Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'O que acontece lá (no Brasil) é importante para todos nós, e o voto dos jovens é fundamental'

LEONARDO DICAPRIO, ator americano, ao usar suas redes sociais para pedir que seus seguidores brasileiros de 16 e 17 anos tirem o título de eleitor até 4 de maio, prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a regularização do documento a tempo de participar do pleito de outubro. O astro, que é ativista da causa climática, destacou a importância do Brasil para o mundo por abrigar a maior parte da floresta amazônica

Repórter 70

Fenômeno nos céus
O eclipse solar de hoje será visto apenas em regiões remotas. No Brasil, o site do Observatório Nacional transmite o fenômeno às 15h45.

Proteção na pandemia
Pesquisa CNI mostra que 77% da população concordam com a exigência de vacinação contra a covid-19 em escolas públicas e privadas.

Leonardo Di Caprio (J. Bosco)

"O que acontece lá (no Brasil) é importante para todos nós, e o voto dos jovens é fundamental para impulsionar a transição para um planeta saudável”

 

LEONARDO DICAPRIO, ator americano, ao usar suas redes sociais para pedir que seus seguidores brasileiros de 16 e 17 anos tirem o título de eleitor até 4 de maio, prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a regularização do documento a tempo de participar do pleito de outubro. O astro, que é ativista da causa climática, destacou a importância do Brasil para o mundo por abrigar a maior parte da floresta amazônica.


COMÉRCIO

ABERTURA

Em razão de acordo trabalhista entre o Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas) com os comerciários, os estabelecimentos de Belém estarão fechados amanhã, Dia do Trabalhador,  mas abrem no próximo domingo, Dia das Mães. A avaliação do Sindilojas-Belém é de que esta data vai ajudar a potencializar as vendas no comércio. Pesquisa realizada pelo sindicato revelou que 76% dos empresários entrevistados pretendem contratar funcionários nos próximos meses. O momento de pós-pandemia e retomada do comércio, contudo, ainda pede cautela, segundo os empresários. Por isso, o número de contratações deve ser tímido.

DEPUTADOS

COMISSÕES

A Câmara Federal instalou nesta semana as novas comissões permanentes. O deputado Celso Sabino (União Brasil) assumiu a 1ª vice-presidência da Comissão de Minas e Energia, que terá como membros titulares outros três paraenses: Joaquim Passarinho (PL), Júnior Ferrari (PSD), Vavá Martins (Republicanos) e Cássio Andrade (PSDB). Já José Priante (MDB) vai presidir a Comissão de Desenvolvimento Urbano.

IMPORTÂNCIA

Há paraenses também na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. São eles: Nilson Pinto (PSDB), Paulo Bengtson (PTB) e Cássio Andrade (PSB). Eduardo Costa (PSD) e Vivi Reis (PSOL) estão na comissão de Seguridade Social e Família, enquanto Cristiano Vale (PP), Hélio Leite (União Brasil) e Paulo Bengtson (PTB) estão na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. As comissões são a porta de entrada para o debate dos projetos da Câmara e, em alguns casos, podem fazer a votação em caráter terminativo, ou seja, sem necessidade de que a matéria passe pelo plenário.

BUSTO

ESCLARECIMENTOS

O ex-prefeito de Belém Zenaldo Coutinho enviou nota à coluna esclarecendo questionamento feito em artigo assinado pelo advogado Sebastião Godinho e publicado em O LIBERAL na última quarta-feira. No texto, Godinho critica o que considera pouco caso com a memória da cidade, ao narrar o episódio do sumiço, e posterior reaparecimento, de um busto em bronze com a imagem do general Henrique Gurjão.

Equívoco

Sobre o assunto, o ex-prefeito informou que o busto foi retirado equivocadamente da capela do cemitério da Soledade, mas que tão logo o erro foi detectado, a escultura foi devolvida e “devidamente reintegrada ao mausoléu”.  Coutinho ressaltou ainda que o erro foi corrigido em apenas quatro dias.

CUPUAÇU

ESTRELA

O cupuaçu da Amazônia foi a principal estrela na comemoração, em Brasília, do aniversário de 49 anos da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa). Em exposição no “Pavilhão Ciência para a Vida”, na sede da Embrapa na capital federal, o novo kit clonal “Cupuaçu 5.0” foi apresentado às autoridades e à imprensa nacional antes de seu lançamento oficial, marcado para o dia 5 de maio, com live para debater as tendências de consumo e potencial do cupuaçu no mercado de produtos de alto valor agregado. O evento será no Canal da Embrapa no YouTube, e terá ainda duas palestras nos dias 12 e 19 de maio, sempre às 18 horas.

MELHORIAS

Composto por cinco clones, o kit “Cupuaçu 5.0” é resultado do trabalho do pesquisador Rafael Moyses Alves, da Embrapa Amazônia Oriental, responsável pelas melhorias das novas variedades, que possuem um reforço tecnológico para fomentar o potencial do cupuaçu de se tornar um importante ativo de bioeconomia do Pará e do Brasil.

TECNOLOGIA

Entre as vantagens dos clones, estão a alta produtividade e a boa resistência à vassoura-de-bruxa, doença que atinge diversos cultivos na Amazônia. Por serem clones, as novas plantas devem ser propagadas por meio de enxertia, seja para a formação de novos pomares ou ainda para a substituição de copas de plantas improdutivas, por meio de outra tecnologia preconizada pela Embrapa, a “Substituição de Copa do Cupuaçuzeiro”, tornando o cultivo dessa espécie mais rentável e sustentável.

EM POUCAS LINHAS

Alunos da Universidade Federal do Pará que desejam cursar matérias em outras instituições federais de ensino superior podem fazer a solicitação até o dia 13 de maio.

Para discentes de outras instituições que quiserem cursar matérias na UFPA, o prazo vai até 31 de maio.

As solicitações são para o segundo semestre letivo, que começa em agosto.

Como parte das ações anti-LGBTfóbicas, o Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Pará estão organizando um casamento comunitário para população LGBTQIA+.

Os detalhes, como datas e local, estão sendo definidos.

O projeto social Maré Mobilizadora está com inscrições abertas para o programa “A Maré tá pras Juventudes”, que tem diversos desafios de comunicação e mobilização social para jovens do Pará, para que eles falem sobre suas realidades na Amazônia, e concorram a prêmios em dinheiro e oportunidades de estágios.

A iniciativa é desenvolvida pela ONG Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (Cojovem), com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS).

As inscrições são online, e o edital está disponível no http://bit.ly/maremobili. Basta preencher o formulário até o dia 16 de maio de 2022.

No processo seletivo serão priorizadas mulheres, pessoas negras, pessoas de comunidades tradicionais e pessoas da comunidade LGBTQIA+, bem como será levada em consideração a diversidade territorial dos selecionados, dentro das regiões intermediárias do Pará (Altamira, Breves, Castanhal, Marabá, Santarém e Belém).

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!