Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

twitter.com/reporter_70

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil.

'Optei por expor minha vida para denunciar um crime', declara Fabiano Contrato

O senador, que é gay, fez um discurso de protesto contra o depoente da CPI da Covid, Otávio Fakhoury

Repórter 70

Cheiro de Círio
Mesmo com a alta de preços nos ingredientes, os paraenses já começam a cozinhar a maniçoba nesta semana.

Viagem com segurança
 Ministério do Turismo anuncia volta de cruzeiros marítimos em novembro. A Anvisa deve editar normas sanitárias.

(J.Bosco)

"Optei por expor minha vida para denunciar um crime”

FABIANO CONTARATO (Rede-ES), que evocou a decisão do Supremo Tribunal Federal, que equiparou a homofobia ao racismo no país. O senador, que é gay, fez um discurso de protesto contra o depoente da CPI da Covid, Otávio Fakhoury. Em uma postagem nas redes sociais, o empresário havia insultado a orientação sexual do parlamentar.

FUNBIO

COOPERAÇÃO
 
Será assinado hoje o acordo de cooperação técnica do governo do Pará com o Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio), entidade selecionada para captação, execução e prestação de contas de recursos do Fundo Amazônia Oriental (FAO), que, embora seja um mecanismo privado, foi escolhido como instrumento de alcance das metas fixadas em políticas públicas estaduais. Durante o evento de assinatura, também será anunciada a primeira doação de recursos para o Fundo, que será responsável pela captação, execução e prestação de contas de recursos na ordem de R$ 300 milhões iniciais nos próximos quatro anos. 

NOVO PREFEITO

GOIANÉSIA DO PARÁ
 
A população de Goianésia do Pará, no sudeste do Estado, precisou de apenas 28 minutos para saber quem é o novo prefeito da cidade, escolhido nas eleições suplementares realizadas ontem. O Pastor Davi, do MDB, foi anunciado como o novo prefeito, após a rápida apuração de 100% das urnas eletrônicas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Ele obteve 52,79% dos votos válidos, totalizando 7.764 votos. O principal oponente, Russinho, do Solidariedade, obteve 45,42%. O percentual de abstenção foi de 24,35%, o que representa 4.848 eleitores.

PERDA

MÚSICA

Além de toda a cobertura no portal, o jornal O LIBERAL de hoje traz em sua edição uma homenagem à vida e obra do violonista Sebastião Tapajós, que morreu na noite de sábado. A perda do músico, que tem em sua trajetória o reconhecimento nacional e internacional, causou grande comoção nas redes sociais entre fãs, artistas e políticos. Além de Santarém, cidade do oeste do Pará escolhida pelo músico para viver e que decretou luto pela perda, o governador do Pará, Helder Barbalho, também decretou luto oficial de três dias no Pará em memória de Sebastião Tapajós.

ELEIÇÕES

SINDILOJAS
 
Foi dada a largada para a eleição do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Belém (Sindilojas) para o mandato de 2022 a 2026. A inscrição de candidaturas se encerrou na última terça-feira, 28, e apenas uma chapa se habilitou ao pleito. Sem concorrência, essa única chapa inscrita deve ser aclamada vencedora, como tem sido a praxe nesses casos. O prazo para esta medida vence hoje, mas até a última sexta-feira não havia nenhum comunicado do atual presidente, Joy Colares, para ratificar a chapa inscrita, por isso a semana começa com a dúvida sobre se haverá ou não a aclamação da nova diretoria da entidade.
 
IMPASSE
 
 O grande impasse gira em torno do imbróglio gerado neste novo pleito eleitoral, no qual venceu para compor a chapa única um grupo de empresários opositores a Joy Colares, que não conseguiu formar chapa própria nem compor com a sua atual diretoria, já que 13 diretores “pularam da barca” para integrar a oposição. Somando sua gestão à de seu pai, Jorge Colares, que o antecedeu na presidência do Sindilojas, o grupo até então liderado por Colares já totaliza duas décadas de comando à frente da entidade.

TARIFA

PROVOCAÇÃO
 
 O pedido de aumento feito pelas empresas de ônibus terá forte resistência, especialmente entre os partidos de esquerda e extrema esquerda, pois é uma bandeira histórica dos partidos ser contra aumento de tarifa que impacta diretamente a população. O que deve provocar reação, inclusive com possíveis manifestações, é o fato de que elevar a tarifa para quase R$ 5 soa como uma provocação diante da realidade do transporte em Belém. Afinal, Belém é conhecida por receber ônibus velhos de outros estados, principalmente do Rio de Janeiro, e é uma das poucas capitais no Brasil onde não há ar-condicionado nos ônibus. Por isso, não dá para falar em reajuste sem discutir as melhorias cobradas pela população e há muitas promessas.

COMBU

PLANO
 
 O Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (Gati), formado pelo Ministério Público e outros dez órgãos municipais acordaram, por necessidade, definir um Plano de Manejo que identifique e imponha restrições às ações de exploração empresarial na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Combu, para que o desenvolvimento do Combu seja sustentável. Além disso, será elaborado um plano de trabalho de cada órgão fiscalizador para contribuição na solução das problemáticas já encontradas na maioria dos 43 estabelecimentos comerciais que estão em funcionamento na ilha.

EM POUCAS LINHAS

► A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) estima que as obras do novo sistema de distribuição de água irão diminuir as perdas dos atuais 50%, um dos maiores do país, para menos de 25%, um percentual aceitável, segundo os técnicos. Há um temor entre os servidores da empresa, de sua futura privatização, na qual os pequenos municípios nada lucrativos teriam de assumir o sistema de abastecimento, além de um provável enxugamento do quadro funcional.

► O descarte irregular de pneus, que levam 600 anos para se decompor na natureza, será foco de treinamento para a comunidade pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova. A oficina de reaproveitamento de pneus, para ensinar a população a transformá-los em peças decorativas e utilitárias, como floreiras, começa amanhã com moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, localizados na área de influência da Estrada Nova. A ação ajuda a combater um grave problema ambiental e de saúde pública no Brasil, onde todos os anos são jogadas fora 450 mil toneladas, ou seja, 90 milhões de pneus descartados na natureza.

► O Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo será realizado de 14 a 23 de outubro no município de Santarém e também na ilha do Marajó. O tema do encontro é “Roteiros sustentáveis, empreendedorismo e comunicação especializada: novos formatos ressignificando o turismo e promovendo experiências”.

► A iluminação temática de Belém para as festividades do Círio de Nazaré será entregue amanhã. A informação foi confirmada ontem pela Prefeitura de Belém. A iluminação atenderá os trajetos das grandes romarias e ainda a imagem luminosa da avenida Visconde de Souza Franco com a rua Marechal Hermes, com 20 metros de altura, 11 de largura e milhares de lâmpadas de led dando forma ao manto da santa.
 
► A coluna deseja aos leitores uma ótima semana de Círio de Nazaré.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!