REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'O que nos interessa é o desenvolvimento e o progresso do Pará', disse Romulo Maiorana em editorial

O visionário jornalista e empresário fez a declaração em 1966, quando adquiriu o jornal O Liberal

Repórter 70

Debate polêmico
O Conselho Federal de Medicina restringiu o uso de cannabis medicinal e proibiu médicos a darem palestras sobre o tema.

Juventude em alerta
Oito em cada dez jovens brasileiros de 15 a 29 anos apresentaram algum problema de saúde mental este ano, diz o Datafolha.

 

image Jornalista e empresário Romulo Maiorana (J.Bosco)

 

"O que nos interessa é o desenvolvimento e o progresso do Pará”

ROMULO MAIORANA, em editorial de 1966, quando adquiriu o jornal O Liberal. Hoje, 20 de outubro, celebra-se o centenário de nascimento do visionário jornalista e empresário.

CENTENÁRIO

“Seu” Romulo
 
Neste 20 de outubro, celebramos o centenário de nascimento de Romulo Elégio Dario Severo Maiorana Chiapetta, ou simplesmente “Seu Romulo”, como era chamado e lembrado carinhosamente por aqueles com quem conviveu. Nesta edição, O Liberal conta um pouco da trajetória do fundador do Grupo Liberal, que marcou história pela trajetória de sucesso no comércio e na imprensa paraense. Uma missa em homenagem pela data será celebrada nesta quinta-feira pelo padre Claudio Pighin, na sede do Grupo Liberal, a partir das 17 horas.
 
Legado
 
No próximo dia 15 de novembro, o jornal O Liberal completará 76 anos de fundação. A tradicional edição de aniversário será veiculada na mesma semana, no dia 20 de novembro. O conteúdo especial irá aprofundar as histórias e os relatos de quem conviveu com “Seu” Romulo e sua contribuição para o progresso do Pará, através da forte atuação no comércio e na imprensa, com importantes impactos positivos para a cultura, educação, esportes e desenvolvimento do Estado em geral.

Prêmio

Grupo Liberal
 
O portal OLiberal.com foi o grande vencedor com o primeiro lugar na categoria Online no Prêmio de Jornalismo da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). A reportagem especial foi produzida em formato multimídia para multiplataformas: texto, audiovisual e fotos, com publicação no site, redes sociais do grupo (@oliberal) e uma série publicada em O Liberal.
 
Covid-19
 
A abordagem, que teve reportagem de Dilson Pimentel e imagens de Tarso Sarraf, mostrou o combate à covid-19 no Arquipélago do Marajó, reunindo imagens e depoimentos de maio de 2020 e, dois anos depois, nos mesmos locais, em 2022. O conteúdo está disponível e pode ser acessado em OLiberal.com

Agenda

Governança
 
O governador reeleito Helder Barbalho foi convidado por lideranças empresariais de São Paulo para participar nesta quinta-feira (20) do evento que vai abordar temas como governança e coalizão, tendo como foco o papel da liderança para o futuro do país. O governador do Pará será um dos painelistas da agenda, juntamente com os governadores de Minas Gerais e de Goiás, Romeu Zema e Ronaldo Caiado.

UFPA

Cooperação
 
O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, é o novo presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). A eleição ocorreu ontem, em Assembleia Geral da entidade, na Cidade do México, durante o Seminário Internacional que a entidade realiza anualmente. O evento contou com a participação de representantes de instituições de Educação Superior, diplomatas, autoridades governamentais e representantes de organizações internacionais de aproximadamente 40 países. Este ano, o seminário tem como tema central Universidades e Problemas Globais: Compromissos, Mudanças e Legados no Século XXI.

Encontro

OAB
 
A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (OAB Nacional), Cristiane Damasceno, participa do I Encontro de Lideranças Femininas da OAB-PA, em Parauapebas, sudeste do Estado. O evento termina nesta quinta e conta também com a presença da vice-presidente da OAB-PA, Luciana Gluck Paul. O encontro promove debates e análises sobre a presença da mulher em posição de destaque e liderança tanto no Sistema OAB quanto na sociedade. Haverá o lançamento da campanha “Advocacia Sem Assédio”, do Conselho Federal da Ordem, que visa o combate à violência contra as mulheres.

Comando

Eleições
 
O Comando Conjunto Norte (CCjN), formado por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, foi reativado nesta semana especificamente para a nova fase da Operação Eleições 2022. Neste segundo turno, as tropas irão atuar para a segurança do processo eleitoral em 78 municípios do Estado do Pará, 86 localidades do Maranhão e uma cidade do Amapá. Em Belém, uma das primeiras ações do Comando Conjunto Norte é uma reunião com o Tribunal Regional Eleitoral, hoje, para apresentar as estratégias do Plano de Segurança para o 2º Turno das Eleições 2022.

Em Poucas Linhas

► A presença de apoiadores e militantes deve se intensificar ainda mais nos próximos dias pelas ruas da cidade e por todo interior do Estado, com o início da contagem regressiva de dez dias para o segundo turno da disputa para a Presidência da República. Já é visível o aumento de ações nas ruas de apoiadores de Jair Bolsonaro, do PL, e de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Boa parte dos então candidatos e agora eleitos deputados federais e estaduais está inclusive empenhada na campanha, ao contrário de disputas passadas. As denúncias de irregularidades para a Justiça Eleitoral pelo aplicativo Pardal neste ano já estão próximas de superar o total de 2018, quando foram registradas 48.673 queixas. Até ontem, o Tribunal Superior Eleitoral já acumulava 40.275 denúncias, faltando ainda a semana decisiva da disputa. A maioria aponta propaganda eleitoral irregular. Mas também existem denúncias que estão em apuração, como compras de votos e uso da máquina pública.

► Os maiores gargalos para o crescimento da indústria são logística de transporte e energia. O dado, que bate exatamente com a opinião e experiência de quem atua no setor, é o que aponta pesquisa divulgada esta semana pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os gargalos para desenvolver mais o setor devem também ser alguns dos temas que serão discutidos durante a 15ª edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA). O evento foi aberto ontem à noite no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia e segue até o sábado (22).

► Parceria entre o Governo do Pará e o Ministério Público Estadual, a VIII Semana da Criança é realizada na Usina da Paz Cabanagem, em Belém.

Palavras-chave

Repórter 70
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!