CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'Os dois (Simone Tebet e Tasso Jereissati) sempre foram próximos', afirma Bruno Araújo

Presidente do PSDB, Bruno Araújo disse que a proximidade entre os dois 'fortalece as negociações em torno do vice'

Repórter 70

Mais segurança
O Governo do Estado vai entregar, hoje, o novo prédio do quartel do 30° Batalhão de Polícia Militar, em Ananindeua.

Quadra junina
Começaram, ontem, as apresentações dos cordões de pássaros no Teatro Waldemar Henrique, em Belém. 
 

image (J.Bosco)

 

"Os dois (a senadora Simone Tebet, do MDB-MS, e senador Tasso Jereissati, do PSDB-CE) sempre foram próximos e é claro que esse fator também fortalece as negociações em torno do vice.”

Foi o que afirmou, ontem, o presidente do PSDB, Bruno Araújo. Os tucanos devem anunciar oficialmente hoje o apoio à pré-candidatura de Simone Tebet ao Palácio do Planalto. E Tasso será indicado, mais adiante, para vice da chapa.

ELEIÇÕES 2022

Liderança

Pesquisa do Instituto Doxa, que circulou ao longo da semana, confirmou os levantamentos anteriores, mostrando a liderança do governador Helder Barbalho (MDB), com prognóstico de vitória no primeiro turno do pleito de outubro. Outro dado que chama a atenção de analistas é a posição de Ursula Vidal, ex-secretária estadual de Cultura, na corrida por uma vaga na Câmara Federal. Disputando com nomes maiúsculos, muitos deles em exercício de mandato eletivo, a jornalista, que é filiada ao MDB, aparece como a mais citada na pesquisa estimulada feita com eleitores da Região Metropolitana de Belém, demonstrando a real competitividade de seu nome.

Urnas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará recebeu 9.760 urnas eletrônicas modelo 2020, o mais atual. As novas urnas têm baterias que não precisam de recargas de quatro em quatro meses, têm vida útil mais longa e processador mais rápido. Em 2020, o TRE do Pará usou 21 mil urnas. Para este ano, a previsão é aumentar esse número para 24 mil, em razão do crescimento do eleitorado. O Tribunal Superior Eleitoral ainda não divulgou as estatísticas finais de eleitores, mas estima-se que seis milhões de pessoas estarão aptas a votar em todo o Pará.

TAPIOCA

Estudo

Uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental analisou a composição físico-química de farinhas de tapioca comercializadas em Belém. As amostras analisadas foram produzidas na Vila de Americano, distrito de Santa Izabel do Pará, município que abriga o maior polo produtor de farinha de tapioca do Estado. Ao todo, foram utilizadas seis amostras: uma coletada diretamente do produtor e outras cinco, de marcas diferentes, compradas em supermercados da capital paraense.

Composição

Os resultados mostram que a farinha de tapioca é um alimento de elevado valor energético, em razão do alto conteúdo de carboidratos, com baixo teor de lipídeos e proteínas. Do ponto de vista microbiológico, a pesquisa indica que é um produto estável, com baixo risco de desenvolvimento de microrganismos em razão da sua reduzida atividade de água. O trabalho é o pontapé inicial para um possível registro de indicação geográfica da farinha de tapioca produzida em Americano, a exemplo do que já ocorreu com a farinha de Bragança e com o queijo do Marajó.

PREFEITURA

Interinidade

O vice-prefeito de Belém, Edilson Moura (PT), assumiu, interinamente, o comando da capital paraense. O prefeito Edmilson Rodrigues viajou para a cidade de Mérida, no México, como integrante da comitiva da Frente Nacional dos Prefeitos que participa da “Smart City Expo Latam Congress”. No evento, Edmilson vai apresentar o projeto “Belém Inteligente”, que foi lançado na semana passada.

Revisões

O projeto prevê a revisão dos planos diretor e de mobilidade da cidade, além de atualização dos sistemas de gestão orçamentária e tributária e a criação de cadastro único integrando serviços de saúde, educação, dentre outros. O projeto prevê também diagnóstico dos arranjos produtivos locais.

ANIMAIS

Desamparo

Nos últimos dias, circularam nas redes sociais informações sobre um suposto encerramento das atividades do projeto “Carroceiro”, desenvolvido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Integrantes da comunidade universitária estão preocupados com o possível fechamento do biotério canil-gatil da instituição que passaria a ser usado exclusivamente para a pesquisa e não mais para acolher animais abandonados.

Hospital

Mas, em nota, a direção da Ufra nega a intenção de fechar o biotério canil-gatil, mas informa que o espaço “passará por reestruturação”. Segundo a nota, as “mudanças previstas visam dar maior suporte ao Hospital Veterinário da Ufra, que não conta com o serviço de internação”. Com a mudança, a instituição informou que será instalado o setor de medicina veterinária coletivo. Em relação ao “Carroceiro”, a direção informa que as atividades continuam sendo realizadas normalmente. A nota foi assinada pelo professor Raimundo Nelson Souza da Silva, diretor do Instituto da Saúde e Produção Animal da Ufra.

Em Poucas Linhas

► O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abriu o prazo de inscrições para preencher 2.510 vagas nos cursos técnicos de nível médio em Agronegócio, Fruticultura e Zootecnia. Os cursos são gratuitos, semipresenciais e têm duração de até cinco semestres. O público alvo são as pessoas oriundas da zona rural e que tenham concluído o ensino médio. Os cursos oferecidos pelo Senar são reconhecidos pelo Ministério da Educação com a emissão de diploma válido em todo o território nacional. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 29.

► Além dos docentes, os técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará também anunciaram que entrarão em greve. A paralisação começará a partir da próxima segunda-feira, 13. Os servidores das universidades federais reivindicam reposição salarial de 19,99%, além do fim dos cortes no orçamento das instituições de ensino.

► O Tribunal de Justiça do Pará lançou edital para a conciliação em precatórios. Será criada uma lista de credores do Estado interessados em fazer acordos. O prazo para quem deseja aderir ao acordo terminará no próximo dia 24.

► A Câmara Municipal de Belém realizará, hoje, uma sessão especial para discutir medidas para erradicação da mendicância infantojuvenil na capital. A sessão foi proposta pelo vereador Fábio Souza (PSB). A Casa também aprovou requerimento do vereador Matheus Cavalcante (Cidadania) solicitando que o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, forneça explicações sobre o funcionamento do mercado do bairro do Jurunas. O espaço está fechado há 18 meses. A data da reunião com Apolônio ainda será marcada. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!