Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Para mim, (Sergio) Moro continua merecedor da confiança dos brasileiros'

A frase é de Marco Aurélio Mello, que na última segunda-feira (12) encerrou uma carreira de 31 anos como ministro do Supremo Tribunal Federal

Repórter 70

E-commerce tem alta
Nos primeiros seis meses deste ano, houve alta de 13,05% nas vendas e de 24,15% no faturamento do e-commerce no Brasil.

Bancos digitais avançam
O número de brasileiros que usam bancos digitais mais do que dobrou em 2021 quando comparado a 2020: o percentual passou de 14% para 31%.

Marco Aurélio Mello (J.Bosco)

"Para mim, (Sergio) Moro continua merecedor da confiança dos brasileiros.”

A frase é de Marco Aurélio Mello, que na última segunda-feira (12) encerrou uma carreira de 31 anos como ministro do Supremo Tribunal Federal. Ele também avalia que a Lava Jato “tem muito mais aspectos positivos do que negativos”.

CASA NOVA

BANCO

O Banco do Povo de Belém, antigo Fundo Ver-o-Sol, está de malas prontas para a nova sede na avenida Nazaré, esquina com a travessa Quintino Bocaiúva. A atual sede, na avenida Cipriano Santos, ao lado do terminal rodoviário, foi condenada pela Defesa Civil. Além de fazer a mudança de casa, a atual direção promete melhorar as políticas de microcrédito e aumentar a oferta de cursos de capacitação para empreendedores da capital.

O LIBERAL

OUSADO

A capa de O LIBERAL deste domingo segue a tendência internacional dos grandes jornais. A ideia é ser cada vez mais ousado no formato - com destaque para imagens e design arrojado - e no conteúdo, no qual o desafio é oferecer reportagens aprofundadas, mas de forma leve. Outra tendência é o conteúdo multimídia, resultado da incorporação de novas tecnologias. Boa parte das reportagens, diariamente, tem QR Code que permite aos leitores acessarem complementos como vídeos e depoimentos. O código também dá acesso para o leitor deixar sua opinião em OLiberal.com. O veículo se torna, assim, cada vez mais moderno neste ano em que completa 75 anos de existência.

PONTE

RIO CAPIM

Esperada há mais de 40 anos pela população da região do Rio Capim, a obra da ponte sobre o Alto Rio Capim finalmente começou a sair do papel. A ponte será construída na PA-256, na divisa entre os municípios de Paragominas e Ipixuna do Pará, respectivamente regiões do sudeste e nordeste do Estado. A obra faz parte do projeto de construção e pavimentação de 150 quilômetros da rodovia PA-256, e terá 560 metros de extensão, se tornando uma rota alternativa de escoamento da produção paraense da região, que tem potencial para se tornar um nicho do agronegócio.

EMBRAPA

MUDANÇA

O pesquisador Walkymário de Paulo Lemos é o novo chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental. Agrônomo com doutorado em entomologia, Walkymário foi confirmado no cargo pela diretoria-executiva da Embrapa após processo de seleção. Com 18 anos de casa, todos eles no Pará, o novo chefe-geral ocupou o cargo de chefe-adjunto de pesquisa e desenvolvimento, na gestão de Adriano Venturieri, de novembro de 2013 a maio de 2021. A data da cerimônia de posse ainda será confirmada pela presidência da Embrapa, mas o pesquisador já passa a exercer oficialmente o cargo a partir do primeiro dia útil de agosto.

EMPREGOS

RANKING

Segundo os dados do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho do Ministério do Trabalho, divulgados essa semana, com o saldo dos empregos gerados em maio deste ano, Ananindeua é o município que mais criou vagas com carteira assinada na Região Metropolitana de Belém, ficando com saldo acumulado no ano de 1.504 novas vagas, e ocupando a 4ª colocação no ranking dos 107 municípios que tiveram saldo positivo na oferta de empregos e contratações este ano, no Pará.

PELE

RISCOS

Preocupado com as altas temperaturas de julho no Norte e Nordeste do Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) faz um alerta geral para a atenção à proteção solar da pele, já que anualmente no Brasil são registrados mais de 180 mil novos casos de câncer de pele. Só no Pará, mais de 1.700 novos casos estão previstos para serem registrados até o final deste ano, sendo 920 em mulheres e 790 em homens, incluindo o melanoma, tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, mas com o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade.

CASOS

No Hospital Ophir Loyola, que no Pará é o centro de alta complexidade em oncologia, existem hoje 446 pacientes em tratamento contra esse tipo de câncer, aumento de 50% em relação ao ano de 2020. O número, segundo os especialistas, talvez não represente um crescimento de fato de quase metade dos casos, mas um aumento em relação ao atendimento no ano passado, que sofreu redução no número de comparecimentos por causa da pandemia da covid-19. Nos últimos dois meses, porém, o fluxo já está normalizado no hospital.

EM POUCAS LINHAS

► A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado lançou o projeto Sectet + Google for Education, que consiste na cooperação entre o órgão e a empresa Inteceleri, parceira da Google.

► O projeto vai permitir o uso de ferramentas tecnológicas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem da rede de Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará.

► Servidores e profissionais das escolas técnicas assistiram à apresentação inicial do potencial das ferramentas, incluindo cronogramas, propostas e uso das ferramentas colaborativas.

 ► A Fundação Hemopa iniciou reforma na Unidade de Coleta que funciona no shopping Castanheira.

 ► As obras devem durar até a primeira quinzena de agosto. Até lá, a unidade ficará fechada para o atendimento externo.

► Será retomada nesta terça-feira, 20, a realização de cirurgias eletivas no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, em Marabá.

► A medida foi possível graças à redução de internações de pacientes infectados com a covid-19 na unidade.

► O centro cirúrgico do hospital tem capacidade para realizar até 300 procedimentos por mês.

► O trecho reformado da avenida João Paulo II tem sido alvo de reclamação constante de moradores por falta de sinalização.

► Sobre o assunto, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) garante que já está em andamento um projeto de sinalização da avenida, com revitalização e implantação de sinais gráficos horizontais e verticais, e ampliação e recuperação da malha cicloviária da via.

► O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará lançou o edital do Processo Seletivo Unificado para ingresso nos cursos de educação profissional técnica de nível médio para o 2º semestre deste ano.

► São 1.621 vagas ofertadas pelos campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Avançado Vigia, Belém e Bragança, com inscrições de 20 de julho a 3 de agosto.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!