amazônia, além de seu destaque nacional e internacional, se torna um centro de pesquisa que vai contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e fomento de inovações e pesquisas em saúde.

PESQUISA

Caos

Milhares de professores e pesquisadores passaram o dia de ontem em alerta por causa da pane na plataforma Lattes, ligada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A plataforma reúne o mais completo banco de dados sobre a produção científica nacional e o desaparecimento das informações poderia causar um caos sem precedentes para o setor no País. Por meio de nota, o CNPq garante que, apesar do problema, não houve perda de dados.    

EM POUCAS LINHAS

► Os calendários de vacina serão retomados novamente hoje, com as vacinas recebidas, ontem, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Foram 34,8 mil doses da Astrazeneca e outras 145,3 mil Coronavac.

 ► Ainda hoje a Sespa espera outra remessa do Ministério da Saúde. Dessa vez serão 164,7 mil doses da Astrazeneca e mais 80,7 mil da Pfizer.

 ► A 28ª agência do Banco do Estado do Pará será inaugurada hoje, no distrito de Casa de Tábua, em Santa Maria das Barreiras, região sul do Pará.

 ► Será a sexta agência do banco inaugurada neste ano.

► A Universidade do Estado do Pará (Uepa) inscreverá até hoje candidatos para o curso de especialização em Ensino de Língua Portuguesa, na modalidade a distância, por meio do Processo Seletivo Especial UAB 2021.

► O edital está no site da Uepa. No total serão ofertadas 200 vagas para os municípios de Bujaru, Bragança, Conceição do Araguaia, Ponta de Pedras e Tucumã.

► As obras da avenida Padre Bruno Sechi, antiga rua Yamada, terão uma nova etapa de obras começando hoje, com execução de drenagem.

► A procuradora-geral de Justiça em exercício, Ubiragilda Pimentel, se reuniu ontem com o secretário municipal de Urbanismo de Belém, Deivison Alves, para tratar sobre o projeto do Anexo III do Ministério Público do Estado do Pará.

► O novo espaço vai abrigar os centros de Apoio Operacional e a Promotoria de Violência Doméstica, em Belém.

► O juiz Adriano Fernandes, da Comarca de Abaetetuba, determinou a suspensão de licitação para contratar empresa responsável pela coleta de lixo e limpeza pública da cidade.

► Fernandes entendeu que a licença ambiental exigida no edital contraria a legislação e a metodologia de execução dos serviços se limitava a ampla concorrência, direcionando a licitação para a atual prestadora de serviço.

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!